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quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Linha do tempo: o que já foi utilizado para dar aulas.

                  
           Século 18 - QUADRO E GIZ
Possibilita o aumento do número de alunos e o surgimento do professor que conhecemos hoje. Desde 1980, dividem espaço com o quadro branco e o pincel atômico.

          1987 - MIMEÓGRAFO
Permite a impressão de pequenas tiragens com appel carbono e álcool. Colabora principalmente com a preparação de provas, exercícios e lições de casa.

          1900 - EPISCÓPIO
Projeta em uma tela objetos ou superfícies opacas, como fotografias e páginas de livros. Para funcionar corretamente, a sala deve estar completamente escura.

          1950 - RETROPROJETOR
Com ele, o professor não precisa mais ficar de costas para a turma. Além disso, preparar as transparências é bem mais rápido do que escrever com o giz no quadro.

          1971 - COMPUTADOR
O primeiro uso em aulas no Brasil foi na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas, rapidamente, ele passa a contribuir também com o ensino para as crianças.

          1984 - DATASHOW
Exibe a imagem do computador em uma tela ou na parede. Tem gerado o abandono dos demais recursos de projeção que existiram antes dele.

          1990 - INTERNET
Apesar de ter sido utilizada na Guerra Fria, ela chega às escolas na década de 1990. A partir daí, revoluciona o acesso de professores e alunos, à informação.

          1991 - LOUSA DIGITAL
Reproduz a imagem do computador em uma tela sensível ao toque, na qual também é possível escrever. Com isso, deixa o antigo quadro com cara de passado.

          2010 - TABLET
Nos Estados Unidos, existem mais de 20 mil aplicativos educativos. No Brasil, há intensa distribuição para docentes e alunos do Ensino M´dio, com usos variados.

FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42.

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