Qual a frequência com que
você checa suas redes sociais? Uma pesquisa realizada na Alemanha, divulgada
pela da Booth School of Business, da Universidade Chicago, mostra que se
atualizar sobre o que acontece no Facebook, Twitter ou Pinterest é uma das
tentações mais difíceis de se resistir, no mesmo nível do cigarro e do sexo.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Redes sociais podem ser tão viciantes quanto sexo e cigarros.
Veja ferramentas para proteger sua conta e a de seu filho no Facebook.
Aplicativos gratuitos
vasculham seu mural e feed no Twitter e avisam caso algum app esteja postando
sem você saber ou em caso de conteúdo perigoso
O "oversharing"
(compartilhar e postar em excesso) tornou-se normal em nosso mundo obcecado com
as mídias sociais. Ainda assim, há uma grande diferença entre fotos embaraçosas
no Facebook e tuitar sobre a novela, e divulgar informações privadas críticas
para a Internet em geral.
Conhecer suas
configurações de privacidade de mídia social pode certamente manter seus dados
mais seguros, mas uma série de aplicativos e serviços podem ajudar também.
Vamos falar de dois tipos
de aplicativos de segurança para redes sociais. O primeiro pode alertar você e
seus amigos sobre mensagens maliciosas, comentários, links e outros truques que
são usados para espalhar vírus, phishing e malware. O segundo tipo é projetado
para manter o controle sobre seus filhos. Essas ferramentas podem alertá-lo
para qualquer comunicação ou conteúdo potencialmente perigoso na página de seu
filho no Facebook.
Continue lendo em
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/05/veja-ferramentas-para-proteger-sua-conta-e-a-de-seu-filho-no-facebook/
O que fazer quando o notebook não se conecta à internet?
O leitor Renan entrou em
contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com seu notebook da marca
Acer: ele não consegue conectar o PC à rede de internet sem fio de sua casa.
Uma mensagem que informa que o “Windows não pode se conectar” aparece sempre
que tenta navegar na web com o Internet Explorer.
Se tiver alguma dúvida
sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode
ser respondida.
Apesar de se tratar de
uma dúvida para computador específico, a resposta pode ajudar usuários de
outras marcas de PC (considerando que cada fabricante tem seus próprios
drivers).
De acordo com o suporte
da fabricante, vários motivos que podem causar o problema. Os dois mais comuns
seriam a falta de algum driver no computador ou a chave wireless (que habilita
e desabilita o suporte à rede sem fio) estar desligada.
Para ligar a chave
wireless, deve-se procurar um botão que contenha o ícone de rede sem fio no
equipamento e acioná-lo. Em diversos modelos Acer, o ícone costuma ficar na
tecla F3, como no modelo abaixo.
Continue lendo em
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/09/duvida-de-leitor-o-que-fazer-quando-o-notebook-nao-se-conecta-a-internet.htm
Marcadores:
Computador,
Informática,
Tecnologia
O que o Facebook representa para a sociedade?
Na quinta-feira da semana
passada, dia 4, o Facebook atingiu um patamar colossal ao se tornar uma rede
que reúne 1 bilhão de internautas no mundo. Isso significa que uma a cada sete
pessoas do planeta possui conta no site, ou seja, um sétimo da população da
Terra pode ser considerado cliente de Mark Zuckerberg. É um tremendo status
para um serviço que começou há menos de dez anos, afinal, o Facebook conseguiu
reunir gostos, hábitos e preferências de toda essa multidão.
Continue lendo em
10 motivos pelos quais o PC Desktop irá viver para sempre.
Tablets, smartphones e
notebooks podem ser cada vez mais populares, mas sempre haverá uma razão para
ter um desktop por perto.
Steve Jobs atiçou a
curiosidade dos consumidores quando anunciou o iPad e declarou que a “era
Pós-PC” havia começado. E agora, com o iminente lançado dos tablets com Windows
8 - aparelhos portáteis rodando versões do Office otimizadas para o toque -
pode até parecer que talvez o mundo consiga realmente viver sem computadores
desktop.
