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sexta-feira, 16 de março de 2012

Guilherme Canela, da Unesco, fala da importância de repensar a metodologia educacional para que a adoção das TICs seja efetiva.

Não se pode pensar nas TICs (tecnologias de informação e comunicação) sem antes preparar os educadores para lidar com essas novas ferramentas e tirar delas avanços para o ensino das novas gerações. "O aluno ter um tablet para escrever 2+2=4 não faz o menor sentido, você pode fazer isso na folha de pão", resume Guilherme Canela, assessor de comunicação e informação para o Mercosul e Chile da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para ele, o professor precisa trabalhar como um editor das informações disponíveis, para transmiti-las da melhor maneira para os alunos. Mas, para que isso aconteça, ressalta, é necessário investir em uma formação sólida não só dos docentes, mas também dos gestores educacionais. Em entrevista exclusiva ao Instituto Claro, Canela também fala da experiência com TICs em outros países, sobre a importância de as avaliações dos programas governamentais serem reformuladas e como essa tecnologia pode extrapolar os muros da escola e beneficiar não só os alunos, mas também toda a comunidade.
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