Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como trabalhar com filmes de ficção científica em sala de aula.

           Da clonagem à inteligência artificial, da exploração espacial ao risco de epidemias mortais, filmes de ficção científica retratam diversos temas de aula das séries finais do Ensino Fundamental. A presença dessas produções nas salas de aula não é uma novidade: a abordagem tradicional consiste em discutir, à luz da teoria, os erros conceituais de diretores e roteiristas. É uma alternativa válida, mas há outros caminhos igualmente interessantes. Em sua tese de doutorado Contatos: A Ficção Científica no Ensino de Ciências em um Contexto Sociocultural, o professor Luís Paulo Piassi, da Universidade de São Paulo (USP Campus Leste), afirma que os filmes podem também ajudar a demonstrar conceitos da disciplina e discutir os limites da Ciência. 

          Segundo o pesquisador, avaliar as características dos longas é essencial para decidir a melhor possibilidade de trabalho. Um bom critério é classificá-los de acordo com o nível de realismo, como na categorização proposta nesta reportagem (leia o quadro à direita). Qualquer que seja o tipo escolhido, é mais produtivo optar por trechos de poucos minutos, em vez de gastar duas horas passando a película na íntegra. Afinal, mais que entreter, o recurso deve sempre auxiliar a discussão de algum conteúdo.

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-trabalhar-filmes-ficcao-cientifica-sala-aula-618001.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.