Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Respeite seu público... Utilize apenas filmes adequados à faixa etária de seus alunos.

Questão bastante delicada esta da seleção de filmes adequados à faixa etária dos alunos com os quais trabalhamos. Fácil de resolver se atentarmos à indicação etária dos filmes contida nas embalagens dos DVDs ou das fitas VHS. Difícil na cabeça de alguns professores, que não veem nada de mais problemático naquela comédia, drama, épico ou policial... Há, apenas, uma cena de nudez, algumas referências ao sexo, agressões ou uso de drogas apresentadas de forma bastante sutil e moderada...
Usar filmes não indicados, ainda que pensemos que não há nada ofensivo demais aos nossos alunos a não ser uma ou outra cena, pode causar problemas jurídicos para o professor, os coordenadores e diretores e para a imagem da escola. Já recebi e-mails de professores comentando que haviam passado filmes inadequados para determinadas faixas etárias e como isso ocasionou grande revolta dos pais e até mesmo ações na justiça contra estes profissionais.
Entre os últimos relatos dessa natureza me recordo de uma escola em que o filme "Tropa de Elite", cuja recomendação explícita na capa do DVD recomenda o filme apenas para maiores de 16 anos, foi para alunos da 5ª série (ou 6º ano) do Ensino Fundamental. Minha filha está nessa etapa dos estudos e não permitimos em minha casa que nem ela, nem seu irmão, pudessem assistir esta ótima (porém violenta) produção nacional.
A partir de meus filhos escuto relatos de que colegas de escola já assistiram esse e outros filmes bastante atrozes (como, por exemplo, a sequência de terror "Jogos Mortais"). Não na escola, em seus lares, com a anuência de seus pais. Nós professores não temos como intervir nisso, apenas opinar, sugerir e orientar os progenitores para que respeitem as indicações etárias dos DVDs que alugam.
Mas, na escola, o nosso compromisso profissional deve ser o de prezar pela formação integral, plena e adequada de nossos pupilos. Nesse sentido, ao passar filmes, o professor deve preocupar-se em apresentar filmes adequados à faixa etária dos estudantes, pois isto certamente constitui uma demonstração de respeito ao público com o qual está lidando...
Obs: Se o filme indicar 12 anos como faixa etária adequada e seus alunos tiverem 11 anos de idade, não passe. Apesar da proximidade, há algum elemento na produção que pode ser ofensivo e que, certamente, trará contraindicações, não apenas para os estudantes, mas também para você e seus colegas de trabalho...






- Por João Luis de Almeida Machado -

(FONTE: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1415)

1 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Cledenir!
Já fui aluno e hoje vejo os meus filhos se empolgarem assim como eu me empolgava quando um professor aparecia com uma novidade fora da sala de aula!
Sucesso na profissão e colha bons dias!
Convido para que leia e comente meu texto “Punhos do medo – o toque da morte” no http://jefhcardoso.blogspot.com Espero que curta. Valeu!

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.