Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Embora o Natal ainda esteja longe, é bom saber quais são os principais golpes online aplicados nesta época do ano.

Empresa lista os 12 principais golpes online de Natal



A empresa de segurança na rede McAfee listou os 12 principais golpes de Natal aplicados online nessa época do ano. Os cibercriminosos aproveitam o período de compras de presentes para lesar consumidores menos cuidadosos na internet. Os objetivos vão desde capturar informações pessoais e dados do cartão de crédito até inscrever o usuário em ataques que roubam dinheiro através do celular ou por transferências bancárias.



* Falsa promessa de iPad- objeto de desejo da temporada, os golpistas prometem um tablet da Apple para quem fazer compras em sites falsos. O consumidor não recebe nem as compras, nem o prêmio. Outra forma é pedir o preenchimento de um questionário, que na verdade apenas rouba os dados da vítima.



* Socorro! Eu fui roubado - falsasmensagens de perigo envolvendo familiares ou amigos da vítima exigem transferência de dinheiro.



* Vale-presente - o golpe promete vales-presentes de lojas conhecidas, mas apenas rouba os dados do internauta através de questionários.



* Falsos empregos - ofertas de emprego temporário são oferecidas. O candidato fornece informações pessoais aos golpistas.



* Ataques via SMS - o tradicional golpe phishing é agora aplicado também por mensagem de celular, chamado de smishing. A vítima recebe uma falsa informação de que há algo errado com sua conta ou que está com pagamentos atrasados em alguma instituição e que precisa telefonar para conferir a situação.



* Falsos alugueis - procurando por imóveis para alugar nas férias, a vítima é direcionada para sites maliciosos que roubam dados e pedem pagamentos adiantados.



* Crédito fácil - precisando de dinheiro para as compras, a vítima é atraída por promessas de cartões de crédito ou empréstimos com juros baixos.



* Falsos cartões virtuais - vírus e malwares são disseminados por intermédio de cartões virtuais de boas festas.



* Produtos a preços baixos - os golpistas prometem produtos a preços muito inferiores dos praticados no mercado. Sites de leilão virtual são muito utilizados.



* Falsos pedidos de caridade - aproveitando o clima natalino, pedidos de caridade para instituições inexistentes circulam pela rede lesando os bem intencionados.



* Downloads infectados - imagens e arquivos com temas natalinos são enviados por e-mail. Na verdade, eles escondem trojans que infectam o computador.



* Roubo de dados por wi-fi - em locais com wi-fi gratuito, os criminosos aproveitam para invadir a máquina da vítima e roubar informações.









0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.