O Hot Potatoes é um software educacional canadiano utilizado para criar exercícios sob a forma de objetos digitais para publicação na World Wide Web. Atualmente na versão 6, encontra-se disponível para as plataformas Windows, Linux e Mac. É gratuito desde que utilizado para fins pedagógicos e permita que outros possam acessar os exercícios na Web.
Tem sido utilizado como ferramenta em Educação à Distância (EAD), como suporte à construção de instrumentos de avalição on-line.
Compreende um pacote de cinco aplicativos (ferramentas de autoria) que possibilitam a elaboração de atividades dinâmicas através da inserção de textos, perguntas, respostas, figuras, temporizador e outros, utilizando páginas Web. Denominam-se:
JCloze – cria exercícios de preenchimento de lacunas
JCross – cria exercícios de palavras cruzadas
JMatch – cria exercícios de combinação de colunas (textos e/ou imagens)
JMix – cria exercícios de análise de sentenças
JQuiz – cria exercícios de escolha múltipla
O conjunto é complementado por um sexton aplicativo, denominado "The Masher", que compila todos os exercícios criados com o Hot Potatoes (formato *.jml) em uma única unidade, em html. Permite ainda agregar documentos em *.pdf, *.doc e outros. Pode ainda ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem como a plataforma Dokeos ou o Moodle.
O programa não é distribuído como "freeware", mas é livre de encargos para organizações publicas, sem fins lucrativos e educadores que mantenham as suas páginas disponiveis na rede. Outros usuários devem arcar uma licença.
Foi desenvolvido na University of Victoria pela equipe do "Research and Development", no "Humanities Computing and Media Centre". Os aspectos comerciais do software são mantidos pelo Half-Baked Software Inc.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_Potatoes
1 comentários:
Legal essas ferramentas. Mas mais uma dica nacional e gratuita é o Kurupira Crossword, para criar e compartilhar palavras cruzadas temáticas. Vale dar uma olhada http://www.palavras-cruzadas-online.com
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.