Facebook: a mais popular do momento. O destaque é para as atualizações dos amigos, que podem ser visualizadas na página principal. Quem gosta do que vê, "curte", clicando no botão que parece um "legal".
Orkut: até pouco tempo era a queridinha dos brasileiros. Com foco nas comunidades, está perdendo espaço e sendo aos poucos incorporada pelo Google+.
Google+: atual aposta da Google. Os contatos podem ser adicionados "unilateralmente" sem precisar que aceitem convite. Tem como grande diferencial os círculos, que permitem organizar contatos por grupos.
MySpace: já foi a mais popular do mundo. Tem foco na música e promete voltar com força ainda esse ano.
Twitter: chamado por muitos de microblog, só permite mensagens curtas, de até 140 caracteres, conhecidas como tweets. A interação é organizada em seguidores e seguidos, que não precisam necessariamente de permissão.
YouTube: considerado como uma rede social, é o site de vídeos mais importante da internet. Os usuários podem criar canais, compartilhar seus vídeos e marcar com "gostei" ou "não gostei" as publicações alheias.
Instagram: ao mesmo tempo, um aplicativo para smartphones e uma rede social. As fotos podem passar pela aplicação de "filtros", que alteram e embelezam as imagens, e em seguida podem ser compartilhadas com os amigos.
Flirck: popularmente usada como "arquivo" para hospedagem de fotos online. Os canais também podem ser divulgados como álbuns para amigos.
Foursquare: voltado para o serviço de localização, é conhecido pelo "check-in", ou seja, a marcação de um lugar específico, que pode vir acompanhada de dicas sobre o local e recomendação do mesmo.
LinkedIn: tem foco no mercado de trabalho. É usada para estabelecer contatos profissionais e até para procurar emprego.
Além dessas, existem muitas outras, algumas relativamente conhecidas, como Badoo (foco em encontros) e Ning (criação de "subredes), e outras com segmentações temáticas - gente feia, bonita, adúlteros, amantes do esporte, animais (veja exemplos aqui).
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.