Os OAs são compreendidos como
pequenas unidades de conhecimento que podem ser usadas e reusadas como suporte
ao ensino. Podem ser produzidas em qualquer mídia ou formato, podendo ser
simples como uma animação ou complexos como uma simulação. O objeto, ao ser
criado e utilizado, deve ter intencionalidade pedagógica estimulando a
criatividade, o raciocínio lógico e a reflexão do educando.
Eles servem de ferramenta
pedagógica para o professor.
Os Objetos de Aprendizagem da
Educopédia são desenvolvidos por um grupo professores para o seu uso em sala de
aula permitindo assim instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios
que estimulem o raciocínio.
Segundo as Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1999), as propostas pedagógicas
das instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre diversas
áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a
constituição de conhecimentos e valores. Assim, os conhecimentos sobre espaço,
tempo, comunicação, expressão, natureza e pessoas devem estar articulados com
os cuidados e a educação para com a saúde, a sexualidade, a vida familiar e
social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência
e a tecnologia.
Crianças com quatro (4) e cinco
(5) anos possuem uma grande capacidade imaginativa, portanto, atividades
lúdicas são atrativas e estimulantes facilitando a construção de conceitos. Os
OAs para esta idade devem possuir desenhos, imagens, animações, cores,
facilidade de acesso e linguagem clara, pois nesta fase as crianças ainda não
dominam o código escrito.
O feedback apresentado pelo OA
facilita o aprendizado do aluno e a mediação do professor, pois o aluno sendo
alertado do erro pelo OA não necessita que o professor o alerte. Assim, ele
mesmo tenta o acerto.
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