Público
Alvo: Professores do ensino básico, fundamental e superior com conhecimento
intermediário em tecnologia.
Módulo
1: Visão Geral dos Projetos
Neste
modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças
entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade
de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de
trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e
ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características
que estes projetos têm em comum.
Módulo
2: Concepção do Projeto
Neste
módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles
são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus
próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo,
avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo
de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.
Módulo
3: Avaliação
Avaliação
é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes
aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos
de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em
particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como:
colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos
de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para
atribuir notas durante o projeto.
Módulo
4: Planejamento de Projeto
Planejar
o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento
geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter
um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos
de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a
autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso.
Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas
tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.
Módulo
5: Orientações de Aprendizagem
Neste
módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles
exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e
maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades como colaboração, autonomia, alfabetização
digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para
participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos.
Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme
desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.


0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.