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quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Moodle Grátis Para Todos.


Uma ótima notícia para quem achava difícil ter o  seu próprio Moodle. O Ninehub é um servidor dedicado exclusivamente à hospedagem grátis desse famoso LMS. Não é preciso
instalar nada, basta criar uma conta e em poucos segundos você terá um Moodle
somente para você ou sua empresa com todas as fucionalidades: escolha seu modelo
preferido e instale o pacote de idiomas tudo como se estivesse operando a partir
do seu próprio servidor. Como se isso já não fosse suficiente, a hospedagem NÃO
TEM LIMITE de espaço em disco ou largura de banda.
Agora uma dica: A instalação é em inglês, para portugues proceda assim:
INSTALAÇÃO DO PACOTE DE IDIOMA PORTUGUÊS NO MOODLE

Language>language pack box à direita (Available language packs)
selecione ” portugues pt-br”
 Install selected language  pack
SELEÇÃO DO IDIOMA PADRÃO DO SITE
Depois novamente no menu "site administration"
1 – language settings
2 - em "Default language" selecione “portuguese” (se não aparecer é pq nao foi instalado)
3 – save  changes (final da página)
DEFINIÇÃO DO IDIOMA PREFERIDO DO USUÁRIO
1 – clique no nome do usuário logado ( canto superior  direito)
2 – edit profile
 3 - em “Preferred language ” language escolha “portugues pt_br”
Não esqueça de forçar idioma “português” na hora de criar um curso
Aqui tem um passo a passo pra fazer o cadastro no NineHube.com : http://igovexplica.wiki.zoho.com/Cadastro-no-NineHub.html
Fantástico!!!! Cria agora mesmo a sua conta em http://ninehub.com/

 Robson Freire

Dica extra para os professores.


Lidar com o Plagio é um assunto difícil, muitos professores passam trabalhos aos alunos para entregar via e-mail por exemplo, porém alguns professores ficam horas na frente do computador procurando rastros que indica se o aluno copiou ou não certo conteúdo, recentemente descobri um software livre o VIPER ele analisa documentos de textos comparando com documentos que tem o mesmo assunto na internet e indica se o conteúdo foi plagiado ou não, e ainda gera um documento que comprova o plagio que pode ser impresso a anexado junto ao trabalho, vocês irão achar mais informações sobre o software em um artigo no meu blog que fala sobre o Viper, segue o link com a matéria que esclarece mais sobre o funcionamento do software  www.tecnologando.com/detectando-plagio-de-documentos-com-o-software-viper

Instituto Ayrton Senna.


Este é um portal onde têm conteúdo para aprendizagem das tecnologias informatizadas, com conteúdo em texto, vídeos, palestras, com um portal de cursos online, com fóruns e enquetes sendo um site muito interessante para quem quer aprender mais sobre tecnologia na educação, segue o link www.educacaoetecnologia.org.br.

Guias Educativos TV Futura.


O Canal Futura lançou em 2012 o projeto PDFs Educativos, que disponibiliza gratuitamente guias de atividades para o uso de programas de TV no processo de aprendizagem. O material está disponível no site do Futura em www.futura.org.br/alem-da-tv/guias-educativos/ e é atualizado periodicamente de acordo com a grade de programas do canal. Atualmente, é possível encontrar sugestões de atividades para 25 programas de temas variados, como ciência (Globo Ciência), literatura (Umas Palavras, Afinando a Língua), cinema (Cine Conhecimento) e religião (Sagrado). O download dos guias pode ser feito a qualquer momento, sem a necessidade de cadastro. O projeto PDFs Educativos faz parte dos esforços do Canal Futura para atuar nas plataformas digitais com iniciativas que colaborem para a difusão do conhecimento. Desde 2007, está no ar um serviço chamado Futuratec (www.futuratec.org.br), que oferece mais de 1500 episódios de programas do acervo do canal para download.

Perguntas e Respostas sobre o uso de computadores.


1. Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU?

 → Falso. Nenhum problema com a CPU, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, pois desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois as cores podem resultar distorcidas.

2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento?

→ Falso. Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento?

→ Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele?

→ Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar?

→ Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.

→ Falso. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto?

→ Falso. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar?

→ Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. Dez segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?

→ Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso.

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso?

→ Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada?

→ Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.

→ Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada?

→ Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor?

→ Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU?

→ Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

16. O computador nunca pode ficar ao sol?

→ Verdadeiro. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta?

→ Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.

→ Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção 'Retirar hardware com segurança' antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.

→ Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.

→ Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

Site com mensagens, frases, pensamentos e dinâmicas.


Muito legal o site "Baú das Mensagens", onde você encontra lindas mensagens, frases, pensamentos e dinâmicas. Vale a pena conferir.
http://baudasmensagens.blogspot.com/

Informática Educativa: desenho para crianças.


