Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Nossos aplicativos educativos favoritos de 2014.



De calculadoras a jogos, confira algumas das melhores ferramentas educacionais que você pode instalar em seu dispositivo móvel agora
por Gustavo Sumares
Se você tem um smartphone ou tablet, você tem também uma poderosa ferramenta educacional portátil!

Com o final do ano chegando, aproveitamos para selecionar alguns dos melhores recursos educacionais disponíveis para esses dispositivos – tanto para crianças pequenas quanto para alunos mais velhos e até mesmo para professores como você.

Vale a pena aproveitar o período de férias escolares para atualizar seu smartphone ou tablet com as melhores novidades e com nossas indicações.

Calculadora gráfica

Houve uma época em que alunos que estudavam cálculo no Ensino Médio ou no Ensino Superior precisavam adquirir uma calculadora gráfica, às vezes bastante cara, para auxiliá-los no estudos de alguns tópicos e na resolução de problemas. Hoje, porém, já é possível baixar aplicativos que executam todas as funções dessas calculadoras no seu celular! Além de traçar gráficos de funções e visualizações de estatísticas, elas também ajudam a lembrar algumas fórmulas mais complicadas. Disponíveis tanto para Android quanto para iOS

Aplicativo da NASA

Esse ano, a NASA lançou um aplicativo obrigatório para quem se interessa por astronomia. O aplicativo oficial da Agência Espacial oferece uma galeria imensa com milhares de fotos em alta definição de estrelas e galáxias distantes, traz as últimas notícias sobre astronomia e descobertas científicas sobre o universo e ainda conta com vídeos produzidos pela agência, informações sobre a ISS (International Space Station), calendários de órbitas e uma série de dados sobre o nosso sistema solar.

Sketchbook Pro

Se você tem qualquer interesse por artes visuais, o Sketchbook Pro é útil para você. Ele é uma ferramenta de desenhos que inclui uma série de funcionalidades bastante avançadas, com as quais você pode produzir imagens geniais. Pode ser um ótimo aliado nas aulas de artes, nas quais será possível usar o aplicativo para mostrar técnicas de composição e estilos artísticos diferentes. O aplicativo também possui uma versão gratuita, com menos recursos, mas ainda assim bem interessante.

TED

A fundação TED (Technology Entertainment and Design) possui um aplicativo oficial por meio do qual é possível conferir as mais de 1700 vídeos e áudios de palestras. Além de oferecer algumas visões bastante inspiradoras sobre temas como educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo, o aplicativo também detecta automaticamente a língua padrão do seu dispositivo e disponibiliza legendas nessa língua. É possível, ainda, organizar suas palestras favoritas em pastas e baixar os vídeos para o seu dispositivo.

Evernote

Se você precisa de um aplicativo para organizar suas tarefas e sua agenda, o Evernote com certeza pode te ajudar. Ele permite a criação desde pequenas notas até longas listas, que podem ser organizadas em cadernos de acordo com o tema. Todas essas anotações podem ser acessadas tanto de aparelhos móveis quanto de computadores, uma vez que é possível fazer a sua conta do Evernote comunicar esses dois dispositivos facilmente. Ele torna fácil organizar as datas de entrega e devolução de trabalhos, as datas de postagem de notas e as agendas de diversas turmas.

Google Classroom

Como já falamos anteriormente, a solução do Google para a sala de aula merece a atenção de todos os educadores antenados com as últimas novidades tecnológicas. A ferramenta, que faz parte da suíte Google Apps For Education, conecta o professor aos alunos em uma rede, e por meio dela é possível preparar, corrigir e devolver tarefas e exercícios, conversar com os estudantes (em grupo ou individualmente), sugerir leituras complementares e assim por diante. Escolas públicas ou sem fins lucrativos podem se inscrever para usar o serviço gratuitamente.

Ditadura na memória

43 alunos do colégio I. L. Peretz, de São Paulo, participaram de um projeto multidisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa, que teve como resultado final o aplicativo Ditadura na Memória. O aplicativo inclui 11 trabalhos diferentes realizados pela turma, que vão desde análises sobre canções e poemas da época até uma lista de locais marcantes no período do regime militar.

Palavra Certa

O Palavra Certa é um jogo bem simples: o desafio é acertar a grafia correta do maior número possível de palavras em 30 segundos. No entanto, sua interface atraente e o seu ranking interno, que mostra quais foram as maiores pontuações conseguidas por outros jogadores, fazem dele uma maneira divertida e viciante de afiar seus conhecimentos sobre a gramática e a ortografia da Língua Portuguesa. As rodadas de apenas 30 segundos fazem dele um daqueles games que sempre dá tempo de jogar mais um pouquinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.