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quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Para Gestores. Uso das tecnologias na escola: o que avaliar antes de equipar ou atualizar sua instituição.


1. REFLEXÃO
Defina para que a tecnologia será utilizada antes de seguir com o planejamento. O projeto político-pedagógico (PPP) da instituição deve prever a inserção de novos recursos nos processos de ensino e de aprendizagem.
2. LEVANTAMENTO
Verifique o que a escola já possui e o que falta para chegar aos objetivos do PPP. Os equipamentos estão em boas condições? Eles podem ser aproveitados em novos planos? O que já existe vai funcionar bem com as novas aquisições?
3. INFRAESTRUTURA
Uma avaliação da disposição e da capacidade da rede elétrica precisa ser realizada para garantir a segurança de todos. Você também deve planejar a instalação da internet, buscar fontes de interferência e testar o alcance do sinal.
4. EQUIPE
Os papéis precisam estar claros e as pessoas, preparadas para as novidades. Realize as formações com todos ou só com os responsáveis por coordenar a inclusão da tecnologia nos processos, que atuarão como multiplicadores.
5. MOBILIÁRIO
As mesas dos computadores precisam ter superfície plana e permitir a ligação deles na fonte de energia. Laptops não devem ser usados em carteiras com braços de apoio e os armários em que serão guardados têm de ser seguros.
6. CUSTOS
As escolhas anteriores vão determinar os custos. Cruzando esse montante com os objetivos definidos você poderá decidir entre ter um computador por sala, um laptop por aluno, tablets, um laboratório de informática ou outro formato.
7. REGRAS
Estabeleça uma política de acesso à rede (livre ou controlada por senha) e aos conteúdos online. Determine os horários em que as máquinas estarão disponíveis. E realize uma reunião com os pais para que eles saibam das mudanças.
8. SUPORTE
Faça um contrato com o fornecedor de forma que ele preste o apoio técnico necessário para a manutenção dos equipamentos, da rede e dos programas utilizados. Ele deve estar disponível de maneira ágil.
9. AVALIAÇÃO
O impacto no aprendizado dos alunos deve ser constantemente analisado.

FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42.

1 comentários:

Anônimo disse...

Hola
Νo est� mal el sitio. Algunο ԁe los aгtiсulоs no me intеresaron
muсho, pегo lа gran maуor�a son baѕtаnte buenoѕ.

Un saludo
Also visit my weblog - Alex

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