Pages

sábado, 7 de maio de 2011

Use a internet para crescer no trabalho.

Confira as dicas dos especialistas para turbinar sua carreira e veja como não dar bola fora nas redes de relacionamento.
**11 dicas para fazer sua carreira bombar**



1) Liste seus contatos - Pesquise quem está no seu orkut ou facebook. Separe os amigos, os parceiros de trabalho, os ex-chefes. Também vale consultar agendas antigas e adicionar quem for interessante para esse momento da sua carreira.


2) Prefira qualidade a quantidade - Pega mal convidar desconhecidos só para parecer mais popular. Explique o motivo do seu pedido e mencione amigos em comum (se eles existirem, é claro). A recepção foi calorosa? Tente marcar um encontro para se apresentar pessoalmente.


3) Organize-se - Anote todos os dados e conversas importantes com os contatos estratégicos da sua listinha. A tática ajuda a ser atenciosa em ocasiões futuras e evita que você passe vergonha, confundindo nomes ou esquecendo com quem está falando.


4) Dê uma chance aos pares - Se você se relacionar com profissionais de cargos mais altos, perderá a chance de trocar informações e, quem sabe, até de conseguir uma mãozinha para aquela tarefa que anda lhe roubando o sono todo dia.


5) Tome a iniciativa - Telefone, combine programas, aproveite as oportunidades de convivência no trabalho (participe dos happy hours, das palestras e dos cursos de atualização). Aproveite para puxar papo com quem está sozinho e ampliar sua rede.


6) Retribua - Você quer contar com o apoio do grupo em um momento de necessidade? Então esteja disponível para ajudar: esclareça dúvidas e dê sugestões de como solucionar problemas. Trara-se de um investimento de longo prazo, mas certeiro.


7) Torne-se referência - Crie um perfil no Twitter ou monte um blog, caso você se sinta capaz de produzir conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação. Essas ferramentas ajudam a atrair pessoas que se identificam com suas ideias, rendendo uma boa dose de visibilidade.


8) Conheça gente nova - Se não puder pedir para um colega apresentar aquele chefe legal dele, pesquise tudo sobre as atividades que ele desenvolve na internet. E, na hora da abordagem, comente algo que tenha lhe chamado a atenção durante uma pesquisa, mas sem parecer invasiva. Outra dica infalível é criar interesses comuns.


9) Volte a estudar - Cursos oferecem uma ótima oportunidade de conhecer gente importante na sua área e estabelecer vínculos mais fortes com quem está em pleno crescimento profissional. Aproveite!


10) Reforce sua rede - Ofereça-se para palestrar, mesmo que de graça, em associações e entidades que reúnem pessoas do seu segmento. Quando você ensina algo, inverte o jogo e faz com que os outros queiram se aproximar de você.


11) Não mendigue emprego! - Atitudes desesperadas só queimam o filme. Em vez de implorar por uma vaga, peça conselhos e espere que se ofereçam para recomendá-la. Informar a seus contatos que você saiu da empresa e que tipo de colocação está buscando não tem problema.




(FONTE: por Beatriz Levischi, Revista Ana Maria, 29 de abril de 2011)


OBS: O texto é dirigido ao público feminino, pois essa é a clientela da Revista.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.