O blog é um site que pode ser facilmente produzido e atualizado, por isso é muito utilizado por professores interessados em compartilhar seus trabalhos com os alunos ou com outros públicos. Ferramentas gratuitas como blogger.com ou br.wordpress.org são autoexplicativas, facilitam o gerenciamento das informações e permitem a inclusão de comentários ligados aos textos. Mas é muito importante prestar atenção a alguns aspectos antes de jogar suas ideias na blogosfera.
Administração
O blog pode ser da escola, do professor ou de um projeto. Nos primeiros casos, a gestão da instituição deve ser envolvida para a definição do formato. Se as informações forem sobre um conteúdo trabalhado em sala, os alunos podem ser os autores dos textos.
Regras
Os acordos sobre o que postar e as responsabilidades de cada um devem ser feitos antecipadamente, com a sua mediação. É recomendável proibir postagens anônimas ou o compartilhamento de um mesmo usuário e senha pela sala toda.
Acesso
O conteúdo a ser produzido deve ser lido por qualquer pessoa ou apenas pelos envolvidos no projeto? Avalie os prós e contras desses dois formatos:
- ao criar um site aberto você leva o conteúdo para fora do ambiente escolar. Isso gera a motivação dos alunos e ajuda a divulgar o seu trabalho e o da escola para públicos como os pais.
- se o objetivo é a construção coletiva de conhecimento, permitindo aos alunos comentarem as ideias uns dos outros, um site com acesso restrito garante a privacidade dos membros.
(FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.