Pages

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é Assinatura Digital?

Quando um site é confiável? Os meios de saber se o conteúdo é seguro são mais simples do que se imagina.


Em tempos de desconfiança digital, o que garante que um documento ou arquivo é seguro? Esta é uma das perguntas que muitos usuários se fazem quanto à confiabilidade de arquivos da internet. Calma, o mundo virtual pode dar garantias assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam Assinaturas Digitais.

Estas assinaturas são chaves ou certificados criados apenas uma vez para cada pessoa ou empresa. Para criar um certificado digital a empresa ou pessoa deve fornecer seus dados a uma entidade homologada que recebe por criar assinaturas criptografadas para serem incorporadas a documentos e arquivos em geral. No entanto, não é qualquer entidade que pode emitir este certificado; para dar uma garantia completa aos seus visitantes e clientes você deve procurar uma entidade autorizada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Aplicação e reconhecimento

As assinaturas digitais ou certificados digitais têm várias aplicações, dentre elas assinar documentos, associar-se ao navegador do usuário, comprovando assim, a autenticidade e a idoneidade do site na hora de efetuar compras virtuais. Nesta lista também pode-se incluir a possibilidade de abrir arquivos criptografados (protegidos) que possuem uma lista de pessoas pré-determinadas com permissão para abri-los.

Este tipo de certificação virtual é mais conhecido pelo início do endereço da página. Por exemplo, um site com certificado de segurança possui uma letra a mais no comando "htt://"; é o "https://". O "s" no final é o que dá a garantia de que o site é seguro. Você pode encontrar esse início de endereço garantido em sites de bancos, lojas virtuais de confiança e outras instituições sérias.





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.