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quarta-feira, 25 de maio de 2011

RPGeando no celular.

RPGando no celular - uma atividade interdisciplinar no ensino médio, com a utilização do celular em sala de aula.



RPG: é uma brincadeira de contar história, em cenários imaginários onde cada jogador interpreta um papel modificando um conto, podendo interagir com seus coadjuvantes interpretados pelo mestre do jogo, que também cria a ambientação, dizendo exatamente o que os personagens vêem, escutam e sentem.




Proposta de atividade:


- Criar um jogo para o celular, em que uma turma de jovens alunos do ensino médio, participem como personagens, interagindo e desenvolvendo conceitos a respeito de saúde, cidadania, sexualidade e desenvolvimento lógicos tendo como conexão jogo x realidade x o celular.


Número de participantes: 20 alunos do ensino médio e 5 professores.




Ambientações propostas:


- Um baile funk, uma rave, ou uma chopada - locais onde os personagens terão suas primeiras descobertas sexuais, e irão fazer escolhas que incidiram sobre suas vidas (amigos e inimigos, drogas e álcool, sexo sem responsabilidades);


- A casa da namorada (o) ou conversa com os pais - local onde os personagens enfrentaram os desafios da sociedade conservadora representada na forma paterna ou materna (pai severo ou mãe intransigente);


- O primeiro emprego - repartição/escritório onde os personagens irão procurar emprego enfrentando os desafios da vida de responsabilidade prematura (chefes tiranos, serviços humilhantes, preconceito ou racismo).


Tempo da atividade: 40 min.




Itens necessários para a partida:


- Uma lista com todos os números dos celulares dos participantes (alunos);


- Um saco plástico com números de 1 a 20;


- Uma sala tranquila com razoável acústica;


- Um quadro negro;


- Uma câmara de vídeo ou câmera digital.




Ideias de assuntos a serem abordados:


- Puberdade, Sexualidade, Gravidez, Racismo, Preconceito, Condutas de risco, Drogas, Violência, Responsabilidades.




Dando início a partida...


Em um barzinho dois amigos conversam e falam sobre as garotas da escola (neste momento um professor retira dois números da sacola e avisa com mensagens de texto quais os personagens e quem os fará); um jogador chega com o amigo e se senta a mesa; do outro lado da rua duas colegas de classe passam em direção ao baile, uma negra e uma loirinha (deixa para desenvolvimento); os amigos decidem tirar a virgindade das colegas naquela baile, então bebem para tomar coragem e sobem o morro...




Aluno: Domicio de Souto Junior








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