Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Guia de Postura em Redes Sociais.

Vivemos na era do conhecimento e da liberdade de expressão com responsabilidade. Em tempo real, podemos compartilhar nossas opiniões sem limite de espaço, em um mundo cada vez mais sem fronteiras físicas.



* Manifeste seu pensamento de forma responsável, respeitosa e educada.



* Navegue com uma atitude ética, evitando publicar conteúdos ofensivos, difamatórios ou que ridicularizem outras pessoas.



* Sempre verifique a veracidade das informações antes de transmiti-las para evitar disseminar boatos e conteúdos falsos ou mentirosos.



* Escolha bem as comunidades de que irá participar e evite aquelas que possam prejudicar sua imagem e reputação agora e no futuro.



* Cuidado ao publicar informações pessoais, como data de nascimento por exemplo, bem como outras relacionadas à sua rotina diária, como horários, local em que estuda; ou de sua família, como nome dos pais, local de trabalho, etc. O excesso de exposição na Internet pode atrair pessoas mal-intencionadas, ou mesmo criminosos, e colocar em risco sua segurança.



* Sempre dentro de um contexto positivo, use somente fotos ou imagens previamente autorizadas pelas pessoas nela retratadas. Mesmo a imagem captada em ambientes públicos, para ser utilizada na Internet, nunca poderá ser prejudicial à honra e reputação da pessoa fotografada.



* Quando criar redes sociais ou participar delas, deixe claro o seu propósito. E, para evitar riscos jurídicos, busque verificar ainda os conteúdos postados por terceiros, pois eles também ficam associados a você.



* Respeite os direitos autorais na Internet. Sempre, cite a fonte ou a referência do conteúdo utilizado e seja original ao criar os seus.



* Assuma tudo o que fizer, pois o anonimato é proibido no Brasil. Liberdade requer responsabilidade!



* Se houver algum incidente ou alguém se sentir prejudicado e reclamar a você, a melhor coisa a fazer é pedir desculpas e retirar do ar o conteúdo em questão.



* Se você for vítima de um incidente na Internet, faça a denúncia rapidamente. Todos têm o dever de ajudar no cumprimento das leis e na construção de um Brasil digital sustentável.



* A reputação de cada um é construída diariamente! Os modismos passam, mas o conteúdo fica e se perpetua. Por isso, preserve sua imagem digital de HOJE e de AMANHÃ. Seu futuro, sua carreira e sua família estão vendo você na Web.



* Use as redes sociais em seu favor ede modo construtivo. inspire-se nesses princípios de boa postura digital e inspire outras pessoas por meio de seu exemplo.






Suas atitudes e o conteúdo divulgado hoje determinam seu FUTURO na ERA DIGITAL!





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.