Pages

sexta-feira, 9 de março de 2012

Os novos riscos trazidos pela tecnologia.

Jovens e adultos precisam aprender sobre a responsabilidade de seus atos na Sociedade Digital, em que as relações são cada vez mais eletrônicas e as testemunhas são máquinas. Cada um é responsável não somente pelo que escreve, mas também pelo que "assina", ou seja, com apenas um clique se está assinando um contrato, concordando com os termos de navegação daquele determinado website, se está passando para frente um boato por e-mail, fazendo download de uma imagem, praticando pirataria.



Este novo cenário exige uma postura reflexiva e flexível, precisamos educar para o hábito da leitura de políticas de segurança, privacidade, termos de uso e de serviço e reserva de direitos autorais. É preciso pensar várias vezes antes de publicar algo online porque os resultados de um contedúdo mal colocado podem ser avassaladores e podem persegui-lo tempos depois. O usuário pode ser punido tanto no âmbito escolar quanto no judiciário.



Os jovens precisam de a juda para desenvolver habilidades que lhe permitam reconhecer os perigos online através de uma orientação adequada para que possam desenvolvê-la e aplicá-la por aí. É inevitável, por exemplo, que usuários se depararem com pornografia na Internet, sites que promovem a delinquência (destruir, construir armas, falsificar documentos, etc), sites de jogos, entre outros. Sua decisão neste momento fará toda a diferença. O poder está na mão do usuário.


Quais são os problemas que mais atingem as pessoas?

* Plágio;

* Pirataria;

* Más amizades virtuais;

* Assédio digital;

* Falta de boas maneiras online;

* Limites da liberdade de expressão;

* Uso de imagens - privacidade;

* Segurança - fraude eletrônica, vírus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse lance de pirataria é um assunto muito extenso, as grandes empresas como sempre, querem RESTRINGIR O ACESSO AO CONTEÚDO e VIGIAR os INTERNAUTAS a fim de encherem seus bolsos... !!!

Anônimo disse...

É como diz o velho provérbio: "Se o cachorro entendesse de dinheiro deixaria de ser o melhor amigo do homem!"

StarGazer2112 disse...

Quem é o verdadeiro pirata ?
Quem faz download ou quem mantem monopólios midiáticos ?
O cara sentado na frente do computador ou o(s) dono(s) de uma grande gravadora sentado(s) na sua limousine ?
Qual o pior roubo, o da propriedade intelectual ou o do direito de escolha, do livre arbítrio ?

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.