Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Filme – Recurso pedagógico.

Filmes são excelentes linguagens e para compreendê-los é preciso muito mais do que assisti-los: é preciso refletir sobre eles.
Eles agem diretamente na sensibilidade das pessoas, portanto sua utilização traz uma resposta imediata e acessível.
É importante discutir principalmente quando o filme aborda temas de relevancia que podem resultar em mudanças atitudinais no dia-a-dia da criança.
Há diversos sites que orientam quanto a escolha do filme levando em consideração o tema abordado, como Lendo.org que tem um enfoque educacional, ou o Dia-a-dia @ Educação. Você pode ler a resenha e se interar do conteúdo a ser abordado. Também há o Porta curtas que têm um acervo imenso de curtas onde aborda também o lado pedagógico com orientações e comentários.
É muito importante que os professores após a exibição de um filme, seja no cinema ou na escola, procure dialogar com os alunos sobre o enredo, sua mensagem, pontos que chamaram mais a atenção, cenas que se destacaram e assim por diante. É muito importante que se tenha um diálogo reflexivo e que se chegue a uma formação de opinião.
Deve-se ao escolher um filme que seja levado em consideração a faixa etária, pois assim ficará mais fácil o entendimento e a reflexão.
FONTE: http://educaja.com.br/2010/10/filme-recurso-pedagogico.html

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.