Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Projeto em vídeo ensina física com tablets.

 - por Aline Aurili -




O constante avanço das tecnologias e a facilidade ao acesso promovem a oportunidade da criação de projetos educacionais que transitam em diferentes mídias. Unindo ideias e objetivos em comum, os irmãos Vitor e Flávio Lara, um físico e um cineasta, perceberam que poderiam interligar interesses utilizando os recursos tecnológicos. Surgiu assim o projeto Física em Cena, que conta com um canal no Youtube com uma série de vídeos que apresenta diversas maneiras de se utilizar tablets em experimentos de física.

O projeto também recebe o suporte de Leonardo Vieira, físico experimental, e do pai Roberto Lara, músico, que ajudou na produção e na trilha sonora dos vídeos. O principal objetivo é mostrar como os experimentos, na prática, são importantes para a aprendizagem e que as tecnologias móveis podem potencializar e dinamizar o ensino.

“Nós acreditamos que a utilização de experimentos de Física não só em sala, mas também em laboratórios, é essencial para a disciplina”, argumenta Vitor. Para ele, a possibilidade de propor estas atividades aos alunos em conjunto com as tecnologias envolve também o desenvolvimento de outras tarefas, ainda mais pelo tablet ser uma ferramenta cada vez mais popular. “Além de utilizar estes aparelhos para verificar e testar algumas leis físicas, ainda estimulamos outras habilidades, como fazer um gráfico no celular ou no computador, por exemplo.”

Apesar de entenderem a importância e não deixarem de lado a parte teórica do ensino, eles já sentem os resultados desta forma inovadora de se apresentar a física, disciplina que muitas vezes passa insegurança e aparenta dificuldade para os alunos. “O retorno tem sido muito positivo, maior do que as nossas expectativas. Muitos professores e estudantes começaram a aplicar as ferramentas apresentadas”, conta Vitor.

Com o sucesso desta temporada, com seis episódios que foram lançados quinzenalmente, os sócios já estão produzindo novos vídeos. Mas desta vez o alvo é a Química, com o projeto Química em Tablet, e desejam em breve também lançar o Biologia em Tablet. O Física em Cena também tem uma página no Facebook, onde os vídeos são divulgados.

FONTE:https://www.institutoclaro.org.br/blog/projeto-em-video-ensina-fisica-com-tablets-/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.