É uma proposta
intrigante, mas não conte na morte do PC pelas mãos dos dispositivos móveis tão
cedo. Embora eles sejam convenientes quando você está tentando trabalhar “na
estrada”, não são nem de longe tão convenientes quanto um desktop quando você
está tentando fazer trabalho sério em um ambiente de escritório.
Seu smartphone, tablet ou
mesmo ultrabook podem caber no bolso ou na mochila, mas todos esses aparelhos
são cheios de limitações, seja o poder de processamento, tamanho da tela ou um
preço muito alto.
Não, meus amigos. Ainda
não vivemos no tal “mundo pós-PC”. Mas se você ainda não está convencido, aqui
estão dez motivos para não desistir de seu desktop tão cedo.
1) Desktops são baratos
Desktops são mais baratos
que os notebooks, tanto quando você os compra novos quanto na hora de fazer
reparos. Há alguns motivos para isso, mas o principal é que os componentes dos
dispositivos móveis são mais caros porque são menores, e um extenso (e caro)
esforço de engenharia é necessário para fazer com que eles caibam dentro de um
notebook, tablet ou smartphone.
Componentes para desktops
não precisam ser tão pequenos nem se encaixar precisamente como as peças de um
quebra-cabeças, porque um típico gabinete torre é muito mais espaçoso do que
mesmo o maior dos notebooks.
Continue lendo em
Estudo volta a associar jogos e violência.
Uma nova pesquisa, publicada pela Universidade
Brock, no Canadá, voltou a associar os jogos com o comportamento violento de
adolescentes. De acordo com o artigo científico, intitulado “Developmental
Psychology”, jovens que utilizaram games violentos apresentaram comportamento
mais agressivo durante um período de quatro anos.
O estudo avaliou os diários de 1500 estudantes –
entre homens e mulheres com idades entre 14 e 18 anos – onde estavam anotadas
todas as ocorrências violentas, como discussões com amigos e parentes ou
agressões físicas. A conclusão foi que aqueles que costumam usufruir de títulos
violentos apresentaram mais casos do que aqueles que não jogaram esse tipo de
game.
A Universidade Brock não levou em conta elementos
externos como possíveis usos de substâncias ilícitas ou a exposição a outras
peças de mídia, como filmes ou seriados. Ainda assim, o video game foi
considerado como o principal fator de incentivo ao comportamento violento entre
os jovens que participaram da pesquisa.
Marcadores:
Games,
Informação.,
jogos
WinRAR.
O WinRAR é um dos mais
conhecidos e eficientes compactadores disponíveis, tendo como principal
destaque a compatibilidade com diversos formatos. Além disso, ao utilizar o
programa você tem mais espaço disponível para armazenar diferentes tipos de
arquivos em seu computador – afinal, documentos compactados ocupam bem menos
espaço na máquina.
O programa também se
destaca quando o assunto é velocidade e eficiência de compactação. Além da
descompactação, que está 30% mais rápida em relação às versões anteriores, o
aplicativo inclui recursos que o tornam cada vez melhor do que o WinZip, seu principal concorrente.
Isso sem deixar de lado
os usuários que ainda não estão acostumados com sua tecnologia, fornecendo
dicas e tutoriais que auxiliam durante o uso de qualquer uma de suas funções.
Entre os formatos compatíveis com o programa estão o ZIP, RAR, ACE, BZ2, JAR,
LZH, 7Z, TAR e diversos outros.
A principal novidade da
versão mais recente do programa é o novo método de trabalho com a extensão ISO,
que facilita a manipulação de arquivos muito grandes, caso dos filmes no
formato Blu-ray.
Outras tarefas
Apesar de contar com
limitações de uso para quem não possui a licença, o WinRAR permite que você
insira senhas de proteção para seus arquivos, seja durante a compactação ou
descompactação. Você pode, inclusive, usar senhas diferentes para as duas
tarefas, deixando o arquivo ainda mais seguro.
