Pages

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Insira a tecnologia no seu trabalho da maneira correta.

1º) PREPARAÇÃO
Mantenha-se informado, converse com os colegas e os gestores que já tiveram experiências no uso da tecnologia. Procure fazer cursos para se atualizar e, sempre que tiver chance, sente em frente ao computador e estude as ferramentas.
2º) PLANEJAMENTO
Estabeleça quais os conteúdos a serem trabalhados e só depois avalie quais recursos tecnológicos podem colaborar com o aprendizado deles. A tecnologia deve servir ao ensino e não o contrário. Veja quais os equipamentos disponíveis na escola e na casa dos alunos.
3º) TEMPO
Calcule o tempo necessário para executar, acompanhar e avaliar as atividades que irá realizar. Se você propuser um fórum de discussão, por exemplo, combine os horários em que as mensagens serão moderadas. Pensando assim, você vai reduzir as horas extras.
4º) TESTE
Antes de utilizar um equipamento ou um programa teste-o o ma´ximo que puder. Ao experimentá-lo, novamente, controle o tempo, reveja o período de aula que previu para a atividade e sempre tenha um plano "b" para o caso de as ferramentas falharem.
5º) BENEFÍCIOS
"Com o material digitalizado, o professor ganha tempo para dar um atendimento mais personalizado aos alunos", lembra Suzana Muller, professora da Escola Atuação, em Curitiba. Os recursos ainda ajudam a explicar raciocínios abstratos e mais complicados.
6º) LIMITES
As regras de convivência são importantes em qualquer aula e também devem ser feitas para as que utilizam as TIC. Combine com os alunos quais programas e equipamentos podem ser usados. Esclareça os horários em que os computadores estarão disponíveis.
7º) AVALIE
Os prazos foram cumpridos? Os objetivos foram alcançados? A tecnologia colaborou para a evolução do aprendizado da turma? Respondendo a essas perguntas, você analisa como melhorar sua atuação e aproveitar sempre mais as novidades em sala.

FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42.

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto de fácil compreensão!

Anônimo disse...

Estou interessada em fazer meu blog, porque acredito que me ajudará com os alunos.

Anônimo disse...

É necessário um planejamento muito criterioso e organizado para que a ferramenta surta o efeito desejado. Mas, com certeza vale a pena!

Heloísa e Lau

Anônimo disse...

Aprendi a divulgar meus trabalhos e compartilhar ,obrigado.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.