* Capacidade de comunicação: o jovem comunica muito com diferentes interlocutores em simultâneo, abandonando as formas tradicionais de comunicação, como a carta.
* Interesse pela partilha: o jovem utiliza a internet para partilhar suas emoções e a sua própria intimidade. Esta partilha emocional tornse mais importante que a partilha intelectual.
* Desejo de criar: são adeptos de construir sítios, filmes, avatares, outros mundos... utilizando ferramentas poderosas e inovadoras.
* Prazer em trocar: (música, filmes...) este prazer está relacionado com a necessidade de exprimir a sua própria personalidade.
* Habilidade para coordenar e gerir o trabalho em grupo: o aluno tem capacidade para gerir o trabalho em diferentes projetos em simultâneo e com diferentes parceiros, tal como o faz com os jogos interativos.
* Necessidade de avaliar: para se poder confiar e acreditar em quem não se conhece na internet, há a necessidade de avaliar sites de comportamentos online.
* Motivação para aprofundar a aprendizagem: o aluno, quando interessado numa temática, tem ao seu dispor um mundo de informação e recursos para explorar, o que torna a aprendizagem estimulante.
* Habilidade para pesquisar e filtrar informação essencial: habituado a aceder a muita informação ao mesmo tempo o jovem adquire esta habilidade.
* Prazer em transmitir informação: adoram reencaminhar informação e, mais uma vez, partilhar tudo o que têm.
* Capacidade de evoluir e de se adaptar: o jovem está sempre a modificar a sua forma de lidar com a tecnologia para facilitar sua vida.
(FONTE: http://www.slideshare.net/isabelcristinavale/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais-m-prensky)
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