Pages

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cursos online gratuitos.


O Bradesco acredita que o conhecimento é um dos instrumentos de eficiência corporativa e desenvolvimento social. Por isso, faz investimentos crescentes em ações de formação para seus colaboradores, visando aprimoramento pessoal e profissional.
Por isso, criou um espaço com o propósito de ampliar suas ações educacionais e de capacitação para o trabalho. Nele você encontrará alguns cursos com acesso livre e gratuito:

Introdução ao Office 2007:

-          Word 2007: Word 2007 Básico, Word 2007 Intermediário e Word 2007 Avançado.

-          Excel 2007: Excel 2007 Básico, Excel 2007 Intermediário e Excel 2007 Avançado.

-          Power Point 2007: Power Point Básico, Power Point Avançado.

-          Access Básico 2007: Access 2007 Básico, Access 2007 Avançado.

Túnel das Mídias.


Túnel das Mídias é uma mina de recursos multimídias sobre diversos temas. Com formato bastante original e atraente, é um material de referência que com certeza agrada e proporciona uma aprendizagem de forma mais lúdica e interativa.


VMob- Minha Vida Mobile


VMob - Minha Vida Mobile é basicamente uma plataforma que permite a inclusão de conteúdo criado por estudantes por meio de celulares e a interação entre eles. Além disso são promovidas oficinas que capacitam os estudantes a utilizarem dispositivos móveis para a produção de conteúdo. Que resulta também em um concurso cultural

O MVMob é para quem gosta de aprender com criatividade!
Para quem usa o celular para construir conhecimento e comunicar ideias.
Mais ainda, é um espaço para fazer arte e compartilhar!

Foi-se o tempo em que celular servia só para telefonar. Atualmente o celular é um minicomputador que tem a vantagem da grande mobilidade e do acesso mais facilitado. Há leis que o proibem na sala de aula, o que

duvido que funcione. Por que não usá-lo então a favor do ensino - aprendizagem? Comece a relacionar todas as funcionalidades que tem o celular e você se surpreenderá. Para saber mais detalhes desse projeto interessante, cliquehttps://docs.google.com/open?id=1rl_FMoeUHvkS_sIGzKmpKosqqBLE2Ms56H_ruExp7fMVmnhP8tJwRJ97bSmH

WebQuest: aprendizagem com investigação.


Webquest é uma ótima opção para os professores que desejam introduzir a internet em suas aulas de forma bastante simples. É exatamente por simples que esse modelo torna-se tão interessante.
Webquest é uma forma de ensinar que utiliza de forma muito criativa o que a internet tem de mais abundante: a informação.
"WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos
educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos
investigativos na construção do saber." Escola do Futuro/USP
Saiba tudo sobre Webquest no site WebQuest- Aprendendo na Internet
Boa leitura!

Slideshare: vida nova ao Power Point.


O Slideshare deu vida nova às boas e velhas apresentações em Power Point.
O Slideshare.net é um site nos moldes web 2.0 que permite a disseminação, compartilhamento e recuperação de informações que se encontram encapsuladas em apresentações no formato Power Point*. Fantástico! É sem dúvida um sistema de gestão da informação à disposição dos educadores e estudantes. : )
Dispensando de 5 a 10 minutos do seu tempo você tem acesso a informações geralmente bem estruturadas e sintetizadas sobre os mais diversos assuntos.
Como não podia deixar de ser, o site é uma febre entre os educadores.
Também entendo o Slideshare como um excelente repositório de “Objetos de Aprendizagem” – OAs, e as apresentações como os próprios OAs.
Para garantir seus direitos autorais, o site já permite que você atribua uma licença Creative Commons na hora da publicação.
Coisas legais para você fazer com o Slideshare
- Compartilhe informação on line com outros colegas;
- Publique suas aulas gratuitamente na internet para que seus alunos possam acessar 24h por dia;
- Crie um debate on line com seus alunos. O sistema permite a publicação de comentários sobre uma apresentação;
- Publique os slides das apresentações dos seus alunos e as tornem acessíveis para toda turma;
- Aumente seu conhecimento de forma rápida e obtenha excelentes referências bibliográficas;
- Crie sua própria taxonomia (folksonomia) e recupere rapidamente a informação desejada. O sistema permite a inserção de tags tanto nos seus slides quanto dos slides adicionados aos “seus favoritos”.

