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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Redes sociais podem ser tão viciantes quanto sexo e cigarros.


Qual a frequência com que você checa suas redes sociais? Uma pesquisa realizada na Alemanha, divulgada pela da Booth School of Business, da Universidade Chicago, mostra que se atualizar sobre o que acontece no Facebook, Twitter ou Pinterest é uma das tentações mais difíceis de se resistir, no mesmo nível do cigarro e do sexo.

 O estudo deu Blackberries a 250 entrevistados entre 18 a 85 anos, que foram orientados a responder a cada 30 minutos se sentiram vontade de checar suas redes sociais. Também lhes foi pedido para documentar outros impulsos como comer, dormir, fumar e avaliá-los entre "forte" e irresitível". O resultado indicou que a necessidade de checar as redes sociais foi um dos mais fortes.

 A pesquisa aponta que um dos motivos pelo qual Facebook, Twitter, entre outros, são tão viciantes é a simplicidade no acesso. Com apenas alguns toques em seu celular, a pessoa consegue se envolver em algum tweet ou post em seu mural, com grande facilidade.

Veja ferramentas para proteger sua conta e a de seu filho no Facebook.


Aplicativos gratuitos vasculham seu mural e feed no Twitter e avisam caso algum app esteja postando sem você saber ou em caso de conteúdo perigoso

O "oversharing" (compartilhar e postar em excesso) tornou-se normal em nosso mundo obcecado com as mídias sociais. Ainda assim, há uma grande diferença entre fotos embaraçosas no Facebook e tuitar sobre a novela, e divulgar informações privadas críticas para a Internet em geral.

Conhecer suas configurações de privacidade de mídia social pode certamente manter seus dados mais seguros, mas uma série de aplicativos e serviços podem ajudar também.

Vamos falar de dois tipos de aplicativos de segurança para redes sociais. O primeiro pode alertar você e seus amigos sobre mensagens maliciosas, comentários, links e outros truques que são usados para espalhar vírus, phishing e malware. O segundo tipo é projetado para manter o controle sobre seus filhos. Essas ferramentas podem alertá-lo para qualquer comunicação ou conteúdo potencialmente perigoso na página de seu filho no Facebook.

O que fazer quando o notebook não se conecta à internet?


O leitor Renan entrou em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com seu notebook da marca Acer: ele não consegue conectar o PC à rede de internet sem fio de sua casa. Uma mensagem que informa que o “Windows não pode se conectar” aparece sempre que tenta navegar na web com o Internet Explorer.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Apesar de se tratar de uma dúvida para computador específico, a resposta pode ajudar usuários de outras marcas de PC (considerando que cada fabricante tem seus próprios drivers).

De acordo com o suporte da fabricante, vários motivos que podem causar o problema. Os dois mais comuns seriam a falta de algum driver no computador ou a chave wireless (que habilita e desabilita o suporte à rede sem fio) estar desligada.

Para ligar a chave wireless, deve-se procurar um botão que contenha o ícone de rede sem fio no equipamento e acioná-lo. Em diversos modelos Acer, o ícone costuma ficar na tecla F3, como no modelo abaixo.

Lista traz tudo o que você não precisa saber mais sobre tecnologia.

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O que o Facebook representa para a sociedade?


Na quinta-feira da semana passada, dia 4, o Facebook atingiu um patamar colossal ao se tornar uma rede que reúne 1 bilhão de internautas no mundo. Isso significa que uma a cada sete pessoas do planeta possui conta no site, ou seja, um sétimo da população da Terra pode ser considerado cliente de Mark Zuckerberg. É um tremendo status para um serviço que começou há menos de dez anos, afinal, o Facebook conseguiu reunir gostos, hábitos e preferências de toda essa multidão.

 "O número é realmente impressionante", declara Liráucio Girardi Jr., doutor em sociologia e professor na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O acadêmico considera o fato "um belo casamento entre engenharia da computação e engenharia social".

