O uso
da informática se faz cada vez mais evidente na educação. A todo o momento os
professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como
instrumental para o ensino-aprendizagem está desatualizado. Mas quais os
resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem?
Parece
haver um consenso, mesmo que intuitivo, no que diz respeito à ideia de que a
multimídia traz bons resultados na aquisição de informação nova, apesar do
número de pesquisas sobre isso ainda ser muito pequeno.
Explorar
bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de
ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto
para os professores. Algumas delas, apresentadas com mais detalhes, são
mencionadas a seguir:
Contribuições
possíveis para a aprendizagem:
·
Esses recursos estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais;
muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais;
estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de
relações entre as informações; promove cooperação entre estudantes.
Contribuições
possíveis para a função do professor:
·
Através das novas tecnologias os professores obtêm rapidamente informações
sobre recursos instrucionais; se o potencial das novas tecnologias estiver
sendo bem explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas
tradicionais; Professores começam a ver o conhecimento cada vez mais como um
processo contínuo de pesquisa; por possibilitar rever os caminhos de
aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção
pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas
que o aluno encontrou, ou aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.