Aconselho que você realmente faça uma visita ao Slideshare.net

UOL Educação Abre a Sala do Professor.


Vale a pena conhecer a Sala do Professor, site do UOL Educação destinado a educadores e professores dos ensinos fundamental e médio. Trata-se de um serviço inédito em portais não vinculados a instituições como escolas, universidades e editoras de livros didáticos.Na Sala do Professor haverá conteúdos que auxiliam no cotidiano dos docentes: planos de aula, projetos de trabalho e sugestões de atividades extra-classe, além de uma coleção de curtas-metragens que podem servir de ponto de partida para o debate, na escola, de aspectos da realidade brasileira.

Portal Net Educação.


O Programa NET de Responsabilidade Social coloca à disposição de todos os professores o Portal NET Educação. Trata-se de um ambiente online que oferece aos professores recursos como planos de aula, comunidade, fórum, artigos e um interessante banco de exercícios. Vale a pena conferir http://www.neteducacao.tv.br/

Escola substitui livros por PlayStation.


Uma escola de educação infantil na Inglaterra usará o PlayStation Portable em sala de aula.
Um colégio da cidade de Birmingham decidiu adotar a plataforma em lugar de livros didáticos e apostilas. Na opinião da direção do colégio, o console vai estimular as crianças a estudar mais.
Leia mais em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/03042007-15.shl

Fonte: de J.Erigleidson (do Blog Web para Educadores)

Educação é o principal motivo para compra de computador.


Uma pesquisa encomendada pela Intel revela que 53% dos entrevistados alegam ser a educação o principal motivo para a compra do primeiro computador.
Leia mais em: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/06082007-15.shl

FONTE: de J.Erigleidson (do Blog Web para Educadores)

Pessoas preferem aprender on line.


Uma pesquisa realizada pelo portal E-learning Brasil www.elearningbrasil.com.br demonstrou que aprender on line foi a forma preferida da maioria dos entrevistados. Apenas lamento que a maior parte da amostra tenha sido composta por pessoas da área de treinamento e instrutores de empresas, fato que deve ter influenciado os resultados. Não podemos tê-la como resultado acabado sobre o assunto, mas vale com um indicativo. Gostaria de conhecer dados de outros públicos.
Veja a pesquisa na íntegra


FONTE: de J.Erigleidson (do Blog Web para Educadores)

Webinaria - Software para criação de tutoriais em vídeo.


Webinaria é um programa de captura de tela para demonstração de softwares e criação de tutoriais. É simples de usar e possui os recursos básicos que uma ferramenta desse tipo deve oferecer, como gravação de áudio e vídeo, e inclusão de legendas.
A exportação é no formato Flash Video - FLV, que é compatível com o You Tube e com a maioria dos sites de hospedagem de vídeos, embora você possa fazer a publicação no próprio site do Webinaria.

Por enquanto o Webinaria é modesto em recursos e não chega nem perto de outros programas da mesma categoria, como o Adobe Captivate e o Camtasia, até mesmo porque acredito que este não é o propósito.
Para quem não precisa de muita sofisticação e não quer desembolsar algo por volta de 300 a 600 dólares por um programa mais robusto, o Webinaria pode cair como uma luva. Você pode utilizar a versão free, com restrições de funções, ou desembolsar 35 dólares para ter acesso a todas as funcionalidades da ferramenta.

Um uso alternativo seria utilizá-lo para criar apresentações narradas em programas como o Power Point. Fiz o teste e, como era esperado, funcionou tranquilamente.

USP oferece Curso de Braille virtual.