 Serviços como este mostram como a sociedade continua trabalhando para vencer barreiras de expressão. O advento da comunicação em massa, explica o professor, serviu tanto para derrubar a territorialização da comunicação, quanto para criar filtros, pois passamos a depender de intermediários (partidos, donos de jornais, editores, donos de gravadoras, empresários e diretores canais de televisão e rádio etc.).

 "O Facebook (e outros antes dele) amplificou o 'express yourself 2.0'. O custo de se produzir e distribuir/compartilhar informação, fotos, filmes, música, poesia, opinião foi reduzido quase que a zero", comenta Girardi. "Zuckerberg parece ter entendido muito bem o significado disso - ou se apropriou bem dessa ideia."

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10 motivos pelos quais o PC Desktop irá viver para sempre.


Tablets, smartphones e notebooks podem ser cada vez mais populares, mas sempre haverá uma razão para ter um desktop por perto.

Steve Jobs atiçou a curiosidade dos consumidores quando anunciou o iPad e declarou que a “era Pós-PC” havia começado. E agora, com o iminente lançado dos tablets com Windows 8 - aparelhos portáteis rodando versões do Office otimizadas para o toque - pode até parecer que talvez o mundo consiga realmente viver sem computadores desktop.

É uma proposta intrigante, mas não conte na morte do PC pelas mãos dos dispositivos móveis tão cedo. Embora eles sejam convenientes quando você está tentando trabalhar “na estrada”, não são nem de longe tão convenientes quanto um desktop quando você está tentando fazer trabalho sério em um ambiente de escritório.

Seu smartphone, tablet ou mesmo ultrabook podem caber no bolso ou na mochila, mas todos esses aparelhos são cheios de limitações, seja o poder de processamento, tamanho da tela ou um preço muito alto.

Não, meus amigos. Ainda não vivemos no tal “mundo pós-PC”. Mas se você ainda não está convencido, aqui estão dez motivos para não desistir de seu desktop tão cedo.

1) Desktops são baratos

Desktops são mais baratos que os notebooks, tanto quando você os compra novos quanto na hora de fazer reparos. Há alguns motivos para isso, mas o principal é que os componentes dos dispositivos móveis são mais caros porque são menores, e um extenso (e caro) esforço de engenharia é necessário para fazer com que eles caibam dentro de um notebook, tablet ou smartphone.

Componentes para desktops não precisam ser tão pequenos nem se encaixar precisamente como as peças de um quebra-cabeças, porque um típico gabinete torre é muito mais espaçoso do que mesmo o maior dos notebooks.

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Estudo volta a associar jogos e violência.


Uma nova pesquisa, publicada pela Universidade Brock, no Canadá, voltou a associar os jogos com o comportamento violento de adolescentes. De acordo com o artigo científico, intitulado “Developmental Psychology”, jovens que utilizaram games violentos apresentaram comportamento mais agressivo durante um período de quatro anos.

O estudo avaliou os diários de 1500 estudantes – entre homens e mulheres com idades entre 14 e 18 anos – onde estavam anotadas todas as ocorrências violentas, como discussões com amigos e parentes ou agressões físicas. A conclusão foi que aqueles que costumam usufruir de títulos violentos apresentaram mais casos do que aqueles que não jogaram esse tipo de game.

A Universidade Brock não levou em conta elementos externos como possíveis usos de substâncias ilícitas ou a exposição a outras peças de mídia, como filmes ou seriados. Ainda assim, o video game foi considerado como o principal fator de incentivo ao comportamento violento entre os jovens que participaram da pesquisa.

WinRAR.


O WinRAR é um dos mais conhecidos e eficientes compactadores disponíveis, tendo como principal destaque a compatibilidade com diversos formatos. Além disso, ao utilizar o programa você tem mais espaço disponível para armazenar diferentes tipos de arquivos em seu computador – afinal, documentos compactados ocupam bem menos espaço na máquina.

O programa também se destaca quando o assunto é velocidade e eficiência de compactação. Além da descompactação, que está 30% mais rápida em relação às versões anteriores, o aplicativo inclui recursos que o tornam cada vez melhor do que o WinZip, seu principal concorrente.