O suporte Unicode do
WinRAR também melhorou, fazendo com que o processo de nomeação de arquivos em
idiomas que não o inglês aconteça sem maiores problemas. Os caracteres com
acento, por exemplo, podem ser visualizados corretamente em menus de contexto
no Explorer, sem que os erros insistam em aparecer em caracteres diferenciados.
Mais
integração com o Windows 7
O programa ainda limita a
criação para os volumes FAT e FAT32, que não suportam arquivos maiores de 4 GB.
Agora, o WinRAR detecta automaticamente a formatação do arquivo antes de
iniciar o processo, economizando um tempo precioso caso o sistema não suporte o
tamanho do arquivo em questão.
O software está tão
recheado de opções que, mesmo após meses de uso, não é nenhuma surpresa
encontrar uma função interessante que parecia escondida. Dessa forma, quem
gosta de personalizar totalmente o funcionamento do programa não terá do que
reclamar – tudo isso com a mesma facilidade de uso que as funções básicas,
garantindo uma experiência muito confortável para qualquer pessoa.
Limitado, mas nem tanto
Um dos principais
diferenciais do WinRAR em relação a outros programas com licença limitada é
que, após os 40 dias de teste gratuito, ele não impede o acesso a suas
principais funções. Caso não deseje comprar uma licença, o usuário poderá
continuar descompactando arquivos à vontade, somente não terá acesso às funções
mais avançadas destinadas a uso profissional.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm#ixzz28wQ1DZrz
Windows7 Logon Screen Changer.
Windows7 Logon
Screen Changer serve para você
personalizar a tela inicial do Windows 7, aquela em que você seleciona qual
conta de usuário será utilizada.
Este programa permite a
definição de um novo plano de fundo para ela.
De forma absolutamente
simples, você precisa apenas selecionar uma imagem (com boa qualidade, de
preferência) e em poucos segundos a mudança será aplicada. Assim, é possível
completar de vez a personalização que você iniciou com um novo tema, novos
papéis de parede e quem sabe até novos ícones para o seu desktop.
Para facilitar ainda mais
a sua vida, o Windows7 Logon Screen Changer dispensa qualquer tipo de
instalação. Isso significa que é só baixar, descompactar e usar, fazendo uso de
imagens no formato JPG. Caso não tenha gostado do resultado final, basta restaurar
a imagem-padrão do sistema, também por meio deste programa.
Novo visual
O Windows7 Logon Screen
Changer não apenas altera a imagem, mas adapta-a à sua tela caso o arquivo
selecionado tenha tamanho superior ao máximo suportado por ele. Isso acaba
diminuindo a qualidade do arquivo; portanto, para que o resultado final seja
agradável, opte sempre por altas resoluções. Dessa forma, mesmo a redução de
qualidade não será sentida de forma tão clara.
Você precisa clicar em
“Change Logon Screen” para selecionar a nova imagem que vai decorar a sua
página de login do Windows. Se quiser ver como ficou o resultado final, clique
em “Test” para ser levado imediatamente a essa seção do sistema. É possível
achar mais figuras em “Online Gallery” e também restaurar a figura original em
“Restore Default”.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/windows7-logon-screen-changer.htm#ixzz28wOzGZlW
TV Online no PC 2012.
Assistir a TV no
computador sem precisar pagar nada e com a maior parte dos grandes canais pagos
totalmente desbloqueados é algo bastante tentador, e muitos sites prometem
isso, porém nem todos conseguem cumprir.
Esta extensão para o
Google Chrome instala uma barra de ferramentas no seu navegador que contém um
link para que você possa ver filmes, séries, jogos de futebol, desenhos e muito
mais. Uma grade de programação bastante extensa é disponibilizada e você só
precisa escolher ao que deseja assistir.
Desde canais abertos,
como SBT, Record e Globo, até os principais canais pagos, como os Telecines
(Premium, Fun, Pipoca etc), HBO, Warner, Cartoon Network e muitos outros. Basta
clicar no logo da emissora a que você deseja assistir e acompanhar a
programação que está passando no momento.