Braille Virtual é um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem. Produzido e disponiblizado pela USP, esse é um curso livre e não oferece certificado.
O curso é dividido em módulos que podem ser baixados do site Braille Virtual. Com os símbolos divididos em grupos de 10, o usuário poderá perceber primeiramente quais pontos formam cada letra Braille. Num segundo momento há a repetição de cada letra, no intuito de facilitar a memorização. Terminada a animação, o usuário pode clicar em cada célula Braille disposta para repetir o aprendizado.
acesse: www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html

Filosofia Multimídia.


Hoje descobri um excelente exemplo de apropriação de ferramentas Web 2.0 para fins educacionais. A iniciativa é do Portal Brasileiro Filosofia que entrega conteúdo de qualidade por meio de um mix de mídias web: TV on-line, podcast, blog, lista de discussão e rede social.

Além de incrementar a audiência de um site, esse cross-media favorece a aprendizagem porque deixa nas mãos do usuário a possibilidade de escolher a forma como ele prefere aprender.

Organize sua Biblioteca Pessoal.


O software Biblioteca Pessoal permite o cadastramento do seu acervo por autor, gênero, editora e livro, possui também os recursos de pesquisa, criação de lista e gerenciamento de retiradas e devoluções, assim você não corre o risco de emprestrar aquele seu livro que você tanto adora para um amigo e nunca mais tê-lo de volta rsrsrsrsrs (eu já perdi alguns).

No post, o Prof. Simão lamenta que o programa não permita, por exemplo, o cadastro de artigos e referências on-line. A solução não demorou a aparecer, logo Suzana Gutierrez deixou em seu comentário a dica do maravilhoso Zotero, uma ferramenta, plugin do Firefox, recheadíssima de recursos úteis para o gerenciamento das mais diversas fontes de informação, on e off line. Por ser tão importante e com tantas funcionalidades bacanas eu irei criar um post exclusivo para o Zotero.

FONTE:  de José Eri (do Blog Web para Educadores)

Photoshop online.


O popular e líder de mercado em edição de imagens, Adobe Photoshop, agora também ganha uma versão on-line batizada de Adobe Photoshop Express, que também oferece opções para montar galerias e 2 GB para os usuários armazenarem imagens.
A iniciativa da Adobe não causa nenhuma surpresa, pois segue à risca uma tendência da Web 2.0, a internet como plataforma.

Segunda a própria empresa, o objetivo é manter a popularidade entre a nova geração de usuários que edita, armazena e exibe suas fotos via internet.

E-book : 'Tecnologia, informação e inclusão: TICS nas escolas'.


A Unesco sempre traz ótimas publicações.
"Tecnologia, informação e inclusão: TICS nas escola"
Resumo: Tecnologia, informação e inclusão é uma série de folhetos destinada a jornalistas atuantes na mídia comunitária, estudantes e ao público em geral. Seu objetivo é estimular a disseminação de informação e o debate sobre a contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social no Brasil. A série é composta por vários volumes temáticos apresentados em folhetos que tratam de aspectos específicos de cada tema.
Os volumes e seus respectivos PDFs são:
v. 1: Acesso às novas tecnologias (4 folhetos):
•n. 1: Brasil no rumo da inclusão
•n. 2: o papel das ongs
•n. 3: o papel do governo
•n. 4: telecentros no país

 v. 2: Informação para todos (3 folhetos):
•n. 1: acesso do portador de necessidade especial
•n. 2: telecentros acessíveis
•n. 3: acesso muda a vida das pessoas

v. 3: Computador na escola (3 folhetos):
 •n. 1: a dura realidade nas escolas
•n. 2: o futuro anunciado
•n. 3: tecnologia e aprendizagem

 v. 4: Juventude e Internet (5 folhetos):
•n. 1: sonho de jovem inclui emprego e um computador
•n. 2: do maracatu atômico ao hip-hop digital
•n. 3: indígenas recriam a própria imagem em vídeo
•n. 4: o caso de três jovens brasilienses
•n. 5: ameaças na rede


FONTE: de José Eri (do Blog Web para Educadores)

Espaço do Educador da Microsoft.