Isso sem deixar de lado os usuários que ainda não estão acostumados com sua tecnologia, fornecendo dicas e tutoriais que auxiliam durante o uso de qualquer uma de suas funções. Entre os formatos compatíveis com o programa estão o ZIP, RAR, ACE, BZ2, JAR, LZH, 7Z, TAR e diversos outros.

A principal novidade da versão mais recente do programa é o novo método de trabalho com a extensão ISO, que facilita a manipulação de arquivos muito grandes, caso dos filmes no formato Blu-ray.

Outras tarefas


Apesar de contar com limitações de uso para quem não possui a licença, o WinRAR permite que você insira senhas de proteção para seus arquivos, seja durante a compactação ou descompactação. Você pode, inclusive, usar senhas diferentes para as duas tarefas, deixando o arquivo ainda mais seguro.

O suporte Unicode do WinRAR também melhorou, fazendo com que o processo de nomeação de arquivos em idiomas que não o inglês aconteça sem maiores problemas. Os caracteres com acento, por exemplo, podem ser visualizados corretamente em menus de contexto no Explorer, sem que os erros insistam em aparecer em caracteres diferenciados.

Mais integração com o Windows 7


O programa ainda limita a criação para os volumes FAT e FAT32, que não suportam arquivos maiores de 4 GB. Agora, o WinRAR detecta automaticamente a formatação do arquivo antes de iniciar o processo, economizando um tempo precioso caso o sistema não suporte o tamanho do arquivo em questão.

O software está tão recheado de opções que, mesmo após meses de uso, não é nenhuma surpresa encontrar uma função interessante que parecia escondida. Dessa forma, quem gosta de personalizar totalmente o funcionamento do programa não terá do que reclamar – tudo isso com a mesma facilidade de uso que as funções básicas, garantindo uma experiência muito confortável para qualquer pessoa.

Limitado, mas nem tanto


Um dos principais diferenciais do WinRAR em relação a outros programas com licença limitada é que, após os 40 dias de teste gratuito, ele não impede o acesso a suas principais funções. Caso não deseje comprar uma licença, o usuário poderá continuar descompactando arquivos à vontade, somente não terá acesso às funções mais avançadas destinadas a uso profissional.


Leia mais em:
http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm#ixzz28wQ1DZrz

Windows7 Logon Screen Changer.


Windows7 Logon Screen Changer serve para você personalizar a tela inicial do Windows 7, aquela em que você seleciona qual conta de usuário será utilizada.

Este programa permite a definição de um novo plano de fundo para ela.

De forma absolutamente simples, você precisa apenas selecionar uma imagem (com boa qualidade, de preferência) e em poucos segundos a mudança será aplicada. Assim, é possível completar de vez a personalização que você iniciou com um novo tema, novos papéis de parede e quem sabe até novos ícones para o seu desktop.

Para facilitar ainda mais a sua vida, o Windows7 Logon Screen Changer dispensa qualquer tipo de instalação. Isso significa que é só baixar, descompactar e usar, fazendo uso de imagens no formato JPG. Caso não tenha gostado do resultado final, basta restaurar a imagem-padrão do sistema, também por meio deste programa.

Novo visual


O Windows7 Logon Screen Changer não apenas altera a imagem, mas adapta-a à sua tela caso o arquivo selecionado tenha tamanho superior ao máximo suportado por ele. Isso acaba diminuindo a qualidade do arquivo; portanto, para que o resultado final seja agradável, opte sempre por altas resoluções. Dessa forma, mesmo a redução de qualidade não será sentida de forma tão clara.

Você precisa clicar em “Change Logon Screen” para selecionar a nova imagem que vai decorar a sua página de login do Windows. Se quiser ver como ficou o resultado final, clique em “Test” para ser levado imediatamente a essa seção do sistema. É possível achar mais figuras em “Online Gallery” e também restaurar a figura original em “Restore Default”.

