Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

JavaScript.


Javascript é uma linguagem de programação escrita dentro do código HTML por meio de scripts e interpretada pelo browser (navegador) ao invés de compilada.

Criada em 1995 pela Netscape para dar mais versatilidade às páginas da web, se tornou a linguagem interpretada mais utilizada por programadores por ser bastante simples e rápida.

Apesar de sua sintaxe se assemelhar muito com à do Java, Javascript não tem muito mais que sua origem semelhante à do Java. Javascript é linguagem exclusiva para programas que executem em páginas web, possui paradigma imperativo, e oferece uma tipagem dinâmica (ou seja, não é necessário definir o tipo de uma variável declarada), enquanto que Java é uma linguagem de propósito geral, ou seja, utilizada para os mais variados fins, tem o paradigma orientado a objetos e é fortemente tipada.

Para se programar em Javascript não é necessário mais que um editor de textos e um browser compatível com tal linguagem. Ex: Bloco de Notas e o Firefox. Além é claro de um certo conhecimento em linguagem HTML.

Assim como toda linguagem de programação possui suas tags nas quais inserem seus códigos (HTML: >html<>/html<, PHP: , etc), Javascript possui as suas: >script< e >/script<. Seu código é inserido dentro do código HTML, normalmente entre as tags >head< e >/head< para que ao iniciar a interpretação do código HTML, o script seja prototipado no caso de possuir funções.

Exemplo de página web com Javascript:

- clique aqui para ver a página funcionando.
- clique aqui para ver o código-fonte.

Podemos utilizar ainda scripts para criar menus dinâmicos, validar entradas de dados, criar pop-ups, restringir acessos à página, entre outras.

A grande vantagem de se utilizar Javascript em uma página web está na possibilidade de realizar diversas tarefas ainda no navegador, antes das informações serem enviadas para o servidor, poupando tempo e tráfego de dados.

Para conhecer um pouco mais dessa linguagem acesse o site: http://www.criarweb.com. E para facilitar a vida de quem quer programar suas primeiras páginas, uma boa dica é, procurar scripts já prontos para serem inseridos em sua página, como no site: http://www.scriptbrasil.com.br
http://www.infoescola.com/informatica/javascript/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.