Pages

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Como ensinar programação (mesmo sem saber ).



Escolas do mundo inteiro se comprometeram a dedicar, durante esta semana, uma hora da rotina escolar para o ensino de programação – a habilidade de desenvolver, por exemplo, programas de computador e aplicativos. A iniciativa é parte da Hora do Código (Hour of Code, no original em inglês), criado pela organização sem fins lucrativos Code.org para democratizar o acesso a esse tipo de conhecimento.
O mais bacana dessa ação é que ela é aberta a todos, mesmo a quem não sabe  programar! O site oficial do evento oferece diversos tutoriais que ensinam habilidades básicas de programação e tem um guia exclusivo para professores. Lá também é possível encontrar uma lista com informações sobre como participar “oficialmente” do evento. Está tudo disponível em http://br.code.org/
MAS O QUE É PROGRAMAÇÃO E POR QUE ENSINAR ISSO?
Programar é basicamente criar comandos para que computadores os processem. É por meio dela que são criados todos os softwares utilizados em computadores, jogos de videogame e aplicativos para celular.
Alguns movimentos defendem que seja ensinada nas escolas tanto porque envolve habilidades de lógica quanto porque ela possibilita entender como são construídos os objetos aos quais todos nós temos acesso o tempo inteiro. A iniciativa é apoiada por grandes nomes da indústria de computação, como Bill Gates e Mark Zuckerberg.
No Brasil, não existem indicações oficiais que determinem o ensino ou não dessas habilidades. Portanto, cabe a cada escola optar por abordar o tema ou não, de acordo com seu projeto pedagógico.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.