** Público-alvo: 1º ano do Ensino Fundamental.
** Objetivos:
- Identificar os ícones na Área de Trabalho, softwares e sites.
- Entrar no Navegador de Internet, reconhecer o ícone de Favoritos e escolher um site.
- Usar a barra padrão do navegador para voltar para a página anterior.
** Recursos necessários: Navegador de Internet. Sugestão: Internet Explorer.
** Metodologia:
a) Antes: Conhecendo o que os alunos sabem e o que gostariam de saber a respeito da Internet.
- Converse com os alunos sobre a Internet: para que serve, se já navegam e como o fazem. Comente que, quando se está na Internet, as pessoas falam que navegam, e é importante aprender a navegar para não naufragar.
Conte para eles que vão entrar em uma página, já adicionada em Favoritos, um recurso utilizado quando encontramos um site interessante, no qual pretendemos navegar novamente. Os sites que eles vão acessar foram adicionados nos Favoritos pelos colegas dos 2ºs e 3º anos. É importante também registrar as primeiras impressões da classe.
b) Durante: Identificando ícones na Área de Trabalho e abrindo o Navegador de Internet.
- Pergunte aos alunos o que estão vendo na tela do monitor: quais e o que são os desenhos (símbolos) na tela; quais os representados por letras.
O que são Ícones
Esse é um momento importante para o levantamento de hipóteses e ampliação do vocabulário. Explique que os desenhos na tela são ícones, um tipo de atalho. Pergunte: o que é um atalho? No computador, o atalho também serve para diminuir o caminho. Mostre como seria abrir a Internet pelo Explorer, a partir do ícone na Área de Trabalho.
- Comente que o Internet Explorer é representado pela letra "E" minúscula, que significa "Explorar", isto é, a partir do Internet Explorer você explora o mundo virtual.
- Comente que o Internet Explorer é representado pela letra "E" minúscula, que significa "Explorar", isto é, a partir do Internet Explorer você explora o mundo virtual.
Abrindo um site a partir dos Favoritos
- Ao abrir o navegador, enfatize que há atalhos também dentro dos programas. Peça que cliquem no atalho dos Favoritos e diga que a coluna exibida à esquerda são os sites interessantes, adicionados pelos outros alunos.
- Os alunos tentam ler o nome dos sites, e o professor pode fazer comentários sobre alguns, de modo a estimular o acesso. Eles escolhem um link e, ao entrarem, fecham a lista de Favoritos.
Explorando um site indicado pelo professor
- Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu: o site possui ícones que indicam com clareza para onde o aluno vai ser direcionado? O que representa cada um dos ícones?
Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu e o que representa cada um desses ícones.
- É importante explicar o uso do "voltar à página anterior", da barra do navegador, para os alunos navegarem no mesmo site e de um site para outro.
c) Avaliação:
* Retomando os objetivos: Verifique se, após a navegação, os alunos já conseguem identificar ícones; acessar o Internet Explorer a partir da Área de Trabalho;usar a barra do navegador para voltar à página anterior e acessar o Favoritos; escolher um site no Favoritos.
* Retomando o registro inicial: Numa rodada de conversa com os alunos, deixe que falem livremente sobre o que aprenderam no laboratório de Informática. Mostre a eles o quanto avançaram, comparando o que sabiam antes e o que sabem agora, depois dessa atividade.
Não se esqueça de que o registro da aprendizagem é muito importante, pois permite àqueles que avançaram bastante explorar novos recursos. Ao mesmo tempo, possibilita que novas estratégias sejam utilizadas com aqueles que ainda não conseguem navegar com autonomia nesses primeiros passos.
d) Desdobramento da proposta:
- pedir aos alunos que digitem endereços de sites na barra de endereços do navegador. Explique o que significa cada parte do endereço.
- Adicionar sites à lista de Favoritos.
(FONTE: Caderno de Orientações Didáticas - ler e Escrever - Tecnologias na Educação. http://www.educarede.org.br/)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.