Pages

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Escola Digital reúne recursos educacionais online.



Portal criado pelo Instituto Natura em parceria com o Instituto Inspirare disponibiliza conteúdos educacionais gratuitos para pais, alunos e professores de todas as disciplinas.
por Aline Aurili

Universidades e instituições educacionais nacionais e internacionais têm disponibilizado, há algum tempo, conteúdos online gratuitos, os famosos Recursos Educacionais Abertos (REA). Agora, no Brasil, uma plataforma chegou para reunir esses e muitos outros conteúdos disponíveis na rede, a Escola Digital, uma iniciativa encabeçada pelos Institutos Natura e Inspirare.

No site, é possível encontrar uma série de vídeos, games, aplicativos, animações, vídeo-aulas, infográficos e mapas, organizados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e separados por série, disciplina e tema. Também é possível buscar recursos em outros idiomas e acessíveis para pessoas com deficiência. O objetivo é que educadores de escolas públicas e privadas utilizem a plataforma como base para encontrar bons recursos para suas práticas pedagógicas e, com isso, promovam o uso das tecnologias para aperfeiçoar processos educativos.

O banco foi formado com base em uma pesquisa com educadores e especialistas e em um mapeamento dos recursos já disponíveis na internet. Houve, ainda, uma colaboração de professores da rede estadual de São Paulo.

Para sempre receber novas indicações de recursos, a plataforma abre a possibilidade para que professores, pais, alunos e outros interessados no tema recomendem objetos digitais de aprendizagem que devem ser inseridos no portal.

Um dos destaques da Escola Digital é a seção Para Criar, um espaço de indicação de ferramentas para que educadores adaptem ou criem seus próprios recursos. É possível encontrar suporte para a produção de infográficos, livros digitais, mapas, vídeos e até histórias em quadrinhos. E o melhor de tudo é que os conteúdos do portal, além de gratuitos, podem ser utilizados, reproduzidos e adaptados por qualquer um, uma vez que estão listados como REA.

Acesse: http://escoladigital.org.br


 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.