Espaço do Educador da Microsoft é um programa didático de alfabetização em informática para iniciantes e formação contextualizada para educadores.O objetivo é ensinar e avaliar seus conhecimentos e aptidões básicas de computação para que você possa utilizar a tecnologia do computador em seu dia-a-dia e conquistar novas oportunidades sociais e econômicas, tanto no plano pessoal, como no âmbito familiar e comunitário.

Ícones para suas apresentações.


Milhares de ícones com qualidade gráfica para as suas apresentações.


Knol é a Wikipedia melhorada do Google.


Quem se queixa da falta de credibilidade dos artigos publicados na Wikipedia tem agora o Knol, a recém lançada enciclopédia colaborativa do Google. Knol é a abreviação para "knowledge", conhecimento em inglês.
O projeto utiliza o mesmo princípio de Inteligência Coletiva (IC) da famosa Wikipedia, embora tenhavantagens bem significativas quando comparada a essa, sendo a principal delas a publicidade da autoria. Dessa forma, os visitantes podem avaliar a credibilidade da informação com base no perfil do autor.
O Knol também inaugura o conceito chamado de "colaboração moderada" pelo Google, onde qualquer leitor poderá fazer edições sugestionadas ao artigo, que o autor pode aceitar, rejeitar ou modificar para inclusão no site.
Vejo essa possibilidade de “colaboração moderada” não como um fator limitante da criação de Inteligência Coletiva, mas como um refinamento dessa.
O site também incorpora recursos de comunidades, sendo possível que os usuários enviem comentários, classifiquem e façam reviews sobre o conteúdo do Knol.
E quanto ao potencial educacional dessa ferramenta? Eu vejo algumas possibilidades, por exemplo:
•Escolas podem incentivar seus professores a publicarem temas de aula no Knol, construindo dessa forma uma rica base de informações;
•Professores podem utilizar o Knol com ferramenta de escrita colaborativa com seus alunos;
•O Knol pode ser uma fonte de pesquisa mais confiável que a Wikipedia, já que os artigos são assinados.
•Pesquisadores e estudiosos em geral podem dar uma maior visibilidade as suas idéias e aos seus achados sem perder a autoria no processo de colaboração como na Wikipedia, além de ter o potencial de visibilidade infinitamente maior que um site pessoal ou um blog.
Espero que vocês descubram outras possibilidades de uso para o Knol dentro e fora da sala de aula.

FONTE: de José Erigleidson Eri (do Blog Web para Educadores)

10 twitters para educadores.


Fiz uma seleção de 10 twitters como sugestão para os educadores. (A ordem é meramente casual).

1.Educarede Brasil http://twitter.com/educaredebrasil

2.Vivência Pedagógica http://twitter.com/vivencia

3.Cidade do Conhecimento http://twitter.com/cidade

4.Guia do Estudante http://twitter.com/guiadoestudante

5.Revista Superinteressante http://twitter.com/revistasuper

6.IG Educação http://twitter.com/igeducacao

7.UOL Educação http://twitter.com/uoleducacao

8.Lap tops na Educação http://twitter.com/lap_edu

9.Nova Escola http://twitter.com/NOVA_ESCOLA

10.Rede Vivo Educação http://twitter.com/vivoeduc

Sugestão de de J, Erigleidson (do Blog Web para Educadores).

Microsoft cria plug-in para Moodle.


