Pages

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O uso pedagógico da Internet.


A Internet é um meio que poderá conduzir-nos a uma crescente homogeneização da cultura de forma geral e é, ainda, um canal de construção do conhecimento a partir da transformação das informações pelos alunos e professores.

As redes eletrônicas estão estabelecendo novas formas de comunicação e de interação onde a troca de idéias grupais, essencialmente interativa, não leva em consideração as distâncias físicas e temporais. A vantagem é que as redes trabalham com grande volume de armazenamento de dados e transportam grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos.

Os professores estão sendo convocados para entrar neste novo processo de ensino e aprendizagem, nesta nova cultura educacional, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de idéias e ideais em projetos colaborativos.

O uso da Internet na sala de aula

Veja só os doze aspectos da utilização da Internet que podem trazer ganhos pedagógicos, segundo Sanmya Feitosa Tajra em seu livro Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas Para o Professor da Atualidade (Editora Érica):

 
1. Acessibilidade a fontes diversas de assuntos para pesquisas.

 
2. Páginas educacionais específicas para a pesquisa escolar.

 
3. Páginas para busca de softwares.

 
4. Comunicação e interação com outras escolas.

 
5. Estímulo para pesquisar a partir de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade dos próprios alunos.

 
6. Desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização.

 
7. Estímulo à escrita e à leitura.

 
8. Estímulo à curiosidade.

 
9. Estímulo ao raciocínio lógico.

 
10. Desenvolvimento da autonomia.

 
11. Aprendizado individualizado.

 
12. Troca de experiências entre professores, entre alunos e entre professores e alunos.

Criando arquivos PDF.


O PDFCreator é uma ferramenta para criar documentos pdf a partir de qualquer programa.

Ele simula uma impressora virtual, e todos os documentos impressos nela são automaticamente convertidos para PDF.

Você instala o software em seu computador que será visto como uma impressora virtual pelo Windows.

Por exemplo, para gerar um arquivo PDF a partir de uma planilha do Excel, deve abrir a planilha no Excel, ativar a opção imprimir e escolher a “impressora” PDF e salvar o documento.

PDF=> "Portable Document Format": Formato de Documentos Portável

Faça o download pelo site www.baixaki.com.br

Campus Party Brasil – Uma porta para o conhecimento digital.


Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.

Blogs.


Estudo afirma que dois em cada dez estudantes paulistas têm blogs ou páginas na web.

Entre os diversos recursos tecnológicos destacam se internet, celular, televisão e videogame etc. A pesquisa ainda aponta que, dois em cada dez têm blog ou página na web.

A constatação é do estudo: “A Geração Interativa na Ibero-América” realizado pelo programa EducaRede, que foi divulgado pela Fundação Telefônica.

A pesquisa feita com 25,4 mil estudantes de seis a 18 anos de escolas públicas e privadas do Brasil Argentina, Chile Colômbia, México, Peru e Venezuela, mostra que os brasileiros não apenas navegam na web, como também produzem algum tipo de conteúdo na internet.

No entanto, o universo de amostragem do Brasil está limitado ao Estado de São Paulo, no qual 4,2 mil estudantes participaram do estudo. Dos entrevistados, 790 tinha idade entre seis e nove anos e 3,4 entre dez e dezesseis anos.

O resultado da pesquisa mostra que, 72% dos alunos declaram gostar de se comunicar pela ferramenta Messenger, sendo que 50% deles afirmaram que se conectam sempre que possível.

De cada dez jovens, seis estudantes brasileiros acessam a internet em lan houses; num grupo de dez alunos brasileiros, dois deles são considerados heavy users de videogame, já que gastam mais de duas horas diárias jogando.

Embora os estudantes tenham esse desenvolvimento tecnológico, o relatório informa que 46% dos participantes confirmaram que não possuem qualquer tipo de acompanhamento de pais e professores durante a navegação na internet.

O resultado é que um em cada dois estudantes brasileiros diz que nenhum professor utiliza a web para explicar matéria ou sequer estimula o uso da rede.