Leia mais em:
http://www.baixaki.com.br/download/windows7-logon-screen-changer.htm#ixzz28wOzGZlW

TV Online no PC 2012.


Assistir a TV no computador sem precisar pagar nada e com a maior parte dos grandes canais pagos totalmente desbloqueados é algo bastante tentador, e muitos sites prometem isso, porém nem todos conseguem cumprir.

Esta extensão para o Google Chrome instala uma barra de ferramentas no seu navegador que contém um link para que você possa ver filmes, séries, jogos de futebol, desenhos e muito mais. Uma grade de programação bastante extensa é disponibilizada e você só precisa escolher ao que deseja assistir.

Desde canais abertos, como SBT, Record e Globo, até os principais canais pagos, como os Telecines (Premium, Fun, Pipoca etc), HBO, Warner, Cartoon Network e muitos outros. Basta clicar no logo da emissora a que você deseja assistir e acompanhar a programação que está passando no momento.

Além de emissoras, algumas séries e desenhos mais famosos possuem canais separados. É o caso, por exemplo, do megassucesso Friends, que originalmente passa na Warner, mas aqui possui um canal direto, no qual apenas ela é exibida. Não é possível escolher o episódio, no entanto, funcionando como na TV: você precisa assistir ao que estiver passando na hora.

Propagandas e tela cheia


Como já é de se esperar, para assistir a TV no computador é preciso uma dose de paciência, já que existem vários banners bem no meio da tela do streaming. Todos eles possuem um botão para serem fechados, basta localizá-lo.

Assim que você fechar todos os banners, a reprodução acontece sem maiores problemas, não exibindo novas propagandas em um intervalo curto de tempo. É possível aumentar o tamanho da reprodução, deixando-a em tela cheia, porém a qualidade do vídeo nem sempre é boa o suficiente para que isso seja feito sem perdas significativas.

Atenção na instalação

Durante a instalação da barra de ferramentas TV Online no PC 2012, o aplicativo vai oferecer várias mudanças para o seu navegador, como o sistema central de buscas e a página inicial. Se você não deseja que essas alterações sejam feitas, simplesmente desmarque todas as opções antes de continuar, como mostra a imagem acima.

Leia mais em:
http://www.baixaki.com.br/download/tv-online-no-pc-2012.htm#ixzz28wOTr7uN

Ambiente Educacional Web.


Muito interessante o site “Ambiente Educacional Web”, da Secretaria da Educação da Bahia. Nele, você pesquisa por Componente Curricular e Modalidade de Ensino. Tem animações/simulações, apresentações (slides), cursos, documentos, imagens, planilhas, sites, softwares educacionais, vídeos e áudios. Acesse em http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudos/listar/pagina/2

O celular pode ser um material didático?


Na atual Era Digital da informação encontramos um participante assíduo dentro da realidade pedagógica atual: o aparelho celular. Assim, no contexto desse trabalho, essa nova tecnologia aparece não mais apenas como um meio de comunicação entre as pessoas, mas também como um elemento de socialização dentro das salas de aula. Dentro dessa realidade o celular está “invadindo” as salas de aulas, tanto particulares como as públicas. A facilidade da compra, com os crediários e preços promocionais tentadores facilitam o acesso ao aparelho, por cada vez mais pessoas de todas as classes sociais.

Em um exemplo temos um depoimento de um aluno que alega: “O celular já se tornou um item fundamental na minha bolsa, não só para eu falar com as pessoas quando mais é necessário, mas também quando preciso gravar ou tirar uma foto ele é quem vai me salvar na hora!”

De acordo com esse depoimento, temos a noção de que o celular é um participante presente na vida das pessoas.

É de consenso de que o celular terá futuramente uma participação maior dentro das salas de aula. Devido primeiramente a fácil aquisição do aparelho e também, porque se transformará em um computador com todas as suas funcionalidades como acesso a internet e outras funções windows. Perante isso, o celular será transformado em um material importante em uso didático nas salas de aula, juntamente com outros meios já utilizados pelos professores como TV, DVD, computadores, Rádio e outros. Assim como mais um desafio a ser ultrapassado pela cultura escolar o celular também ocupará o seu lugar.

