Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Nossos alunos se comunicam de novas formas. Como lidar com isso?





Hoje, nossos alunos vivem conectados o tempo inteiro: Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp. A presença nessas redes pode ser perigosa. Como orientá-los?
Conversando algumas vezes com adolescentes sobre suas relações com as redes sociais, quis saber por que publicam tanto em plataformas como o Facebook e o Instagram. Tive as seguintes respostas:
– É meio viciante.
– Precisamos ficar por dentro de tudo o que acontece.
– Gosto de ver as fotos dos meus amigos no Instagram e comentar. Assim, fico sabendo de tudo o que acontece!
– Fico mal quando a foto que coloco não é muito curtida, porque sinto que meus amigos não gostam de mim, que não sou popular.
A presença dos adolescentes on-line e a repercussão do que é publicado no “Face” ou no Instagram os tornam mais importantes em seu grupo. Isso é vital nessa fase, em que os amigos ganham maior influência sobre seu comportamento. O desejo de aceitação, muita vezes, impulsiona o jovem a um intenso grau de exposição. Embora afirmem saber que esse é um ambiente público, os jovens parecem não ter a dimensão do que a reprodução de algumas informações nesse meio pode significar. Muitas vezes, informações colocadas na rede se tornam matéria-prima para o bullying, tanto no mundo virtual quanto no real.
É justamente nesse ponto que precisamos agir, na escola e fora dela. Não se trata de demonizar as redes sociais, mas expor o que nos preocupa e oferecer subsídios para ajudá-los, sobretudo antecipando as consequências de ações tomadas no mundo virtual. Para tanto, podemos usar vídeos, propor dilemas, discutir noticias de jornal, entre outras estratégias.
Uma boa dica é apresentar um vídeo que evidencia a facilidade com que completos estranhos conseguem informações sobre nós por meio da internet (ele está disponível aqui). A discussão pode se basear em questões como as seguintes:
- O que mais chamou sua atenção nesse vídeo?
- Você já esteve, ou conhece alguém, que esteve envolvido em situação de exposição nas redes sociais? Como lidou com isso?
- Qual a diferença entre uma briga pela internet e uma briga “ao vivo”? O que mobiliza as pessoas via internet?
A ideia da discussão é desconstruir a ideia de que “comigo isso não acontece”, tão presente nos jovens. Assim, eles podem começar a repensar o que compartilham na internet, pois passam a ter dimensão da grandeza e do poder do mundo virtual.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.