A empresa de segurança na rede McAfee listou os 12 principais golpes de Natal aplicados online nessa época do ano. Os cibercriminosos aproveitam o período de compras de presentes para lesar consumidores menos cuidadosos na internet. Os objetivos vão desde capturar informações pessoais e dados do cartão de crédito até inscrever o usuário em ataques que roubam dinheiro através do celular ou por transferências bancárias.
* Falsa promessa de iPad- objeto de desejo da temporada, os golpistas prometem um tablet da Apple para quem fazer compras em sites falsos. O consumidor não recebe nem as compras, nem o prêmio. Outra forma é pedir o preenchimento de um questionário, que na verdade apenas rouba os dados da vítima.
* Socorro! Eu fui roubado - falsasmensagens de perigo envolvendo familiares ou amigos da vítima exigem transferência de dinheiro.
* Vale-presente - o golpe promete vales-presentes de lojas conhecidas, mas apenas rouba os dados do internauta através de questionários.
* Falsos empregos - ofertas de emprego temporário são oferecidas. O candidato fornece informações pessoais aos golpistas.
* Ataques via SMS - o tradicional golpe phishing é agora aplicado também por mensagem de celular, chamado de smishing. A vítima recebe uma falsa informação de que há algo errado com sua conta ou que está com pagamentos atrasados em alguma instituição e que precisa telefonar para conferir a situação.
* Falsos alugueis - procurando por imóveis para alugar nas férias, a vítima é direcionada para sites maliciosos que roubam dados e pedem pagamentos adiantados.
* Crédito fácil - precisando de dinheiro para as compras, a vítima é atraída por promessas de cartões de crédito ou empréstimos com juros baixos.
* Falsos cartões virtuais - vírus e malwares são disseminados por intermédio de cartões virtuais de boas festas.
* Produtos a preços baixos - os golpistas prometem produtos a preços muito inferiores dos praticados no mercado. Sites de leilão virtual são muito utilizados.
* Falsos pedidos de caridade - aproveitando o clima natalino, pedidos de caridade para instituições inexistentes circulam pela rede lesando os bem intencionados.
* Downloads infectados - imagens e arquivos com temas natalinos são enviados por e-mail. Na verdade, eles escondem trojans que infectam o computador.
* Roubo de dados por wi-fi - em locais com wi-fi gratuito, os criminosos aproveitam para invadir a máquina da vítima e roubar informações.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.