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http://aphebo.webnode.com/news/o-celular-e-a-moda/
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Curtas feitos pelo celular?


TÍTULO: Filmografias

OBJETIVO: Este projeto tem como intenção o exercício da criatividade e senso crítico do aluno, através da filmagem e exibição de curtas-metragem utilizando o celular como instrumento didático.

APRESENTAÇÃO: O projeto aqui proposto teve sua origem nas aulas de Metodologia Visual, onde a discussão sobre a utilização de novas tecnologias como instrumento didático foi sugerida como projeto de conclusão das aulas.

Meu trabalho propõe a confecção de filmes curta-metragem com o celular. A intenção é aplicar essa idéia em turmas onde os alunos tenham idade superior a 11 anos, tendo como tema “VIOLÊNCIA”.

METODOLOGIA: A aplicação do projeto se dará em quatro etapas. A primeira acontecerá dentro da sala de aula, com a proposta do projeto e a apresentação do tema. Os alunos deverão ser divididos em grupos e terão total liberdade para a execução do tema bem como o tipo de enfoque.

A segunda acontecerá fora da sala, como trabalho de casa, onde os alunos irão produzir seus filmes, com a ressalva de que o mesmo não deverá ultrapassar quinze minutos, e de acordo com as opções de cada celular, ser dividido em múltiplos “takes”.

A terceira a entrega dos filmes em CD-ROM, esta etapa acontece uma semana depois da primeira.

A quarta etapa será a exibição dos filmes para os alunos da turma em que o projeto foi aplicado, nesse momento eles poderão avaliar suas produções e perceber os múltiplos enfoques sobre um mesmo assunto, promovendo assim uma discussão pertinente sobre a manipulação da informação na nossa sociedade e a questão dos valores passados por cada “autor” através de sua obra, provando que nenhuma obra é desvinculada de ideologia.

PROCESSO: Da idealização à aplicação do projeto foi um longo percurso. A primeira parte, que consistia na criação de uma forma de usar o aparelho celular como um meio didático, surgiu em pouquíssimo tempo, tendo em vista que já era de meu interesse o uso da função de filmagem contida nos novos aparelhos de celular.

Já na aplicação do projeto, que teria de acontecer no âmbito escolar, a recepção não foi das mais calorosas. Imaginei que propor o uso do celular como meio didático fosse causar certa estranheza, mas não pensei que a repulsa aconteceria de forma quase que automática.

Tentei propor a idéia em duas escolas municipais no bairro de Rocha Miranda, na zona norte do Rio, mas não obtive sucesso.

Destaco aqui algumas alegações feitas nas escolas:

"... Essa é uma escola que atende alunos que não tem um poder
aquisitivo para possuir aparelhos tão sofisticados."

"... Eles não têm maturidade suficiente para enfrentar tal projeto,
além do uso do celular não ser permitido nessa escola."

"... Isso só podemos fazer se a CRE autorizar."

Depois de tantos empecilhos, consegui uma escola para a aplicação do projeto. Isso graças à ajuda do diretor, Luciano Luz e da professora de educação artística Maria da Penha, ambos funcionários do Colégio Estadual Dom Walmor, que fica no município de Nova Iguaçu.

Com o tempo significativamente reduzido, além do advento do feriado prolongado só pude de fato ter contato com a turma na última semana de Novembro. Estive presente em três turmas da sexta série, no horário da noite, turmas estas que faziam parte do supletivo oferecido pelo Estado nessa escola. Em sala de aula, conversamos com as turmas e apresentamos o projeto, embora não dispuséssemos do tempo que gostaríamos, dissemos a eles tudo o que deveriam fazer. É importante dizer que antes de conversar com a turma a respeito desse trabalho, a professora e eu concordamos em agilizar parte do processo, fazendo que os alunos ao invés de entregarem um CD contendo o vídeo, eles postassem no site YOU TUBE, após isso enviassem o link com o endereço do seu vídeo, assim poderíamos depois divulgar os vídeos entre eles com um e-mail resposta contendo todos os links.

