Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Perigos na Internet.


Cyberbullying


Como na vida fora da web, a internet pode ser usada para coisas boas ou ruins. Se alguém manda mensagens por e-mail ou torpedo, recados nos sites de relacionamento ou blogs, ofendendo ou humilhando uma criança ou adolescente de forma repetitiva, está causando um sério prejuízo e, muitas vezes, um trauma que vai acompanhar aquela pessoa para sempre.

Essa prática, conhecida como cyberbullying, é muito grave e não deve ser vista como brincadeira entre colegas, pois pode trazer sérios problemas psicológicos para quem sofre a agressão. A vítima deve procurar ajuda de seus pais e professores, contando o problema para que eles possam tomar as atitudes necessárias.

O apoio da família e dos amigos é muito importante num caso de cyberbullying. Deve ficar claro que a vítima não é culpada pela situação. O agressor deve ser identificado e responsabilizado por seus atos.

A escola também tem um papel muito importante. Além de discutir o assunto durante as aulas, os professores devem ficar atentos para identificar qualquer tipo de situação que envolva cyberbullying. Eles podem ajudar os pais das vítimas e os pais dos agressores a resolverem o problema.

Para que a gente possa continuar usando a internet com liberdade é preciso saber que temos direitos mas, também, deveres. Respeitar as pessoas é uma questão de educação e cidadania, tanto dentro como fora do ciberespaço.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.