Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Navegador Firefox.


O Firefox (esse nome refere-se ao Panda Vermelho e foi escolhido por ser parecido com o antigo nome Firebird) é uma ferramenta que nos permite entrar na internet e navegar através dos sites.

O Firefox pertence ao Mozilla Corporation e não possui fins lucrativos, ou seja, é desenvolvido por voluntários no mundo inteiro; daí o seu rápido sucesso. A versão 1.0 foi lançada em 9 de novembro de 2004. Antes do primeiro ano de vida dessa versão, foram feitos mais de 100 milhões de downloads do aplicativo.

O Firefox é multiplataforma, ou seja, pode ser rodado no Windows, Linux, Mac e outros sistemas operacionais. Ele possui recursos interessantes como os add-ons, ou seja, pequenos programas que podem ser baixados e rodam diretamente do navegador, como gerenciador de download, relógio local e mundial, barras de utilitários, etc.

O Firefox foi um dos primeiros a introduzir os bloqueios das janelas pop-up (aquelas janelinhas que muitos sites colocam automaticamente ao acessá-los, normalmente com propagandas indesejáveis).

Outro recurso interessante é o “about:config”. Basta digitá-lo na barra de endereços e apertar . Com isso, é possível escolher uma série de configurações personalizadas para o navegador.

A navegação por abas também foi incorporada por padrão e é muito utilizada para abrir vários sites utilizando apenas uma janela. Antigamente era um recurso que deveria ser carregado à parte, chamado “Multizilla”.

Por ser um navegador bastante flexível e ter atualizações constantes, seu uso tem crescido enormemente nos últimos anos.

O principal concorrente do Firefox é o Internet Explorer da Microsoft.
http://www.infoescola.com/informatica/navegador-firefox/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.