Além de emissoras,
algumas séries e desenhos mais famosos possuem canais separados. É o caso, por
exemplo, do megassucesso Friends, que originalmente passa na Warner, mas aqui
possui um canal direto, no qual apenas ela é exibida. Não é possível escolher o
episódio, no entanto, funcionando como na TV: você precisa assistir ao que
estiver passando na hora.
Propagandas e tela cheia
Como já é de se esperar,
para assistir a TV no computador é preciso uma dose de paciência, já que
existem vários banners bem no meio da tela do streaming. Todos eles possuem um
botão para serem fechados, basta localizá-lo.
Assim que você fechar
todos os banners, a reprodução acontece sem maiores problemas, não exibindo
novas propagandas em um intervalo curto de tempo. É possível aumentar o tamanho
da reprodução, deixando-a em tela cheia, porém a qualidade do vídeo nem sempre
é boa o suficiente para que isso seja feito sem perdas significativas.
Atenção na instalação
Durante a instalação da barra de ferramentas
TV Online no PC 2012, o aplicativo vai oferecer várias mudanças para o seu
navegador, como o sistema central de buscas e a página inicial. Se você não
deseja que essas alterações sejam feitas, simplesmente desmarque todas as
opções antes de continuar, como mostra a imagem acima.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/tv-online-no-pc-2012.htm#ixzz28wOTr7uN
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/tv-online-no-pc-2012.htm#ixzz28wOTr7uN
Ambiente Educacional Web.
Muito interessante o site “Ambiente Educacional Web”, da Secretaria da
Educação da Bahia. Nele, você pesquisa por Componente Curricular e Modalidade
de Ensino. Tem animações/simulações, apresentações (slides), cursos,
documentos, imagens, planilhas, sites, softwares educacionais, vídeos e áudios.
Acesse em http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudos/listar/pagina/2
O celular pode ser um material didático?
Na atual Era Digital da informação encontramos um participante assíduo
dentro da realidade pedagógica atual: o aparelho celular. Assim, no contexto
desse trabalho, essa nova tecnologia aparece não mais apenas como um meio de
comunicação entre as pessoas, mas também como um elemento de socialização
dentro das salas de aula. Dentro dessa realidade o celular está “invadindo” as
salas de aulas, tanto particulares como as públicas. A facilidade da compra,
com os crediários e preços promocionais tentadores facilitam o acesso ao
aparelho, por cada vez mais pessoas de todas as classes sociais.
Em um exemplo temos um depoimento de um aluno que alega: “O celular
já se tornou um item fundamental na minha bolsa, não só para eu falar com as
pessoas quando mais é necessário, mas também quando preciso gravar ou tirar uma
foto ele é quem vai me salvar na hora!”
De acordo com esse depoimento, temos a noção de que o celular é um
participante presente na vida das pessoas.
É de consenso de que o celular terá futuramente uma participação maior
dentro das salas de aula. Devido primeiramente a fácil aquisição do aparelho e
também, porque se transformará em um computador com todas as suas
funcionalidades como acesso a internet e outras funções windows. Perante isso,
o celular será transformado em um material importante em uso didático nas salas
de aula, juntamente com outros meios já utilizados pelos professores como TV,
DVD, computadores, Rádio e outros. Assim como mais um desafio a ser
ultrapassado pela cultura escolar o celular também ocupará o seu lugar.
Leia mais: http://aphebo.webnode.com/news/o-celular-e-a-moda/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
Marcadores:
Dispositivos Móveis,
Tecnologia
Curtas feitos pelo celular?
TÍTULO: Filmografias
OBJETIVO: Este projeto tem como intenção o exercício da criatividade e senso
crítico do aluno, através da filmagem e exibição de curtas-metragem utilizando
o celular como instrumento didático.
APRESENTAÇÃO: O projeto aqui proposto teve sua origem nas aulas de Metodologia
Visual, onde a discussão sobre a utilização de novas tecnologias como
instrumento didático foi sugerida como projeto de conclusão das aulas.