A Microsoft liberou o "Microsoft Live Services Plug-in para Moodle". Agora, com esse recurso instalado alunos e professores podem ter acessos aos serviços Microsoft Live de forma integrada com o Moodle, como ferramentas de e-mail e busca e o popular MSN. Uma vez corretamente instalado o Windows Live Service pode ser acrescentado a interface desse LMS como qualquer outro bloco.
Vejo essa integração Microsoft-Moodle de forma bastante positiva, pois trás ferramentas que são típicas do dia-a-dia de qualquer usuário de internet para dentro de um LMS, o que pode ser bastante motivador para alunos e professores, pois ajuda a quebrar o formalismo no ambiente virtual de aprendizagem. Por exemplo, com o MSN funcionando dentro do Moodle, alunos e professores poderão se comunicar por meio de uma interface mais amigável, rica em recursos de comunicação e acima de tudo mais mais "cool".

Espero que outras empresas criativas de internet como Google, Twitter e Yahoo levem suas ferramentas para dentro do Moodle ou qualquer outro LMS, já que essas são mais simples de utilizar, possuem alto potencial de comunicação, interatividade e são muito mais divertidas para trabalhar do que os recursos nativos dos atuais sistemas de gerenciamento de aprendizagem, que na maioria das vezes são chatos e enfadonhos.

Yappr: aprender idiomas é legal!!!


O site de idiomas Yappr torna o estudo de idiomas mais próximo dos interesses do aprendiz, nele é possível selecionar vídeos por áreas como negócios, celebridades, música, esporte, cinema, etc. Veja o vídeo abaixo e descubra outros recursos legais.

Vídeo mail com o Eyejot.

 
O Eyejot é uma ferramenta de vídeo mail que pode ser bastante útil na comunicação entre professores e alunos. Fácil de usar, não é preciso baixar nada, basta criar uma conta e gravar o vídeo direto no site ou fazer o upload de um vídeo no computador.







Planeta Energia: Educação Ambiental para Crianças.


Uma excelente  dica:  O planeta energia: recursos didáticos para a infância sobre energia e alterações climáticas. Uma ferramenta para educadores e crianças recorrendo à arte e à interatividade disponível em
www.oplanetaenergia.eu

Microsoft lança Flashcards.


A Microsoft Education Labs acaba de lançar a aplicação Flashcards, os famosos cartões de memorização.
Explore os flashcards criados pela comunidade ou crie os seus com qualquer combinação de texto, imagem e som.

Para usar o recurso basta ter uma conta Windows Live, a mesma que você usa para o MSN e outros serviços Microsoft.

Biblioteca Paulo Freire (UFPB).


"A universidade Federal da Paraíba também montou uma biblioteca digital Paulo Freire com livros , vídeos, artigos entre outros materiais, com o objetivo de 'disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação'."
http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp

English Central: suporte para o aprendizado do idioma inglês.


A área de ensino de idiomas na internet não para de inovar. Recentemente, em conversa com uma amiga consultora de inglês, conheci o English Central, um site de apoio ao aprendizado do idioma inglês com o uso de vídeo. O diferencial desse serviço é que, além de platicar a escuta, o aprendiz também pode treinar sua pronúncia e receber feedback imediato sobre o seu desempenho.

Palco Digital: rede social para escolas.


Palco Digital é uma rede social formada por blogs criados por escolas de todo o Brasil. Ao selecionarem e divulgarem atividades culturais catraca livre (gratuitas ou a preço popular) que acontecem na própria escola, no bairro, na cidade ou na internet, as escolas passam a ser reconhecidas como produtoras e promotoras de cultura. É uma nova maneira de fazer educação, na qual as redes sociais tornam-se ambiente de uma aprendizagem colaborativa e crítica.
Na prática, o blog pode partir da Secretaria de Educação da cidade ou do estado, das escolas ou de quaisquer instituições comunitárias.

Twine: ferramenta gratuita para a criação de estórias.


Twine é um software gratuito utilizado na criação de estórias não-lineares e interativas. Excelente opção para exercitar o espírito de escritor do alunos. A ferramenta permite exportar a estória em formato HTML, possiblilitando, dessa forma, a publicação dos roteiros na Web.

Guia para as Ferramentas do Moodle.


