Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é Bluetooth?

Bluetooth é uma tecnologia de baixo custo para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.


Começou a ser desenvolvida em 1994 pela Ericsson, e a partir de 1998 pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), consórcio inicialmente estabelecido pela Sony, Ericsson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia; hoje este consórcio inclui mais de 2.000 empresas.


Baseada em um link de rádio de curso alcance e baixo custo, essa tecnologia pode conectar vários tipos de dispositivos sem a necessidade de cabos, proporcionando uma maior liberdade de movimento.


É usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, celulares, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners e qualquer dispositivo dotado de um chip Bluetooth.


Opera dentro da banda dos 2,4 GigaHertz, com alcance máximo de aproximadamente 10 metros. Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação.


São possíveis ligações até 8 dispositivos, desde que um deles seja um "master" (dispositivo principal).


Uma rede formada por diversos "master's" (com um número máximo de 10) pode ser obtida para maximizar o número de ligações.


A banda é dividida em 79 portadoras espaçadas de 1 MegaHertz, portanto cada dispositivo pode transmitir em 79 diferentes frequências. Para minimizar as interferências, o dispositivo "master" após sincronizado pode mudar as frequências de transmissão dos seus "slaves", até 1.600 vezes por segundo.









0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.