Meu trabalho propõe a confecção de filmes curta-metragem com o celular.
A intenção é aplicar essa idéia em turmas onde os alunos tenham idade superior
a 11 anos, tendo como tema “VIOLÊNCIA”.
METODOLOGIA: A aplicação do projeto se dará em quatro etapas. A primeira acontecerá
dentro da sala de aula, com a proposta do projeto e a apresentação do tema. Os
alunos deverão ser divididos em grupos e terão total liberdade para a execução
do tema bem como o tipo de enfoque.
A segunda acontecerá fora da sala, como trabalho de casa, onde os alunos
irão produzir seus filmes, com a ressalva de que o mesmo não deverá ultrapassar
quinze minutos, e de acordo com as opções de cada celular, ser dividido em
múltiplos “takes”.
A terceira a entrega dos filmes em CD-ROM, esta etapa acontece uma
semana depois da primeira.
A quarta etapa será a exibição dos filmes para os alunos da turma em que
o projeto foi aplicado, nesse momento eles poderão avaliar suas produções e
perceber os múltiplos enfoques sobre um mesmo assunto, promovendo assim uma
discussão pertinente sobre a manipulação da informação na nossa sociedade e a
questão dos valores passados por cada “autor” através de sua obra, provando que
nenhuma obra é desvinculada de ideologia.
PROCESSO: Da idealização à aplicação do projeto foi um longo percurso. A primeira
parte, que consistia na criação de uma forma de usar o aparelho celular como um
meio didático, surgiu em pouquíssimo tempo, tendo em vista que já era de meu
interesse o uso da função de filmagem contida nos novos aparelhos de celular.
Já na aplicação do projeto, que teria de acontecer no âmbito escolar, a
recepção não foi das mais calorosas. Imaginei que propor o uso do celular como
meio didático fosse causar certa estranheza, mas não pensei que a repulsa
aconteceria de forma quase que automática.
Tentei propor a idéia em duas escolas municipais no bairro de Rocha
Miranda, na zona norte do Rio, mas não obtive sucesso.
Destaco aqui algumas alegações feitas nas escolas:
"... Essa é uma escola que atende alunos que não tem um poder
aquisitivo para possuir aparelhos tão sofisticados."
"... Eles não têm maturidade suficiente para enfrentar tal projeto,
além do uso do celular não ser permitido nessa escola."
"... Isso só podemos fazer se a CRE autorizar."
aquisitivo para possuir aparelhos tão sofisticados."
"... Eles não têm maturidade suficiente para enfrentar tal projeto,
além do uso do celular não ser permitido nessa escola."
"... Isso só podemos fazer se a CRE autorizar."
Depois de tantos empecilhos, consegui uma escola para a aplicação do
projeto. Isso graças à ajuda do diretor, Luciano Luz e da professora de
educação artística Maria da Penha, ambos funcionários do Colégio Estadual Dom
Walmor, que fica no município de Nova Iguaçu.
Com o tempo significativamente reduzido, além do advento do feriado
prolongado só pude de fato ter contato com a turma na última semana de
Novembro. Estive presente em três turmas da sexta série, no horário da noite,
turmas estas que faziam parte do supletivo oferecido pelo Estado nessa escola.
Em sala de aula, conversamos com as turmas e apresentamos o projeto, embora não
dispuséssemos do tempo que gostaríamos, dissemos a eles tudo o que deveriam
fazer. É importante dizer que antes de conversar com a turma a respeito desse
trabalho, a professora e eu concordamos em agilizar parte do processo, fazendo
que os alunos ao invés de entregarem um CD contendo o vídeo, eles postassem no
site YOU TUBE, após isso enviassem o link com o endereço do seu vídeo, assim
poderíamos depois divulgar os vídeos entre eles com um e-mail resposta contendo
todos os links.