A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2007 a junho de 2008. Embora o universo estudado seja a América Latina. O estudo foi coordenado pelos pesquisadores Xavier Bringué Sala e Charo Sádaba Chalezquer, da Universidade de Navarra (Espanha).

Texto retirado do site

Acessibilidade: O que é o Leitor de Tela?


O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário.

As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela Internet, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela.

FileSocial – compartilhe arquivos no Twitter.


FileSocial permite que você compartilhe qualquer tipo de arquivo no Twitter. Tudo que você tem a fazer é entrar o login e senha do Twitter, escrever o texto e anexar o arquivo (no máximo 20 Mb) que você deseja compartilhar. Automaticamente seu Twitter exibirá um “tweet” com sua mensagem e um link para o arquivo. Essa ferramenta aumenta, em muito, a utilização do Twitter como ferramenta educacional e de divulgação.

HQ como recurso motivador para o processo de ensino\aprendizagem.


A história em quadrinho é um excelente recurso motivador para o processo de ensino\aprendizagem de alunos surdos.

Através da HQ é possível a criação de um diálogo escrito e de imagens representativas desse diálogo.

O pixton é um recurso online gratuito para criar HQs, a professora Neiva de Aquino experimentou a ferramenta e acredita ser uma grande aliada no ensino de português como L2, por alunos surdos.

Vale a pena experimentar.

Acesse o site http://pixton.com/br/
Preencha o formulário, em seguida você receberá um email, para confirmar o cadastro.

Você pode criar várias HQs e compartilhar com seus amigos.

Acesse o blog da professora para conhecer melhor o seu trabalho de português por alunos surdos. http://ensinodeportuguesparasurdos.blogspot.com/

Coleção de sites favoritos on line e rede social.



Você navega na web e descobre um monte de sites legais. Você guarda o endereço nos favoritos, mas não adianta muito quando estiver viajando ou usando outra máquina. Isso tem solução:

Crie uma conta no Delicious. Trata-se de um site que armazena e compartilha listas de favoritos. Assim, além de ter os seus links à mão em qualquer máquina conectada à internet, você também pode descobrir sites incríveis nas coleções de favoritos dos outros.

Delicious é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. É um serviço on line por meio do qual você pode adicionar e pesquisar bookmarks (sites selecionados) sobre qualquer assunto.

Funciona como rede social porque você pode assinar as páginas Delicious de seus amigos, e compartilhar com eles seus sites preferidos.

Em inglês esse tipo de site é chamado de social bookmarks.

Vá ao site (https://secure.delicious.com/register) e crie uma conta pessoal. No processo, você vai instalar dois botões de links em seu browser: Post to Del.icio.us e My Del.icio.us. O primeiro permite que você visite um site e facilmente o inclua entre os favoritos.

O outro abre a lista de links já armazenados.

Crianças que usam SMS falam e leem melhor, diz estudo.


Um estudo publicado pela British Academy afirma que crianças que usam mensagens de texto SMS em celulares (ou "texting") leem e falam melhor que as demais. Publicado na quarta-feira (20), o estudo diz que pais e professores devem estimular a prática como forma de melhorar a atenção fonoaudiológica das crianças.

Segundo o jornal inglês "The Independent", boa parte das crianças que escrevem abreviações de palavras dominam a forma de pronunciá-las corretamente. Pesquisadores também notaram um aumento de atenção quando algumas palavras rimavam com outras.

No entanto, os pesquisadores não conseguiram detectar qualquer sinal de que a frequência de texting tem efeito na habilidade de escrever dentro das normas corretas da língua inglesa. Eles chegaram apenas à conclusão de que usuários frequentes eram mais propensos a ter altas avaliações em testes de fluência verbal.

A pesquisa, conduzida entre um grupo de crianças entre oito e 12 anos, concluiu que os usuários mais regulares de SMS eram os que tinham menos problemas em ler e falar em sala de aula. O aumento do uso desse tipo de comunicação gerou opiniões de que o texting estaria destruindo as linguagens.