Aluno: Alex Araujo da Silva

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O Jogo das Cores com o celular.


Este projeto apresenta um jogo diferenciado e divertido onde os alunos aprendem, divertem-se e são avaliados de forma lúdica e nem se dão conta. De modo diferenciado inserindo o celular como ferramenta didática, quebrando o tabu que existe com relação a essa tecnologia utilizada por todos, ensinando e aprendendo um pouco sobre Cores. A proposta é um jogo de perguntas e respostas, onde o veículo é o celular, as perguntas são enviadas por sms (mensagem de texto) e respondidas da mesma forma.

OBJETIVO: Temos como objetivo do projeto um reforço do conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula que pode servir também como avaliação. Assim como a consciência da utilização qualitativa do celular no ambiente escolar como instrumento de aprendizagem e destruir o rótulo de inimigo das aulas e dos professores.

METODOLOGIA: O projeto consiste num grande jogo onde a turma é dividida em equipes que se enfrentarão após trabalhar o conteúdo do jogo (é importante que o professor conheça a turma para fazer uma divisão “justa”, ou seja, alunos com nível de aprendizagem heterogêneo para que os alunos mais fortes auxiliem os mais fracos e assim todos aprendam) Com as equipes divididas, o professor vai apresentar as regras do jogo, é considerável a participação da turma da formulação das regras.

Ex. de regras: tempo para resposta, quantas perguntas serão feitas, pontuação empregada para cada pergunta, perguntas múltipla escolha ou não, etc.

Cada grupo trabalhará com 1 (um) aparelho celular e o professor que comandará o jogo também trabalhará com 1 (um) aparelho. O professor dirigirá as perguntas aos grupos por mensagem de texto e o grupo que retornar a mensagem de texto com a resposta correta ganha o ponto da questão. Também serão feitas perguntas que serão respondidas através de fotografias tiradas com o celular e também enviadas por mensagem.

Exemplos de questão:

1- Quantas são as cores primárias?

2- O que são cores primárias?

3- Quando duas cores primárias se misturam surge uma cor ...?

4- O que são cores secundárias?

5- Ao misturar a cor amarela com a cor vermelha obtemos a cor ...?

6- Capture uma imagem de um objeto que seja resultado da mistura da cor Azul com a cor Vermelha.

7- Dê um exemplo de cor neutra.

8- O que seria uma cor neutra?

9- Capture uma imagem de um objeto de cor primária.

10- Qual a cor complementar a cor amarela?

Obs: podem ser feitas muitas outras perguntas, as perguntas podem ser formuladas com a participação das equipes o que torna o trabalho ainda mais interessante.

A equipe que possuir maior pontuação é a vencedora do Jogo. Caso haja empate, as equipes formulam as perguntas a serem respondidas pelos adversários.

CONCLUSÃO:

Com o comprometimento de alunos e do professor o Jogo será bem sucedido, a participação de cada aluno, o desempenho e a vontade de trabalhar de todos fará o Jogo divertido e proveitoso. O jogo pode durar um dia ou mais, dependendo do interesse da turma, pode também ser feito com outros conteúdos como tema desde que o assunto seja trabalhado em sala de aula previamente. O Jogo pode ser feito para turmas de várias faixas etárias (recomendável a partir de 8 anos).

Ao avaliar a atividade o professor deve levar em conta o comprometimento e a participação individual, a capacidade de trabalhar em equipe e a pontuação obtida no Jogo.

Aluna: Marcelle Rodrigues da Silva

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Três décadas de emoticons, os caracteres que humanizaram a internet.


Os emoticons, um dos principais símbolos da cultura da internet, estão completando três décadas nesta quarta-feira.

 O marco é importante, já que o uso de uma combinação de caracteres do teclado para expressar emoções na escrita tem um papel chave na humanização da comunicação online. É exemplo da capacidade humana de subjugar a tecnologia.

