Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A consequência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
Mas o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?
Neste caso, o professor não pode desanimar ou acomodar com aulas apenas de giz e quadro, a não ser que a escola exija. Há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.
O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.
O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
14 comentários:
Concordo com a professora Sabrina, já estamos vivenciando em nossas escolas a indisciplina resultante da desmotivação, pois os professores continuam dando aulas como há vinte anos atrás, ou mais, ou seja, tudo muda a todo momento e a sala de aula continua sem atualizar-se, isso é comodismo, com tanta tecnologia.
Claudia Fagundes
A professora Sabrina esta correta em suas colocações,porém para utilizarmos as tecnologias há necessidade de conhecê-las. Acredito ser mais um desafio aos professores.
Nilza Pedrolo Silveira
Com tanta evolução, não podemos continuar vivendo como na era dos dinossauros, muito menos trabalhando como tal. É necessário apresentar aulas mais atrativas para incentivarmos nossos alunos ao compromisso do estudo, coisa que hoje parece estar "fora de moda". Se o profesor e a Escola não entrarem na Nova Era da tecnologia, perderemos nossos jovens por coisas que estes julguem mais interessantes e que lhes deem mais prazer.
Katia
Concordo em parte com a autora do texto, quando temos um ambiente de trabalho que nos propicie utilizar inovações ou momentos de diversificação do nosso trabalho os resultados serão positivo. Porem devemos compreender estes momentos como ocasiões de dialogo e comprometimento entre professor e alunos.
Vitor Pereira Rodrigues
16-07-10
As teconlogias são fundamentais para nossas aulas, pois não existe estudo sem qualquer que seja tecnologia. Não podemos sermos transformadores de um mundo sem nos atualizarmos! Andréia
Concordo com a professora Sabrina, precisamos modificar nossa forma de trabalhar para que nossos alunos não se sintam desmotivados a trabalharem pois hoje já é realidade essa desmotivação e a falta de interesse pelas aulas desenvolvidas de forma tradicional precisamos nos atualizarmos e sabermos que a tecnologia está presente nas nossas vidas e que precisamos fazer parte dela o mais depressa possível.
Fatima Pedroso
O texto fala de uma realidade que estamos vivendo. Com certeza, hoje não podemos buscar culpados. Mas as pessoas os profissionais são diferentes, formação, ideologias, etc.; os que acreditam na educação, aqueles que estão por estar, que graças a DEUS, são uma minoria. Mas a grande maioria, que eu me incluo, são comprometidos e portanto, criativos em suas aulas.DILAH
Concordo com o texto, pois não estamos preparados para uma evolução tão galopante e nossos alunos buscam novas tecnicas de aprendizagem, que não seja só o quadro e o gis, para isso precisamos nos desacomodar e buscar as novas tecnologias para dentro da sala de aula. Maria Olga
Concordo em parte com a posição da colega.
Dizer que professores tem que ter criatividade e improviso, nesse caso não me agrada.
Temos que ter condições de trabalho buscar, exigir o que nos cabe.
Cada dia mais vemos através dos meios de comunicação que existem investimentos na educação e muitas vezes, ocorrem problemas de gestão e não de investimentos.
Ficar alertas aos programas do governo e cobrar a implantação destes deve ser tarefa nossa. Deixemos a criatividade e improviso para outros momentos.
Helenice
Concordo com o artigo, o professor precisa saber utilizar as tecnologias para proporcionar aos alunos o conhecimento através de formas variadas e intrigantes ao aluno. claudia
É preciso que o uso destas modernas tecnologias sejam compreendidas pelo professor como um meio auxiliar para o desenvolvimento das aulas, transforma-las em um ambiente agradável, onde a indisciplina e o desinteresse serão cada vez menores. valtair
Concordo com as colocações feitas pela professora,que as tecnologias trazem vários beneficios para nossa vida escolar e nos professores devemos nos atualizar.
Lurdes Rieta.
comcordo com a autora do texto quando fala que devemos usar as tecnologias na educação, mas para isso os professores precisam atualizar-se e também ter apoio da direção da escola.
Hedoir
Concordo com a autora do texto "Tecnologias na sala de aula",pois ,além de defender o uso das tecnologias para motivar os alunos,ela dá várias sugestões de como fazer,mas percebo que a "Escola" é muito conservadora, temos dificuldades para nos adaptar e aceitar mudanças. Aninha
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.