Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Plataforma online ajuda alunos do Ensino Médio a monitorar desempenho no Enem.



-por Paula Nadal-

 

Alunos de todo o Brasil podem testar seus conhecimentos e fazer simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma plataforma virtual já adotada por Secretarias de Educação de vários estados, como Ceará, Goiás, Bahia e Acre. O Geekie Games é um ambiente virtual de acesso gratuito (na versão piloto) que oferece listas de exercícios, planos de estudos personalizados e relatórios de desempenho a estudantes e professores de todo o país, desde o dia 31 de agosto.

Para participar do desafio e encarar as propostas desta plataforma de ensino adaptativo, alunos, professores, gestores escolares e gestores públicos de educação (os Secretários municipais e estaduais) podem criar um perfil no sistema e acessar todos os serviços.

Na primeira etapa do desafio, os alunos passam por uma bateria de testes simulados – que ajudam a estudar para o Enem e servem como ponto de partida para obter um diagnóstico do aluno. Com base nessas informações, o sistema Geekie fornece relatórios com os pontos de atenção e propõe um plano de estudos personalizado para o estudante (que pode ser compartilhado com os professores).

Na segunda etapa, que começa em meados de setembro, o aluno terá acesso a videoaulas, materiais de referência e novas baterias de exercícios em todas as áreas do conhecimento. Todo o seu percurso pelo Geekie será registrado e, em outubro, o estudante deve realizar um novo simulado, para avaliar a sua evolução.

Por fim, a terceira etapa do desafio prevê duas semanas intensivas de estudos, que precedem a realização do Enem, em 26 e 27 de outubro. O objetivo é atingir 1 milhão de estudantes em todo o país.

Com o fim do projeto piloto, o Geekie Games converte-se em Geekie Lab, uma plataforma completa de ensino adaptativo, viabilizada graças ao apoio de grandes instituições e que vai contar com um modelo de negócios interessante: cada aluno de escola privada participante deve pagar para usar a plataforma e, com isso, apoiar a participação de um estudante da rede pública de ensino. Vale acompanhar o piloto para saber mais sobre os próximos passos do projeto. 

FONTE:https://www.institutoclaro.org.br/blog/plataforma-online-ajuda-alunos-do-ensino-medio-a-monitorar-desempenho-no-enem/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.