O primeiro passo consiste em manter-se informado acerca dos lançamentos que estão sendo disponibilizados nos cinemas e em vídeo (ou DVD); com o auxílio prestimoso dos jornais e de revistas, através de sites sobre cinema e cultura ou mesmo contando com o apoio de um dos mais eficientes modos de informar-se que existe ainda nos dias de hoje, a divulgação de um produto cultural "boca a boca", a partir de comentários de amigos, vizinhos, parentes ou colegas de trabalho, podemos nos manter atualizados.
Mas, como posso ter certeza de que um filme pode ser útil a uma aula?
O mais importante dos pré-requisitos é que o tema da aula seja bem conhecido por você.
O professor deve ter em mente cada passo da aula, os tópicos que estarão sendo discutidos, os temas complementares que irão auxiliá-lo na explicação, quais outros recursos (além do filme ou filmes que pretenda utilizar) poderão implementar o trabalho, que estratégias devem ser usadas para dinamizar o rendimento, com que ações individuais (refiro-me a postura a ser adotada) o professor deve contar para fazer com que os alunos se interessem pelo assunto, além dos melhores textos que possam ser oferecidos para discutir o assunto da aula.
Fico imaginando o que alguns de vocês, que procuraram o Planeta Educação com o intuito de encontrar material de apoio e novas técnicas ou recursos para suas aulas, devem estar pensando nesse momento. Consigo mesmo antever observações como:
"Quero aproveitar as dicas de uso do vídeo e de filmes e o articulista fica cobrando planejamento e estudo como pré-requisitos para a montagem das aulas! Já não basta a coordenação ou a direção da escola, que fazem (ou deveriam fazer) isso todos os dias?"
Ou ainda, ... (continue lendo em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=87)
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