-por Paula Nadal-
Alunos de todo o Brasil podem testar seus conhecimentos e
fazer simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma
plataforma virtual já adotada por Secretarias de Educação de vários estados,
como Ceará, Goiás, Bahia e Acre. O Geekie Games é um
ambiente virtual de acesso gratuito (na versão piloto) que oferece listas de
exercícios, planos de estudos personalizados e relatórios de desempenho a
estudantes e professores de todo o país, desde o dia 31 de agosto.
Para participar do desafio e encarar as propostas desta plataforma de ensino adaptativo, alunos, professores, gestores escolares e gestores públicos de educação (os Secretários municipais e estaduais) podem criar um perfil no sistema e acessar todos os serviços.
Na primeira etapa do desafio, os alunos passam por uma bateria de testes simulados – que ajudam a estudar para o Enem e servem como ponto de partida para obter um diagnóstico do aluno. Com base nessas informações, o sistema Geekie fornece relatórios com os pontos de atenção e propõe um plano de estudos personalizado para o estudante (que pode ser compartilhado com os professores).
Na segunda etapa, que começa em meados de setembro, o aluno terá acesso a videoaulas, materiais de referência e novas baterias de exercícios em todas as áreas do conhecimento. Todo o seu percurso pelo Geekie será registrado e, em outubro, o estudante deve realizar um novo simulado, para avaliar a sua evolução.
Por fim, a terceira etapa do desafio prevê duas semanas intensivas de estudos, que precedem a realização do Enem, em 26 e 27 de outubro. O objetivo é atingir 1 milhão de estudantes em todo o país.
Com o fim do projeto piloto, o Geekie Games converte-se em Geekie Lab, uma plataforma completa de ensino adaptativo, viabilizada graças ao apoio de grandes instituições e que vai contar com um modelo de negócios interessante: cada aluno de escola privada participante deve pagar para usar a plataforma e, com isso, apoiar a participação de um estudante da rede pública de ensino. Vale acompanhar o piloto para saber mais sobre os próximos passos do projeto.
Para participar do desafio e encarar as propostas desta plataforma de ensino adaptativo, alunos, professores, gestores escolares e gestores públicos de educação (os Secretários municipais e estaduais) podem criar um perfil no sistema e acessar todos os serviços.
Na primeira etapa do desafio, os alunos passam por uma bateria de testes simulados – que ajudam a estudar para o Enem e servem como ponto de partida para obter um diagnóstico do aluno. Com base nessas informações, o sistema Geekie fornece relatórios com os pontos de atenção e propõe um plano de estudos personalizado para o estudante (que pode ser compartilhado com os professores).
Na segunda etapa, que começa em meados de setembro, o aluno terá acesso a videoaulas, materiais de referência e novas baterias de exercícios em todas as áreas do conhecimento. Todo o seu percurso pelo Geekie será registrado e, em outubro, o estudante deve realizar um novo simulado, para avaliar a sua evolução.
Por fim, a terceira etapa do desafio prevê duas semanas intensivas de estudos, que precedem a realização do Enem, em 26 e 27 de outubro. O objetivo é atingir 1 milhão de estudantes em todo o país.
Com o fim do projeto piloto, o Geekie Games converte-se em Geekie Lab, uma plataforma completa de ensino adaptativo, viabilizada graças ao apoio de grandes instituições e que vai contar com um modelo de negócios interessante: cada aluno de escola privada participante deve pagar para usar a plataforma e, com isso, apoiar a participação de um estudante da rede pública de ensino. Vale acompanhar o piloto para saber mais sobre os próximos passos do projeto.
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