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Vamos ao ponto: Twitter é um recurso tecnológico que pode
ou não ter finalidade pedagógica. Assim como o que acontece com vários
outros recursos/ferramentas, digitais ou não. O que vai definir esse uso em
processos de ensino-aprendizagem é a intencionalidade pedagógica estabelecida
pelo professor/grupo de professores.
Mas sempre insisto em afirmar que existe um ganho incontestável e que considero
fundamental quando se usa mídia social na escola: aproximar a escola da cultura
digital da qual os alunos fazem parte, queira a escola, ou não. É meio que uma
forma de se derrubar muros e trazer o mundo como ele é pra dentro da escola.
Enriquece o currículo.
Além desse ganho, significante, o Twitter usado em atividades em sala de aula
pode desenvolver: habilidades de comunicação em meio digital, construção
coletiva de saberes, entre outras, como por exemplo, leitura e escrita. Habilidades
sociais, engajamento...
É importante também lembrar que todas as disciplinas podem se beneficiar dos
recursos do Twitter, uma excelente plataforma de comunicação que poderia ser
usada para manter o grupo informado sobre atividades, cronogramas, expressão de
ideias, opiniões sobre um determinado tema/situação... que depois devidamente tagueadas,
são agregadas e podem constituir documentos que servem de base para uma
possível/posterior avaliação.
Enfim, há inúmeras maneiras de se usar este recurso como ferramenta que auxilia
processos de ensino-aprendizagem: tuitentrevista, tuitencontro, tuitaço,
chat... formar grupos (listas) por interesses... comunicar eventos da escola...
Importante é se tirar proveito das funcionalidades/possibilidades que a ferramenta
oferece. Para isso acontecer é preciso experimentar / explorar.
Professores, no entanto, ficam muito apreensivos em usar Twitter em suas aulas.
Penso que não haja cuidados específicos para este recurso, ou para as demais
redes sociais. Penso que a escola que promova situações frequentes em que se
possa discutir sobre viver em grupo, ética nas relações, ser e estar em
sociedade, já faz um bom trabalho.
Não gosto muito dessa aura de perigo que se cria em torno das redes sociais,
principalmente na grande mídia. As ruas são cheias de desafios e as crianças
aprendem a andar nelas ... estar em rede também precisa ser aprendido ... e a
escola pode colaborar muito neste processo.
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