Aluno: Alex Araujo da Silva
Leia mais: http://aphebo.webnode.com/news/curtas-feitos-pelo-celular/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
Marcadores:
Dispositivos Móveis,
Filmes,
Vídeos
O Jogo das Cores com o celular.
Este projeto apresenta um jogo diferenciado e divertido onde os alunos
aprendem, divertem-se e são avaliados de forma lúdica e nem se dão conta. De modo
diferenciado inserindo o celular como ferramenta didática, quebrando o tabu que
existe com relação a essa tecnologia utilizada por todos, ensinando e aprendendo
um pouco sobre Cores. A proposta é um jogo de perguntas e respostas,
onde o veículo é o celular, as perguntas são enviadas por sms (mensagem de
texto) e respondidas da mesma forma.
OBJETIVO: Temos como objetivo do projeto um reforço do conteúdo
trabalhado pelo professor em sala de aula que pode servir também como
avaliação. Assim como a consciência da utilização qualitativa do celular no
ambiente escolar como instrumento de aprendizagem e destruir o rótulo de
inimigo das aulas e dos professores.
METODOLOGIA: O projeto consiste num grande jogo onde a turma é dividida
em equipes que se enfrentarão após trabalhar o conteúdo do jogo (é importante
que o professor conheça a turma para fazer uma divisão “justa”, ou seja, alunos
com nível de aprendizagem heterogêneo para que os alunos mais fortes auxiliem
os mais fracos e assim todos aprendam) Com as equipes divididas, o professor
vai apresentar as regras do jogo, é considerável a participação da turma da
formulação das regras.
Ex. de regras: tempo para resposta, quantas perguntas serão feitas,
pontuação empregada para cada pergunta, perguntas múltipla escolha ou não, etc.
Cada grupo trabalhará com 1 (um) aparelho celular e o professor que
comandará o jogo também trabalhará com 1 (um) aparelho. O professor dirigirá as
perguntas aos grupos por mensagem de texto e o grupo que retornar a mensagem de
texto com a resposta correta ganha o ponto da questão. Também serão feitas
perguntas que serão respondidas através de fotografias tiradas com o celular e
também enviadas por mensagem.
Exemplos de questão:
1- Quantas são as cores primárias?
2- O que são cores primárias?
3- Quando duas cores primárias se misturam surge uma cor ...?
4- O que são cores secundárias?
5- Ao misturar a cor amarela com a cor vermelha obtemos a cor ...?
6- Capture uma imagem de um objeto que seja resultado da mistura da cor
Azul com a cor Vermelha.
7- Dê um exemplo de cor neutra.
8- O que seria uma cor neutra?
9- Capture uma imagem de um objeto de cor primária.
10- Qual a cor complementar a cor amarela?
Obs: podem ser feitas muitas outras perguntas, as perguntas podem ser
formuladas com a participação das equipes o que torna o trabalho ainda mais
interessante.
A equipe que possuir maior pontuação é a vencedora do Jogo. Caso haja
empate, as equipes formulam as perguntas a serem respondidas pelos adversários.
CONCLUSÃO:
Com o comprometimento de alunos e do professor o Jogo será bem sucedido,
a participação de cada aluno, o desempenho e a vontade de trabalhar de todos
fará o Jogo divertido e proveitoso. O jogo pode durar um dia ou mais,
dependendo do interesse da turma, pode também ser feito com outros conteúdos
como tema desde que o assunto seja trabalhado em sala de aula previamente. O
Jogo pode ser feito para turmas de várias faixas etárias (recomendável a partir
de 8 anos).
Ao avaliar a atividade o professor deve levar em conta o comprometimento
e a participação individual, a capacidade de trabalhar em equipe e a pontuação
obtida no Jogo.
Aluna: Marcelle Rodrigues da Silva
Leia mais: http://aphebo.webnode.com/news/o-jogo-das-cores-com-o-celular/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
Três décadas de emoticons, os caracteres que humanizaram a internet.
Os emoticons, um dos principais símbolos da cultura da
internet, estão completando três décadas nesta quarta-feira.
