Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

Edubar, do Linux Educacional 3.0


O Edubar é uma ferramenta, na forma de uma barra com cinco botões, que visa facilitar o acesso aos aplicativos educacionais do Linux Educacional 3.0. Sua localização, na parte superior da área de trabalho, facilita o acesso às principais ferramentas do sistema. Na barra Edubar se encontram-se os botões "Domínio Público", "TV Escola", "Programas Educacionais", "Ferramentas de Produtividade"  e "Utilitários". Essa barra é um diferencial que proporciona ao professor diversificar o uso do computador, dedicando maior atenção aos alunos durante a realização das atividades.
Os aplicativos são: Domínio PúblicoTV Escola Programas EducacionaisFerramentas de ProdutividadeUtilitários.

O botão Domínio Público contém textos e obras sobre os mais diversos assuntos. Também estão disponíveis diversos livros infantis, os quais podem ser utilizados para montar sessões de "hora do conto" ou para trabalhar em momentos de leitura em sala de aula.
Com os alunos maiores, é possível trabalhar clássicos da literatura brasileira ou estrangeira por meio de saraus ou teatros. Uma proposta é o "Sarau de Poesias". A turma é dividida em grupos e cada grupo fica responsável por apresentar uma determinada poesia. Essa apresentação pode ser uma leitura interpretada, em forma de música, dança, teatro ou outra manifestação artística. Ao final do projeto, os alunos organizam uma apresentação para o restante da escola.

Ao todo, as obras contidas nesse aplicativo concentram mais de 85 autores, como Machado de Assis, William Shakespeare, Affonso Arinos, Charles Darwin, Cristovão Colombo, Euclides da Cunha, Luis Vaz de Camões, Olavo Bilac, Pe. Antônio Vieira, Lewis Carrol, Irmãos Grimm, entre outros.

O botão da TV Escola possui em seu acervo todos os vídeos produzidos pelo MEC para a mesma. São documentários, entrevistas, animações e programas sobre os mais diversos assuntos, desde a formação de professores até desenhos animados, contemplando, portanto, diferentes disciplinas. Esses vídeos podem ser usados tanto no laboratório de informática quanto na sala de vídeo da escola, para tanto, basta gravá-los em DVD.

Dentre os vídeos deste aplicativo, encontram-se o equivalente a mais de 100 DVDs sobre temas que podem ser trabalhados na escola ou junto ao grupo de professores como objetos de formação.


O botão Programas Educacionais possui diversos jogos, os quais já vêm instalados no Linux Educacional 3.0, sem a necessidade de fazer download.
Por meio dos jogos é possível trabalhar diferentes conteúdos de maneira interessante e instigante. Entretanto, é preciso que o professor avalie se o jogo escolhido se adapta ao público alvo e se, através dele, é possível auxiliar os alunos a compreender os conceitos de determinado conteúdo.

Nem todos os jogos do botão Programas Educacionais são ligados a conteúdos ou temáticas específicas, ainda assim, sempre é possível planejar atividades que despertem o interesse dos alunos ou os ajudem a formar noções que contribuirão para desenvolver o raciocínio lógico. Ao jogar, o educando tem a oportunidade de formular estratégias e inferir as regras do jogo através da interatividade, buscando superar os desafios propostos.



Destaca-se que os jogos eletrônicos podem ajudar a motivar os alunos, mas eles não ensinam por si só. O que faz diferença é como o professor planeja a dinâmica das aulas utilizando esses jogos.

Os jogos do botão Programas Educacionais Edubar estão divididos em menus por temática. Seguem abaixo breves descrições dos mesmos:


Menu Ambiente de programação
Este menu possui um jogo de programação simples no qual os alunos podem criar desenhos a partir de coordenadas geométricas.

 Menu Ciência
Este menu contém jogos relacionados às ciências - biologia, química e física.

Menu Geografia
Jogos sobre conteúdos de geografia.

Menu Idiomas
Jogos para trabalhar com diferentes línguas estrangeiras
Menu Jogos

O menu jogos possui mais de 25 jogos recreativos, os quais não são ligados a uma disciplina específica. Ainda assim, podem ser usados para trabalhar diferentes conteúdos.
Para obter maiores informações sobre esses jogos, você pode acessar a "Ajuda" do Linux Educacional 3.0, no menu "Programas Educacionais+Jogos". Para isso basta clicar no menuIniciar>Ajuda>Manuais de Aplicações>Programas Educacionais


Menu Matemática

Este menu possui jogos sobre conceitos matemáticos trabalhados nas séries finais do Ensino Fundamental. Podem ser utilizados como estratégia desencadeadora para o estudo de conceitos ou para auxiliar na compreensão de operações matemáticas.

 Menu Multidisciplinar

Este menu possui jogos e ferramentas que podem ser utilizados em diferentes disciplinas ou de forma multidisciplinar, com alunos dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental.

 Menu Português

No menu português, encontram-se jogos que remetem ao exercício da língua portuguesa, regras ortográficas e de digitação.
O botão Ferramentas de Produtividade visa facilitar o acesso às ferramentas do BrOffice, as quais são apresentadas no módulo III, junto com sugestões de práticas pedagógicas utilizando esses aplicativos. É com estes recursos que são criados textos, planilhas, apresentações de slides, entre outros.
O botão Utilitários concentra ferramentas como ampliador de tela, calculadora, digitalização de imagens, tarefas de impressão, tutorial para digitação e fax.

Os utilitários com possibilidade de aplicações pedagógicas mais importantes são o ampliador de tela, a calculadora, as tarefas de impressão e o leitor PDF.

O Ampliador de Tela permite uma visualização detalhada e com boa resolução de imagens. O tamanho da escala de ampliação pode ser alterado. A ferramenta é muito simples de usar: ao abrir o programa será exibida uma tela com os detalhes de onde o usuário está apontando com o mouse. É possível usá-la para trabalhar diferentes conteúdos: em biologia, para visualizar detalhes de órgãos, tanto em fotos como em desenhos; em artes, possibilita verificar pequenos detalhes de obras de arte; em história, os alunos podem analisar pinturas e desenhos de uma determinada época, buscando elementos históricos.

A Calculadora permite cálculos com as quatro operações, percentagens, entre outros.

As Tarefas de Impressão permitem a configuração de impressoras locais ou conectadas em rede, gerenciando as opções disponíveis nos diferentes tipos de impressoras.

O Tutorial de digitação funciona como o jogo KTouch, oferecendo textos simples e calculando o tempo de digitação e mostrando dicas de como digitá-lo com mais eficiência.

O Leitor de PDF, é o aplicativo que permite a visualização de documentos em PDF na web ou no próprio computador. Entretanto, a edição do PDF não é possibilitada por esse aplicativo.

1 comentários:

Josete disse...

Oi Cledenir!
Seu blog traz assuntos bem interessantes, pois as tecnologias digitais estão a todo instante trazendo novidades, e nesse espaço percebi que isso acontece.
Parabéns pelo blog e por compartilhá-lo na lista de blogs educativos. Deixo aqui dois endereços para visitar-me, e se possível, também seguir-me.
http://teofilopreservamata.blogspot.com
http://jmzimmer.blog.uol.com.br
Seja benvinda!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.