Guia para as Ferramentas do Moodle (Moodle Tool Guide for Teachers) - tradução Prof. Ewout ter Haar (Universidade de São Paulo).
O guia é uma ferramenta que sugere ao professor e aos adminstradores do Moodle qual seria o melhor  recurso a ser utilizado (recurso/atividade) em função do objetivo a ser atingido.
Acesse http://stoa.usp.br/moodle/files/2170/15674/MoodleToolGuideforTeachers_Shared_May2010_ptbr.pdf

FONTE: de José Erigleidson Eri (do Blog Web para Educadores)

Britannica Escola Online.

Estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o país, podem acessar o conteúdo da Britannica Escola Online. A Britannica Escola Online é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida para alunos do ensino fundamental I. O aprendizado dos alunos será enriquecido através de jogos interativos, pesquisas, vídeos, recursos multimídia, mapas e muitos outros recursos.

A ferramenta de ensino está disponível pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O conteúdo pode ser acessado em computadores localizados nas dependências das escolas públicas. São mais de 27 milhões de alunos que poderão utilizar os recursos do Portal Britannica Escola Online.
Ao acessar a interface da Britannica Escola Online, alunos e professores poderão utilizar durante o processo de aprendizado ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis no Portal, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do Google Maps, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos interativos, entre outros.

"Os professores podem criar planos de aula de forma eficiente e eficaz pela utilização da busca por assunto. Também terão acesso aos recursos do Portal do Professor do MEC, através do link ‘Recursos para o Professor'. Já os alunos deverão ser capazes de pesquisar de forma mais eficaz e aprimorar as habilidades adquiridas em sala de aula", explica Adriana Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Encyclopédia Britannica para o Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Educação básica

Com a assinatura da Britannica Escola Online e a disponibilização do conteúdo a alunos da rede pública, o Portal de Periódicos passa a atuar também no processo de formação e qualificação de professores da Educação Básica. Essa missão foi assumida pela Capes em 2008. A Fundação, que sempre atuou no fomento e avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), passou a atuar também no desenvolvimento de programas e ações voltados à educação presencial e a distância de professores do ensino fundamental e médio.

Acesse o site Britannica Escola Online: http://escola.britannica.com.br/

E-book "A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais".


Mais uma contribuição importante da UFBA referente à aprendizagem virtual, o e-book "A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais"
"O livro ressalta que o Orkut se constitui em mais uma fonte de socialização digital, um espaço privilegiado para ampliação de comunicação que favorece os intercâmbios, pois possibilita aos sujeitos vivenciarem relações para além das suas comunidades locais. É uma rede fascinante de invenção e exibição de subjetividades. Por fim, a intenção do livro é ampliar debates. Que as inquietações e as motivações aqui expostas contribuam para que pais, educadores e interessados em geral conheçam, sob esses ângulos, o que fazem e pensam jovens e adultos em suas redes sociais, como festejam a vida no Orkut." Edvaldo Souza Couto, Telma Brito Roch
O e-book pode ser baixado gratuitamente no Repositório Institucional da UFBA.

FONTE: de José Erigleidson Eri (do Blog Web para Educadores)

Skoool: banco de objetos de aprendizagem


O Skoool é um banco de objetos de aprendizagem português que oferece várias lições em formato multimídia nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química. Ao final da explicação também é possível fazer um breve teste para verificar a compreensão do tema.

Você sabe o que é infográfico?


Talvez você já tenha lido ou ouvido falar em infográfico, nome estranho. Infográfico é a mistura de INFO de informação e GRÁFICO de desenho, imagem, representação visual. Ou seja, é um desenho ou imagem que explica e informa.
O infográfico ajuda a entender melhor um texto, a complementá-lo com informações que são mais fáceis de serem mostradas do que escritas. Assim como a foto registra uma situação e o desenho ilustra uma ideia, o infográfico explica visualmente

