Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Quem está por trás da Wikipedia?



Com seus mais de 750 mil verbetes construídos de forma colaborativa em português, a Wikipedia virou símbolo de uma nova forma de aprender e ensinar por meio das TICs. Isto porque a enciclopédia colaborativa popularizou uma ideia de que o conhecimento pode ser construído a várias mãos e disseminado de forma rápida e ilimitada. Porém, como é feito o gerenciamento deste organismo vivo?

A melhor forma de conhecer e fazer parte dos trabalhos coletivos do Movimento Wikimedia é entrando nas discussões e mutirões organizados pelo grupo em seu próprio Wiki. Lá, eles estão dispostos por áreas e temas e voluntários podem se apresentar para criar verbetes, realizar saídas fotográficas e muito mais. Na página também são divulgadas atividades presenciais do grupo em todo o Brasil.

No país, a onda “wiki” se estabeleceu na prática, a partir de debates dos principais editores da Wikipedia em fóruns de discussão dentro da própria ferramenta. Hoje, o Movimento Wikimedia Brasil já possui uma carta de intenções e diversos membros ativos em suas atividades. Desde o começo do ano, porém, estão ocorrendo tentativas de criar, em São Paulo, um ‘Capítulo legal’ da Wikimedia Foundation.

Isto significaria a chegada ao Brasil, de fato, da fundação internacional que financia e divulga diversos projetos colaborativos, como a própria Wikipedia. Mesmo sem a presença de um escritório da Wikimedia Foundation, já há consultores brasileiros da fundação atuando junto com a comunidade de interessados e voluntários dos projetos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.