Professores também constatam o crescimento do uso de linguagens comprimidas, características de SMS, em provas e exames. "Estudamos esta área, inicialmente, para ver se havia alguma evidência de associação entre o uso do texto abreviado e a alfabetização, após o retrato negativo da atividade na mídia", disse Clare Wood, especialista em desenvolvimento psicológico da Universidade Coventry.

"Ficamos surpresos em ver que não apenas a associação era forte, mas que o uso de mensagens de texto auxilia no desenvolvimento de habilidades fonoaudiológicas e da capacidade de leitura em crianças", disse ela.

ebaH!



Essa é uma boa dica para alunos e professores que querem enviar arquivos com material das aulas sem precisar ficar trocando e-mails. O site ebaH é a primeira rede social brasileira criada para o compartilhamento de conteúdo entre universitários. Com mais de 700 mil usuários cadastrados de diversas universidades de todo o País, o ebaH foi criado em 2006 por dois alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o intuito de reduzir os custos com as infinitas fotocópias que os professores disponibilizavam nas aulas.

No site é possível criar um perfil, participar de comunidades do curso ou da faculdade, trocar informações com professores cadastrados e baixar ou fazer upload de arquivos como slides de aulas, apostilas e exercícios resolvidos. Além disso, é possível participar de discussões nos fóruns, formar grupos de estudo e buscar pessoas com o mesmo interesse acadêmico.

O ebaH é gratuito e aberto a qualquer usuário, para se tornar membro basta acessar www.ebaH.com.br

Como extrair o audio de um vídeo?


Semana passada estava procurando uma música bem bonita para um projeto de criação de um DVD para o dia das mães. No site youtube, encontrei várias músicas lindas, mas com aquelas imagens carregadas, tentei extrair a musica do vídeo usando o vlc só que não ficou legal, então, resolvi pesquisar um aplicativo gratuito para ripar a música do vídeo.

Encontrei algumas sugestões, mas gostei mesmo foi do "YouTube to MP3 Converter", super leve e fácil de usar .

Basta você copiar a URL e colar na caixa acima, escolher uma pasta para salvar o arquivo de áudio e selecionar o formato.

Jogos educativos para surdos.


O site multi-trilhas é um material educativo, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD e teve a parceria do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro.

O site foi desenvolvido no ano de 2007, oferecendo várias atividades:

- Liga-pontos

- Relacione

- Quebra-cabeça e Desenho livre.

Jogo online do Roda a Roda.




Versão online do jogo do programa Roda a Roda do Silvio Santos.

Achei bem interessante o jogo...

Primeiro leia as instruções COMO JOGAR.

Transforme slides de Power Point em imagens.


Você recebeu uma apresentação de Power Point com fotos belíssimas e quer transformá-las em arquivos de imagem? Ou quer utilizar um slide de gráfico, por exemplo, para ilustrar outro trabalho? A tarefa é bastante simples. Siga os passos abaixo:

1) Abra o arquivo da apresentação no Power Point;

2) Se você deseja converter somente um slide, selecione-o;

3) No menu Arquivo, selecione a opção Salvar como...;

4) No campo Salvar como tipo:, selecione o formato de arquivo de imagem desejado. Recomendados JPG para fotos ou GIF para ilustrações;

5) Se desejar, altere o nome do arquivo e a pasta na qual a(s) imagem(ns) serão gravadas;

6) Clique no botão Salvar;

7) Na janela seguinte, informe ao programa se você deseja salvar "Todos os slides" ou "Somente o slide atual";

Pronto: a conversão dos slides em arquivos de imagem foi concluída.

Portais para professores.


Encontrei alguns portais para que você, professor, possa fazer bom uso com seus alunos.

Vale a pena experimentar.