Ferramentas para criação de infográficos
Como sabemos, a representação visual  de informações na forma de belos infográficos tornou-se uma verdadeira mania na Internet. (exemplos aqui )
Apesar da capacidade dos infográficos para passar informações de forma elegante e rápida, construir um pode ser uma tarefa quase impossível para quem não tem habilidades artísticas, daí a importância de ferramentas que sistematizam o processo de criação. O Easel e o Pickto Chart são duas ferramentas bem interessantes que se prestam para essa finalidade.
Destaco imediatamente dois aspectos de valor educacional nos infográficos: a capacidade para despertar a atenção do aprendiz (primeiro evento de instrucional na teoria de Robert Gagné) e o potencial de organização da mensagem (melhor ergonomia cognitiva), ambos aspectos cognitivos importantíssimos para o processo de aprendizagem, principalmente em tempos de dilúvio informacional motivado pela explosão da digitalização da informação.

Google lança ferramenta para a criação de cursos on-line.


O Course Builder é a primeira ferramenta do Google para criação de cursos on-line. A solução é a mesma que foi utilizada no Massive Open On-line Course (MOOC)  Power Searching with Google . No entanto, esta é uma versão experimental e ainda requer conhecimentos de programação para sua implantação, o que é uma grande barreira para os educadores. Creio que brevemente a ferramenta irá evoluir e se tornar tão simples quanto o Blogger.

Fique bastante otimista com a notícia, tendo em vista que é mais um passo importantíssimo para a democratização do conhecimento e expansão dos espaços educativos para além das paredes da escola. Por isso, torna-se cada vez mais fundamental que educadores desenvolvam, bem como os cidadãos em geral, conhecimentos essenciais sobre engenharia pedagógica, tendo em vista que a nova mídia oportuniza a docência distribuída e democrática.

FONTE:  de José Erigleidson Eri, do Blog Web para Educadores.

Tablets para todos conseguirão mudar a escola?


do Caldeirão de Ideias


Muitos correm atrás de receitas milagrosas para mudar a educação. Se fossem simples, já as teríamos encontrado há muito tempo. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo. Os princípios fundamentais são sempre os mesmos: Saber acolher, motivar, mostrar valores, colocar limites, gerenciar atividades desafiadoras de aprendizagem. Só que as tecnologias móveis, que chegam às mãos de alunos e professores, trazem desafios imensos de como organizar esses processos de forma interessante, atraente e eficiente dentro e fora da sala de aula, aproveitando o melhor de cada ambiente, presencial e o digital.

Algumas questões que serão cada vez mais debatidas a partir de agora são: Por que tudo tem que acontecer dentro da sala de aula, em horários e ritmos predeterminados? Como ensinar numa sala onde os alunos acessam qualquer informação ao vivo? O que fazer nos ambientes digitais e nos presenciais? Como organizar um currículo inovador com alunos que possuem redes informais de aprendizagem e de comunicação tão interessantes?

Algumas ilusões de mudança

Há uma expectativa crescente de que agora a escola mudará rapidamente. Já vimos esse filme muitas vezes. Quando participei no começo dos noventa do projeto Escola do Futuro da USP, imaginava que a estas alturas do século XXI já teríamos escolas muito diferentes, currículos inovadores, flexibilidade em organizar os percursos de cada um. Mas constatamos que as mudanças foram, em geral, mais periféricas do que profundas.

Outra ilusão é a de que entregar tablets e netbooks para professores e alunos provocará uma grande revolução. Gostaria que fosse assim. Sem dúvida é um avanço promissor. Mas se depositarmos muita esperança nessas políticas quantitativas, poderemos frustrar-nos rapidamente. As tecnologias trazem muitas possibilidades, mas, sem ações de formação sólidas, constantes e significativas, boa parte dos professores tende, após a empolgação inicial, a um uso mais básico, conservador – repositório de informações, publicação de materiais – enquanto os alunos podem seguir utilizando-as para inúmeras formas e redes de entretenimento,como jogos, vídeos e conversas online.