 Os emoticons, portanto, devem ser entendidos como uma manifestação cultural. Eles surgiram por causa de uma limitação da comunicação escrita, que é a falta de expressão facial e gestos que ajudam a determinar o tom de uma conversação. O termo vem do inglês, de uma combinação das palavras emotion + icon (emoção + ícone). Tem emoticons que são bem populares, fáceis de saber do que se trata, como o :-) para um rostinho feliz, mas outros requerem um pouco mais de esforço. Por exemplo, :-)= significa um vampiro.

 Há quem considere emoticons como besteira, como algo que está denegrindo a "boa comunicação", mas o que eles fazem é exatamente o contrário: eles enriquecem a comunicação.

A "linguagem da internet" é uma tema que me fascina. Para quem também se interessa, recomendo o livro "Language and the Internet" (sem edição para o português), do linguista David Crystal, que é considerado uma referência nesse assunto. Ele analisa o que ele chama de "netspeak" e defende exatamente isso, que o internetês (outro exemplo é o uso de caixa alta para simbolizar que a pessoa está gritando) não exerce uma influência negativa no futuro da linguagem. É de lá essa frase: "O que é verdadeiramente extraordinário é que tantas pessoas aprendem tão rapidamente a adaptar a sua linguagem de acordo com as demandas de novas situações e explorar o potencial do novo meio tão criativamente para criar novas formas de expressão" (tradução livre).

 Ou seja, é uma questão de distinguir quando optar por um emoticon ou por uma escrita formal. Algo que só requer bom senso: trabalho acadêmico ou currículo não é lugar de emoticons.

 Para quem tem dificuldade em navegar pelo mundo dos emoticons, há até dicionários para isso. O www.dicweb.com/emoticon.htm é um deles.

(FONTE: Blog da Vanessa Nunes Não é novidade que a tecnologia deixa as pessoas estressadas, com as novas demandas que traz (a sobrecarga de e-mails, por exemplo). Mas há uma nova faceta do estresse tecnológico despontando aí: as pessoas estão cada vez mais incomodadas mesmo é com o jeito que os seus amigos lidam com o mundo digital.

 Um estudo divulgado pela Intel confirma esse sentimento evidente a cada espiadela no Facebook ou Twitter: as pessoas compartilham online mais do que deveriam. Há um termo do inglês para isso: oversharing. Essa opinião de que há um excesso de compartilhamento foi manifestada por seis em cada 10 entrevistados na edição 2012 da pesquisa Etiqueta Móvel, realizada em oito países, incluindo o Brasil.

Fica o alerta: 95% dos brasileiros declarou que gostaria que as pessoas tivessem mais decoro no uso de seus dispositivos móveis em público. O que mais irrita é o uso de dispositivos com o volume muito alto. Na minha opinião, tem algo ainda pior: aquelas pessoas que veem vídeos ou escutam músicas no ônibus sem fones de ouvido.

 Há uma ânsia de se mostrar uma pessoa antenada com as novas tecnologias. Prova disso são os cinco lugares em que, de acordo com o estudo, os brasileiros mais compartilham informações online: férias, eventos esportivos, no meio de refeições com outras pessoas, hospital e quando estão no banheiro. Daí para os deslizes é um passo. Não é à toa que sites como o www.weknowwhatyouredoing.com (que chama a atenção para quem divulga informações comprometedoras no Facebook) se esbaldam.

 *Texto da coluna Tecnologia na Cabeça desta semana na ZH impressa

 Ah, para quem se vira no inglês, vale a pena dar um conferida em www.mobileetiquette.com, que apresenta vários gráficos com resultados da edição 2012 da pesquisa da Intel sobre etiqueta móvel.

(FONTE: Blog da Vanessa Nunes - wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/- )

Oversharing, estresse tecnológico e etiqueta móvel.


Não é novidade que a tecnologia deixa as pessoas estressadas, com as novas demandas que traz (a sobrecarga de e-mails, por exemplo). Mas há uma nova faceta do estresse tecnológico despontando aí: as pessoas estão cada vez mais incomodadas mesmo é com o jeito que os seus amigos lidam com o mundo digital.

