Pages

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Você sabe o que é infográfico?


Talvez você já tenha lido ou ouvido falar em infográfico, nome estranho. Infográfico é a mistura de INFO de informação e GRÁFICO de desenho, imagem, representação visual. Ou seja, é um desenho ou imagem que explica e informa.
O infográfico ajuda a entender melhor um texto, a complementá-lo com informações que são mais fáceis de serem mostradas do que escritas. Assim como a foto registra uma situação e o desenho ilustra uma ideia, o infográfico explica visualmente

Ferramentas para criação de infográficos
Como sabemos, a representação visual  de informações na forma de belos infográficos tornou-se uma verdadeira mania na Internet. (exemplos aqui )
Apesar da capacidade dos infográficos para passar informações de forma elegante e rápida, construir um pode ser uma tarefa quase impossível para quem não tem habilidades artísticas, daí a importância de ferramentas que sistematizam o processo de criação. O Easel e o Pickto Chart são duas ferramentas bem interessantes que se prestam para essa finalidade.
Destaco imediatamente dois aspectos de valor educacional nos infográficos: a capacidade para despertar a atenção do aprendiz (primeiro evento de instrucional na teoria de Robert Gagné) e o potencial de organização da mensagem (melhor ergonomia cognitiva), ambos aspectos cognitivos importantíssimos para o processo de aprendizagem, principalmente em tempos de dilúvio informacional motivado pela explosão da digitalização da informação.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.