- SóQ - Portal de Química - www.soq.com.br/

- Só Português - Portal da Língua Portuguesa - www.soportugues.com.br/

- Pedagogia.com.br - Só Pedagogia - www.pedagogia.com.br/

- Só Matemática - Portal Matemático - www.somatematica.com.br/

- Só Língua Inglesa - Inglês On-line - www.solinguainglesa.com.br/

- Só História - O seu portal de História - www.sohistoria.com.br/

- Só Geografia - Portal Geográfico - www.sogeografia.com.br/

- Só Física - Física On-line - www.sofisica.com.br/

- Só Filosofia - Filosofia.com.br - - www.filosofia.com.br/

- Só Espanhol - Língua Espanhola On-line - www.soespanhol.com.br/

- Só Biologia - Portal de Biologia e Ciências - www.sobiologia.com.br/

- Só Literatura - Portal de Literatura - www.soliteratura.com.br/

MAIS – Serviços e Recursos Educacionais de Matemática.


A MAIS mantém um repositório de recursos educacionais (objetos de aprendizagem) multimídia livres para uso de estudantes e professores de Matemática.

No site estão disponíveis recursos multimídia gratuitamente para uso do professor e do estudante de Matemática, especialmente do Ensino Médio. São áudios, vídeos, softwares, textos e experimentos práticos, além de planos de aula utilizando tais recursos.



Números, Lógica e Conjuntos

Razão, proporção e semelhança

Função afim

Função quadrática

Função exponencial

Logaritmos

Progressões aritmética e geométrica

Geometria Plana

Trigonometria

Geometria Analítica

Matrizes, Determinantes e Sistemas lineares

Geometria Espacial

Análise Combinatória

Probabilidade

Estatística

Tópicos especiais (como Números complexos, Polinômios, Criptografia, Grafos, Grupos, etc)

Matemática financeira

Aplicações de Matemática a outras ciências.

Acesse em www.mais.mat.br/

EduHQ.


Nesse site você pode ensinar seus alunos de forma divertida...

O site disponibiliza tirinhas de todos os componentes curriculares.

Curso gratuito de aprendizagem em Projetos.


Público Alvo: Professores do ensino básico, fundamental e superior com conhecimento intermediário em tecnologia.

Módulo 1: Visão Geral dos Projetos

Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características que estes projetos têm em comum.

Módulo 2: Concepção do Projeto

Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.

Módulo 3: Avaliação

Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.

Módulo 4: Planejamento de Projeto

Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.

Módulo 5: Orientações de Aprendizagem

Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades como colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.

Facebook para Educadores.


O Facebook na sala de aula.

"Em nossas conversas com professores, muitos disseram que estão buscando maneiras de entender melhor os novos estilos de aprendizagem digital dos alunos. Os educadores também expressaram que estão interessados em aprender a integrar o Facebook em seus planos de ensino para enriquecer a experiência educacional dos alunos, aumentar a relevância do conteúdo e incentivar a colaboração efetiva dos alunos com seus colegas.

O Facebook pode fornecer aos alunos a oportunidade de apresentar suas ideias, conduzir discussões on-line e colaborar de forma efetiva. Além disso, o Facebook pode ajudar você, como educador, a se familiarizar com os estilos de aprendizagem digital dos seus alunos. Por exemplo, isso pode facilitar a colaboração entre os alunos e fornecer maneiras inovadoras para você envolver os alunos em sua matéria.

Também acreditamos que o Facebook pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a se conectar aos seus colegas, compartilhar conteúdo educativo e melhorar a comunicação entre professores, pais e alunos."

Faça o download do guia completo em português acessando o site do guia http://pt.calameo.com/read/000845107690239ee92ee

  Nesse endereço é obrigatório fazer um cadastro para baixar o arquivo.  

Tabela periódica interativa.


Muito interessante a tabela periódica interativa, ótima para quem ainda não domina o conhecimento sobre Química. Ao clicar sobre um elemento químico abrirá acima da tabela um cubo contendo informações adicionais como imagem, vídeo. etc...

Basta clicar no link http://www.invivo.fiocruz.br/tabela para acessar a tabela.

Software Luz do saber para educação infantil e Eja.


O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização infantil e de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada.

Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.


FONTE: http://projetoinfo.blogspot.com.br/