O marco é importante,
já que o uso de uma combinação de caracteres do teclado para expressar emoções
na escrita tem um papel chave na humanização da comunicação online. É exemplo
da capacidade humana de subjugar a tecnologia.
Os emoticons,
portanto, devem ser entendidos como uma manifestação cultural. Eles surgiram
por causa de uma limitação da comunicação escrita, que é a falta de expressão
facial e gestos que ajudam a determinar o tom de uma conversação. O termo vem
do inglês, de uma combinação das palavras emotion + icon (emoção + ícone). Tem
emoticons que são bem populares, fáceis de saber do que se trata, como o :-)
para um rostinho feliz, mas outros requerem um pouco mais de esforço. Por
exemplo, :-)= significa um vampiro.
Há quem considere
emoticons como besteira, como algo que está denegrindo a "boa
comunicação", mas o que eles fazem é exatamente o contrário: eles
enriquecem a comunicação.
A "linguagem da internet" é uma tema que me
fascina. Para quem também se interessa, recomendo o livro "Language and
the Internet" (sem edição para o português), do linguista David Crystal,
que é considerado uma referência nesse assunto. Ele analisa o que ele chama de
"netspeak" e defende exatamente isso, que o internetês (outro exemplo
é o uso de caixa alta para simbolizar que a pessoa está gritando) não exerce
uma influência negativa no futuro da linguagem. É de lá essa frase: "O que
é verdadeiramente extraordinário é que tantas pessoas aprendem tão rapidamente
a adaptar a sua linguagem de acordo com as demandas de novas situações e
explorar o potencial do novo meio tão criativamente para criar novas formas de
expressão" (tradução livre).
Ou seja, é uma
questão de distinguir quando optar por um emoticon ou por uma escrita formal.
Algo que só requer bom senso: trabalho acadêmico ou currículo não é lugar de
emoticons.
Para quem tem
dificuldade em navegar pelo mundo dos emoticons, há até dicionários para isso.
O www.dicweb.com/emoticon.htm é um deles.
(FONTE: Blog da Vanessa Nunes Não é novidade que a
tecnologia deixa as pessoas estressadas, com as novas demandas que traz (a
sobrecarga de e-mails, por exemplo). Mas há uma nova faceta do estresse
tecnológico despontando aí: as pessoas estão cada vez mais incomodadas mesmo é
com o jeito que os seus amigos lidam com o mundo digital.
Um estudo divulgado
pela Intel confirma esse sentimento evidente a cada espiadela no Facebook ou
Twitter: as pessoas compartilham online mais do que deveriam. Há um termo do
inglês para isso: oversharing. Essa opinião de que há um excesso de
compartilhamento foi manifestada por seis em cada 10 entrevistados na edição
2012 da pesquisa Etiqueta Móvel, realizada em oito países, incluindo o Brasil.
Fica o alerta: 95% dos brasileiros declarou que gostaria que
as pessoas tivessem mais decoro no uso de seus dispositivos móveis em público.
O que mais irrita é o uso de dispositivos com o volume muito alto. Na minha
opinião, tem algo ainda pior: aquelas pessoas que veem vídeos ou escutam
músicas no ônibus sem fones de ouvido.
Há uma ânsia de se
mostrar uma pessoa antenada com as novas tecnologias. Prova disso são os cinco
lugares em que, de acordo com o estudo, os brasileiros mais compartilham
informações online: férias, eventos esportivos, no meio de refeições com outras
pessoas, hospital e quando estão no banheiro. Daí para os deslizes é um passo.
Não é à toa que sites como o www.weknowwhatyouredoing.com (que chama a atenção
para quem divulga informações comprometedoras no Facebook) se esbaldam.
*Texto da coluna
Tecnologia na Cabeça desta semana na ZH impressa
Ah, para quem se vira
no inglês, vale a pena dar um conferida em www.mobileetiquette.com, que
apresenta vários gráficos com resultados da edição 2012 da pesquisa da Intel
sobre etiqueta móvel.
