**WebGincana (WG) é um modelo de organização de informações para usos estruturados de recursos da Internet em educação.
**As WebGincanas colocam desafios de busca de informações e dados na Internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos selecionados para a atividade.
**Porém, em vez de restringirem-se apenas à busca de informações em recursos web, o modelo WebGincana procura também apresentar aos alunos missões que decorrem de alguns conteúdos investigados.
**Tal inovação pretende dar ao modelo uma dinâmica
característica dos aspectos lúdicos das gincanas em geral.
Uma WebGincana bem planejada é um trabalho didático que procura concretizar os seguintes fins educacionais:
1. Capacitar os alunos a fazer leituras rápidas, mais atentas, de textos que podemconter alguma informação de interesse imediato.
2. Aguçar a curiosidade para um assunto que começa a ser abordado no programa de estudos.
3. Proporcionar uso sistemático e bem estruturado de recursos da Internet.
4. Modernizar modos de fazer educação.
5. Incentivar a pesquisa.
6. Promover trabalho cooperativo de aprendizagem.
7. Promover usos educacionais da Internet.
8. Evitar o recorte-e-cola.
9. Articular estudos no computador com atividades diversificadas de uso das informações.
10. Fortalecer o espírito de equipe.
11. Proporcionar aos professors um caminho simples de utilização de computadores para fins de aprendizagem.
No slide abaixo, um exemplo de WebGincana.