Pages

sexta-feira, 18 de março de 2011

Algumas maneiras de diminuir o cansaço visual devido ao uso do PC.



**Tire o estresse da sua cabeça.


Se você passa muito tempo na frente do computador, esfrega constantemente os olhos e sente-se incomodado de ficar na frente da máquina, você pode estar sofrendo de Síndrome de Visão de Computador (Computer Vision Syndrome - CVS, em inglês), cujos principais sintomas são:

- Queimação nas vistas;

- Olhos secos e cansados;

- Dores de cabeça;

- Dores no pescoço;

- Visão embaçada.

A CVS é mais comumente conhecida como cansaço visual ou eyestrain (fadiga ocular), e é um mal causado por uso excessivo, ou abusivo, de monitores de computador, iluminação de má qualidade e outros fatores ambientais. Desconforto físico persistente é outro sintoma.

O Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (National Institute for Occupational Safety and Health - NIOSH, em inglês), descobriu que 75% dos usuários de computador avaliados "relataram queimações ou dores nos olhos durante o trabalho", enquanto que outros "39% relataram visão embaçada".

De acordo com a Clínica Mayo, a CVS acontece pelo longo tempo passado pelos usuários em frente ao computador. Entretanto, existem alguns hábitos que podem aliviar a rotina de estresse visual. Confira algumas dicas para acabar com a CVS:


1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.

2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.

3. Sugere-se separar trabalhos auxiliares para realizar durante estas pausas.

4. São muito proveitosos exercícios de alongamento com movimentos próprios para execução em ambiente de escritório.

5. Iluminações e brilhos que emanam de trás do monitor entram em contato direto com os olhos. Se houver opção, o mais recomendável é usar lâmpadas de mesa que fiquem em qualquer dos lados da área de trabalho. O monitor produz sua própria luz, de modo que o usuário apenas necessita ajustar a luz indireta ao redor de si.

6. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.

7. Evite trabalhar em locais demasiados escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.