Pages

segunda-feira, 25 de julho de 2011

5 motivos para odiar o Facebook.

Rede social tem o público brasileiro na mira, mas precisa superar algumas deficiências. Veja quais são elas.



Orkut e Facebook. Nasceram praticamente juntos, um em janeiro e o outro em fevereiro de 2004. Apesar do surgimento quase simultâneo, as duas redes sociais seguiram caminhos diferentes no que se refere ao tipo de usuário e aos motivos que o levam a optar por uma ou outra rede.


Neste artigo, queremos analisar alguns dados e também características dos usuários de cada rede, a fim de traçar motivos para esclarecer à questão: por que o usuário brasileiro não migrou para o Facebook em massa? Vamos começar a discussão!


O sucesso do Orkut no Brasil veio em curtíssimo prazo. Uma pesquisa feita pela NetPop no primeiro semestre de 2009 apontou que cerca de 35 milhões de usuários acessavam a rede, e 84% deles o fazia diariamente. De acordo com a Alexa, é o terceiro site mais acessado no Brasil.


O Facebook é a maior rede social do mundo, com 500 milhões de usuários. Mas no Brasil, o cenário é outro. Também em 2009, o Ibope Nielsen Online contabilizou pouco mais de 5 milhões de usuários para o Facebook. Apesar do número, na época, ter dobrado em cinco meses, a diferença entre as duas redes é gritante.


1. Onde eu clico?


Críticas constantes em relação ao Facebook são devidas ao layout e às dificuldades de uso do site. A navegação interna do site é um empecilho e tanto para a migração em massa. O Facebook tem um visual mais "comportado", formal. Já o Orkut é mais funcional. O sistema de troca de mensagens (Scrapbook no Orkut, Mural no Facebook) tem princípios diferentes de utilização.


Em termos de intuição e de oferecer mais recursos à mão em poucos cliques, o Orkut conseguiu agradar aos brasileiros. Baseando-se nessa facilidade, não foi difícil para o serviço da Google conquistar e, principalmente, fidelizar seu público. Além disso, durante o surgimento das duas redes, apenas o Orkut era em português.


Mas ele não está livre de críticas. As últimas mudanças no layout não agradaram a todos, e há até mesmo tendências importadas do "rival". No entanto, a situação é contornada com opções para utilizar a versão antiga da rede.


Em resumo, usuários do Orkut sabem que recursos e ferramentas chegam até ele de alguma maneira, enquanto o Facebook exige maior empenho e independência do usuário em relação à exploração de recursos, aplicativos, etc.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.