Pages

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tecnologia+conteúdos=oportunidades de ensino.

O INÍCIO


Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.




O CURRÍCULO


No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.




O FUNDAMENTAL


Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.




O ESPECÍFICO


Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.




A AMPLIAÇÃO


Para avançar no uso pedagógico das TIC's, cursos como os ofericidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.




O AUTODIDATISMO


A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento deprogramas e recursos.




A RESPONSABILIDADE


Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.




A SEGURANÇA


Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.




A PARCERIA


Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.



(FONTE: Revista Nova Escola nº 223 - Junho/Julho 2009)


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.