Desafios que os tablets trazem

A chegada das tecnologias móveis à sala de aula traz tensões, novas possibilidades e grandes desafios. As próprias palavras “tecnologias móveis” mostram a contradição de utilizá-las em um espaço fixo como a sala de aula: elas são feitas para movimentar-se, para levá-las para qualquer lugar, utilizá-las a qualquer hora e de muitas formas.

Como conciliar mobilidade e espaços e tempos previsíveis? Por que precisamos estar sempre juntos para aprender? A escola precisa entender que uma parte cada vez maior da aprendizagem pode ser feita sem estarmos na sala de aula e sem a supervisão direta do professor. Isso assusta, mas é um processo inevitável. Em lugar de ir contra, por que não experimentamos modelos mais flexíveis? Por que obrigar os alunos a ir todos os dias repetir os mesmos rituais nos mesmos lugares? Não faz mais sentido. A organização industrial da escola em salas, turmas e horários é conveniente para todos – pais, gestores, professores, governantes – menos para os mais diretamente interessados, os alunos. Ter todos os alunos dentro de um espaço previsível todos os dias dá segurança, tranqüilidade para os adultos – os filhos estão protegidos, os pais podem se dedicar aos seus trabalhos, os professores e funcionários se organizam em horários fixos.

A escola não muda por inércia e por conveniência.

Poderíamos ensinar e aprender somente indo dois ou três dias por semana a uma escola e continuar aprendendo através das inúmeras possibilidades dos ambientes online. E o que faríamos com os filhos no restante do tempo? E como orientar todo o processo de aprendizagem a distância? Como transformar isso em horas aula no currículo? Como gerenciar –econômica e didaticamente – esses horários virtuais? Por isso a orientação no mundo permanece no sentido contrário: aumenta-se o número de horas que os alunos permanecem na escola (tempo integral) e continua-se colocando como modelo de educação o os países nórdicos, que valorizam muito mais o professor (importantíssimo) e resolvem tudo na sala de aula com poucas tecnologias (aqui está um dos desafios da mudança).

Viveremos nestes próximos anos um rico processo de aprendizagem na sala de aula focando mais a pesquisa em tempo real, as atividades individuais e grupais online, mudando lentamente as metodologias de transmissão para as da aprendizagem colaborativa e personalizada. Aos poucos perceberemos que não faz sentido confinar os alunos na sala de aula para aprender. Podemos organizar uma parte importante do currículo no ambiente digital e combiná-lo com as atividades em sala de aula de forma que o projeto pedagógico de cada curso integre o presencial e o digital como componentes curriculares indissociáveis. O digital não será um acessório complementar, mas um espaço de aprendizagem tão importante como o da sala de aula. Evitaremos a esquizofrenia atual de manter o mesmo número de aulas presenciais de sempre e ainda pedir para professores e alunos que utilizem o ambiente digital como repositório de materiais, espaço de debate e de publicação.

Com o tempo fará sentido para a maioria repensar os horários, os espaços e as formas de organizar os processos de ensino e aprendizagem. É uma questão de amadurecimento e de profundo intercâmbio de experiências para construir propostas mais arrojadas, testadas e aceitas. Demorará mais do que gostaríamos, mas a chegada das tecnologias móveis à sala de aula é como um cavalo de Tróia.

Em curto prazo parece que pouco vai mudar; mas em médio prazo nos obrigará a reorganizar o tempo, o espaço e a forma de ensinar e aprender.

Os desafios a nossa frente são fascinantes.

Texto disponível no meu site www.eca.usp.br/prof/moran/tablet.pdf

Sobre o autor: José Manuel Moran, Professor de Comunicação na USP(aposentado). Diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp e pesquisador de mudanças na educação presencial e a distância. Meu foco é tornar a escola e a universidade mais inovadoras, empreendedoras e acolhedoras, focando mais a pesquisa, a inter-aprendizagem, os valores humanos e as tecnologias digitais ; Facebook: jmmoran10 ; E-mail:moran10@gmail.com ; blog: http://moran10.blogspot.com.br/ ; Site Oficial:http://www.eca.usp.br/prof/moran