Usar as redes sociais na educação já é realidade para
alguns professores e o Twitter não poderia ficar de fora. Apesar de o usuário
poder usar somente 140 caracteres, ele pode ser muito bem aproveitado na sala
de aula por professores de diversas disciplinas.
Como a maioria dos alunos está sempre conectada as redes
sociais as atividades usando o Twitter tornam a aula mais interativa e fazem
com que os alunos prestam mais atenção no conteúdo desenvolvido. Para isso é
importante que a rede social seja vista de forma pedagógica pelo professor e
que seja explorada de maneira correta. “No caso de redes sociais serem usadas
em processos pedagógicos, cabe ao professor estabelecer a finalidade
pedagógica. Sem isso, sobra só a ferramenta. Cabe ao professor vislumbrar as
potencialidades pedagógicas das diversas funcionalidades de uma ferramenta de
rede social e aproveitá-las (ou não) em seus processos em sala de aula de
acordo com seu planejamento, seus objetivos”, ressalta a consultora educacional
Sonia Bertocchi.
Para começar, o professor tem que ter bem planejado qual o
intuito da atividade e como ela deve ser desenvolvida. Fazer o acompanhamento
desse processo é importante para saber se o aluno está conseguindo acompanhar a
proposta. “O primeiro ganho do professor ao planejar uma atividade com o uso
de twitter com seus alunos é estabelecer um canal de comunicação com
eles em meio digital. Cria-se ali outro vínculo. A partir daí os resultados
serão favoráveis na medida em que o professor organizar bem as atividades”
destaca Sonia.
Assim como os alunos estão sempre conectados as redes
sociais, os professores para fazer esse acompanhamento devem usar regularmente
estes recursos, postando materiais e links interessantes e que estimulem os alunos.
Desenvolver competências e habilidades que serão usadas durante toda a vida é
um dos potenciais da inserção de tecnologias, entre elas as redes sociais, na
educação. ”Quando o professor planeja o uso de redes sociais em processos de
ensino-aprendizagem, está favorecendo aprendizagens como: comunicação em meio
digital, autoria, coautoria, colaboração, engajamento, construção coletiva de
saberes, entre outras, como por exemplo, leitura e escrita. Além de estimular o
desenvolvimento de habilidades sociais, engajamento e o estar em rede”, diz
Sonia.
O próprio Twitter já disponibilizou o Guia do Twitter para professores (em inglês) com
dicas para quem quer usar essa ferramenta na sala de aula. Veja algumas dicas
que podem ajudar.
Use o Twitter com frequência, indicando materiais de estudo
e artigos que incentivem discussões.
**Publique perguntas
instigantes sobre temas relacionados à aula.
**Combine com os alunos
de fazer uma resenha da aula pelo Twitter em tempo real.
**Crie hashtags, as
palavras que indicam o assunto que está em discussão que vem antecedidas do
símbolo #, para cada tema estudado, isso ajuda a organizar as postagens.
**Organize discussões
sobre os assuntos estudados
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