Há pessoas que não conseguem separar o mundo real, da fantasia, da persuasão e vão se envolvendo neste mundo de criatividade e imaginação, pensando que quanto mais comprarem, mais felizes serão.
Os meios de comunicação usam meios cada vez mais criativos para persuadir o interlocutor a comprar, estes mexem com os sentimentos, pois vem de encontro com as aspirações, com o mundo de regalias almejado.
Uma propaganda bem formulada, ou uma vitrine bem organizada, ajudam e motivam as pessoas a comprar o que não tinha necessidade e nem intenção.
Para analisar uma propaganda publicitária com os alunos, pode-se questionar os seguintes itens:
- Para que serve a propaganda de um produto?
- Qual o destinatário mais importante da mensagem?
- Quem da família é um possível consumidor do produto?
- É um produto de necessidade básica, ou é supérfluo?
- Qual a utilidade do produto?
- O que significam as cores usadas nas imagens?
- O que mais chama a atenção, o texto (falado ou escrito) ou a imagem? Por quê?
- Qual elemento faz a persuasão, convence a comprar o produto?
- A intenção é anunciar uma marca ou um produto?
(FONTE: http://diaadiaeducacao.pr.gov.br)
1 comentários:
Muito Bom..
Se puder ajudar a divulgar tenho um trabalho parecido.
http://propagandaerrada.zip.net/
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.