(FONTE: Blog da Vanessa Nunes -
wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/- )
Marcadores:
Email,
Internet,
Recursos Online
Oversharing, estresse tecnológico e etiqueta móvel.
Não é novidade que a tecnologia deixa as pessoas estressadas,
com as novas demandas que traz (a sobrecarga de e-mails, por exemplo). Mas há
uma nova faceta do estresse tecnológico despontando aí: as pessoas estão cada
vez mais incomodadas mesmo é com o jeito que os seus amigos lidam com o mundo
digital.
Um estudo divulgado
pela Intel confirma esse sentimento evidente a cada espiadela no Facebook ou
Twitter: as pessoas compartilham online mais do que deveriam. Há um termo do
inglês para isso: oversharing. Essa opinião de que há um excesso de
compartilhamento foi manifestada por seis em cada 10 entrevistados na edição
2012 da pesquisa Etiqueta Móvel, realizada em oito países, incluindo o Brasil.
Fica o alerta: 95%
dos brasileiros declarou que gostaria que as pessoas tivessem mais decoro no
uso de seus dispositivos móveis em público. O que mais irrita é o uso de
dispositivos com o volume muito alto. Na minha opinião, tem algo ainda pior:
aquelas pessoas que veem vídeos ou escutam músicas no ônibus sem fones de
ouvido.
Há uma ânsia de se
mostrar uma pessoa antenada com as novas tecnologias. Prova disso são os cinco
lugares em que, de acordo com o estudo, os brasileiros mais compartilham
informações online: férias, eventos esportivos, no meio de refeições com outras
pessoas, hospital e quando estão no banheiro. Daí para os deslizes é um passo.
Não é à toa que sites como o www.weknowwhatyouredoing.com (que chama a atenção
para quem divulga informações comprometedoras no Facebook) se esbaldam.
*Texto da coluna
Tecnologia na Cabeça desta semana na ZH impressa
Ah, para quem se vira
no inglês, vale a pena dar um conferida em www.mobileetiquette.com, que
apresenta vários gráficos com resultados da edição 2012 da pesquisa da Intel
sobre etiqueta móvel.
(FONTE: Blog da Vanessa Nunes - wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/)
Letroca: um jogo para descobrir palavras.
As imagens acima, são do site LETROCA, ótimo para exercitar a descoberta de novas palavras,
preenchendo as quadrículas em branco, com as possibilidades de letras indicadas
no site.
Pode ser jogado com duração ou sem limite de tempo, e de
fato é um ótimo exercício para quem está descobrindo as palavras, ou gosta de
desafiar sua memória.Racha Cuca: portal de jogos educacionais.
Imagem acima, do portal de jogos educacionais RACHA CUCA.
O Racha Cuca é um portal de entretenimento inteligente,
dedicado para todas as idades. Ali você encontra desde jogos online até
problemas de lógica. Além disso, tem também palavras-cruzadas, anagramas,
enigmas, trivias e quizzes enviados pelos usuários.http://rachacuca.com.br/
Atividades recreativas.
A imagem acima, é do portal ATIVIDADES RECREATIVAS, criado
pela professora de informática Márcia Ribeiro Paganella, de Caxias do Sul, RS,
Brasil, editora do blog Me Acharam.
São diversas atividades recreativas e educacionais, nas mais
variadas áreas do conhecimento. http://marciaribeiro.webnode.com.br/
Leia para uma criança: livros gratuitos.
Participe da Campanha "Mestre para sempre".
Neste Dia do Professor, homenageie seu mestre querido,
enviando uma foto com ele(a) e contando por que ele(a) marcou seus tempos de
escola.
Todas as fotos
recebidas serão publicadas na fanpage do Cenpec no Facebook e compartilhadas
com seus 4.389 seguidores.
Participe! Envie sua
foto e faça parte desse movimento de valorização social do ofício docente no
Brasil.
Envie sua imagem e mensagem para o email:
cenpec@cenpec.org.br ou via Facebook, clicando na função Mensagem na fanpage.