 Um estudo divulgado pela Intel confirma esse sentimento evidente a cada espiadela no Facebook ou Twitter: as pessoas compartilham online mais do que deveriam. Há um termo do inglês para isso: oversharing. Essa opinião de que há um excesso de compartilhamento foi manifestada por seis em cada 10 entrevistados na edição 2012 da pesquisa Etiqueta Móvel, realizada em oito países, incluindo o Brasil.

 Fica o alerta: 95% dos brasileiros declarou que gostaria que as pessoas tivessem mais decoro no uso de seus dispositivos móveis em público. O que mais irrita é o uso de dispositivos com o volume muito alto. Na minha opinião, tem algo ainda pior: aquelas pessoas que veem vídeos ou escutam músicas no ônibus sem fones de ouvido.

 Há uma ânsia de se mostrar uma pessoa antenada com as novas tecnologias. Prova disso são os cinco lugares em que, de acordo com o estudo, os brasileiros mais compartilham informações online: férias, eventos esportivos, no meio de refeições com outras pessoas, hospital e quando estão no banheiro. Daí para os deslizes é um passo. Não é à toa que sites como o www.weknowwhatyouredoing.com (que chama a atenção para quem divulga informações comprometedoras no Facebook) se esbaldam.

 *Texto da coluna Tecnologia na Cabeça desta semana na ZH impressa

 Ah, para quem se vira no inglês, vale a pena dar um conferida em www.mobileetiquette.com, que apresenta vários gráficos com resultados da edição 2012 da pesquisa da Intel sobre etiqueta móvel.

(FONTE: Blog da Vanessa Nunes - wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/)
 
 

Letroca: um jogo para descobrir palavras.


As imagens acima, são do site LETROCA, ótimo para exercitar a descoberta de novas palavras, preenchendo as quadrículas em branco, com as possibilidades de letras indicadas no site.
Pode ser jogado com duração ou sem limite de tempo, e de fato é um ótimo exercício para quem está descobrindo as palavras, ou gosta de desafiar sua memória.
www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=217


Racha Cuca: portal de jogos educacionais.


Imagem acima, do portal de jogos educacionais RACHA CUCA.
O Racha Cuca é um portal de entretenimento inteligente, dedicado para todas as idades. Ali você encontra desde jogos online até problemas de lógica. Além disso, tem também palavras-cruzadas, anagramas, enigmas, trivias e quizzes enviados pelos usuários.
http://rachacuca.com.br/

Atividades recreativas.


A imagem acima, é do portal ATIVIDADES RECREATIVAS, criado pela professora de informática Márcia Ribeiro Paganella, de Caxias do Sul, RS, Brasil, editora do blog Me Acharam.
São diversas atividades recreativas e educacionais, nas mais variadas áreas do conhecimento.
http://marciaribeiro.webnode.com.br/

Leia para uma criança: livros gratuitos.




A imagem acima, é da iniciativa LEIA PARA UMA CRIANÇA: histórias ajudam no aprendizado e no desenvolvimento infantil, Coleção Itaú de Livros Infantis, do Itaú Criança, que distribui gratuitamente livros àqueles que formularem o pedido, através de preenchimento de dados no site (link abaixo):

 LEIA PARA UMA CRIANÇA - LIVROS GRATUITOS ( http://www.itau.com.br/itaucrianca/ )

Participe da Campanha "Mestre para sempre".


Neste Dia do Professor, homenageie seu mestre querido, enviando uma foto com ele(a) e contando por que ele(a) marcou seus tempos de escola.
Todas as fotos recebidas serão publicadas na fanpage do Cenpec no Facebook e compartilhadas com seus 4.389 seguidores.

 Participe! Envie sua foto e faça parte desse movimento de valorização social do ofício docente no Brasil.
Envie sua imagem e mensagem para o email: cenpec@cenpec.org.br ou via Facebook, clicando na função Mensagem na fanpage.