Pages

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O buraco no muro.


Uma experiência muito bem sucedida de inclusão digital na Índia, que vale a pena conhecer.

Na Índia, são sobretudo os estudantes das escolas urbanas que têm acesso à Internet. GAUTAM SINGH/APO Ladahk é uma região remota, situada noNorte da índia, no estado de Jamu e Caxemira. Há quem lhe chame Pequeno Tibete.

Foi numa aldeia perdida na paisagem inóspita do Ladahk, onde os cabos de electricidade não chegam e é preciso recorrer à energia solar, que a equipa de Sugata Mitra, professor da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, montou uma das suas “estações de aprendizagem” – edifícios equipados com computadores e ligação à Internet. Depois de o edifício estar pronto e os computadores instalados, o trabalho está feito. O resto é tarefa para as crianças, que, como Sugata Mitratem vindo a comprovar nos últimos anos, aprendem sozinhas a utilizar o computador e a navegar dos confins da Índia para o resto do mundo.

A idéia de que basta o acesso aos meios para que as pessoas consigam aprender a usar a tecnologia surgiu a Mitra logo em 1982, e no final da década, ao observar o comportamento das crianças (incluindo os próprios filhos), reparou que estas aprendiam muito facilmente a trabalhar com as novas tecnologias.

Foi, contudo, apenas em 1999 que resolveu pôr o conceito em prática. Mitra, que foi entretanto distinguido várias vezes pelo seu trabalho na redução do fosso digital, trabalhava então no NIIT(um dos prestigiados institutos de tecnologia da Índia). O instituto estava separado por um muro de um bairro pobre de Nova Deli. O cientista fez um buraco no muro e instalou, virado para o exterior, um computador com ligação à Internet. A novidade atraiu sobretudo a atenção das crianças, que conseguiram rapidamente aprender os rudimentos da utilização de um computador. Com a ajuda de um vídeo que documenta esta primeira experiência, Mitra mostrou quinta-feira na Lift07 (uma conferência em Genebra, na Suíça, sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade) como as crianças se juntaram em grupos e ensinaram umas às outras a navegar na Internet. A experiência em Nova Deli serviu de ponto de partida para um projeto chamado Holein the Wall (Buraco no Muro). Mitra instalou computadores noutras cidades e os resultados eram sempre positivos.


Assista o vídeo pelo link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.