Desenho para Childen é um programa de desenho gratuito para crianças com muitas opções agradáveis. Você pode desenhar com muitas canetas diferentes, você pode colocar selos em seus desenhos, criar toda sorte de efeitos de texto, e muito mais. O programa é indicado para crianças muito jovens e tem um modo criança especialmente para eles. Mas também oferece muita diversão para as crianças mais velhas. Ele é usado por centenas de milhares de crianças em todo o mundo. A melhor maneira de ver o que é possível é a de simplesmente fazer o download e instalá-lo. Lembre-se, é grátis.
No site você poderá baixar o programa e o manual. O site está em inglês, mas ligando o TRADUTOR você terá acesso às informações em português. O manual também pode ser traduzido usando o TRADUTOR.
http://drawing.gamemaker.nl/index.html

Converter apresentações Power Point para Flash.


iSpring Free
O iSpring Free é um programa completo e com ótimos recursos para você converter suas apresentações feitas em PowerPoint (.PPS e .PPT) para um formato mais compacto: o Flash (.SWF) — fácil de distribuir e armazenar.
Você poderá baixar gratuitamente nestes sites:
http://www.superdownloads.com.br/download/124/ispring-free/
http://www.baixaki.com.br/download/ispring-free.htm

Píon - Ligado na Física!


O portal Píon é mais um apoio aos professores de Física. O nome do portal é uma homenagem ao físico brasileiro Cesar Lattes, co-descobridor da partícula elementar conhecida por Méson pi ou Píon. O portal conta com uma série de conteúdos como simulações, aulas, textos, imagens e links, artigos e ainda desafios de física para professores e alunos do ensino médio.
http://pion.sbfisica.org.br

Piano Virtual.


Aí vai uma dica para os professores de música. Que tal sugerir que os alunos para experimentem este piano virtual? As músicas podem ser gravadas e reproduzidas e o cadastro  simples e rápido.
http://www.cmagics.com/beta/piano

Vídeo aulas do Novo Telecurso.


No blog Novo Telecurso as vídeo aulas estão classificadas por nível e disciplina, facilitando a busca dos assuntos. Material vasto para todas as matérias.
http://novotelecurso.blogspot.com

Vídeos do canal Futura.


"O Futuratec é uma ferramenta que amplia o alcance da programação do Canal Futura e seu potencial para uso educativo. O site alia o potencial de distribuição de conteúdos pela Internet com o poder que a TV tem de atrair telespectadores. Os conteúdos são organizados por temas, facilitando a busca de programas a partir dos assuntos que você deseja abordar em suas atividades educativas."
http://www.futuratec.org.br

Vídeos educativos.


"Esse repositório de filmes educativos (ou que podem ter uso neste âmbito) contém algumas das produções relacionadas diretamente ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, realizado junto à SEED/MEC. Há a preocupação de não infringir os direitos autorais dos realizadores, por isso, geralmente os vídeos estão em “domínio público” ou possuem licenças especiais, como a Creative Commons. Nos casos em que isso não ocorre, a distribuição e armazenamento dos trabalhos não é de responsabilidade do NCE/USP."
 http://midiaseducacao-videos.blogspot.com

Meio ambiente.


O site 'Meu Planeta Minha Casa' ensina pequenas ações positivas para as crianças ajudarem a preservar o planeta.Com foco no meio ambiente, o projeto é direcionado a crianças e professores. Clima, água, energia e lixo são alguns dos assuntos de destaque.
O site se divide nas seções: Meu Planeta, Minha Casa, Fóruns, Galeria de Imagens, Oficina e Para Professores. Também estão incluídos no projeto dicas de como ajudar o planeta, jogos e um glossário, no qual é possível encontrar o significado das principais palavras relacionadas ao meio-ambiente.
http://www.meuplanetaminhacasa.com.br

Acervo digital da revista Veja.


Um ótimo material para pesquisas é o Acervo Digital da Revista Veja. Estão disponíveis  na íntegra as edições desde o primeiro número. A iniciativa comemora os 40 anos da revista.
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Aprenda idiomas.


"O portal linguístico bab.la oferece dicionário com traduções, testes de idiomas, jogos, exercícios para aprender vocabulário e muito mais comos ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem e se interessam por outras línguas e entre eles, dicionários em 16 línguas, incluindo os dicionários bilíngües em português-alemão; português-inglês e português- espanhol: http://pt.bab.la/dicionario/.  Além disso, hás centenas de lições de vocabulário (http://pt.bab.la/exercicios/vocabulario/), testes e outros recursos úteis para o aprendizado de idiomas. O bab.la é interativo: Você pode sugerir sua própria tradução, criar seu teste de idiomas ou seu exercício de vocabulário."
Visite http://pt.bab.la/

Jogo da literatura.


Dica legal da professora Jenny Horta. O jogo da literatura publicado no site da revista Nova Escola. Avalie seus conhecimentos sobre 25 obras literárias nacionais e estrangeiras.
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura

Site educacional.


Você já conhece o site Educar para Crescer? Na página é possível fazer downloads de cartilhas grátis, além de ter acesso a outros conteúdos sobre educação.
educarparacrescer.abril.com.br/

Alfabeto de animais em inglês.


Uma maneira divertida de ensinar o alfabeto em inglês para os pequenos, aprendendo os nomes de alguns animais e ainda ouvindo o som de sua voz. Além disso, é possível desenvolver atividades de escrita com a letras em forma de animais, como os nomes das crianças ou títulos de histórias sobre o tema.
Para os professores, o site oferece ainda a opção de baixar atividades em PDF para impressão.
www.eingles.com.br/...ingles/1262-alfabeto-animal-em-ingles.html

YouTube para escolas.


"O YouTube para escolas permite acesso a milhares de vídeos educacionais no YouTube EDU.  Use os vídeos do YouTube para enriquecer suas lições em sala de aula, introduzir um assunto, exemplificar uma teoria, aproveitar as vantagens do raciocínio visual para a aprendizagem e muito mais. YouTube.com/Professores ajuda os professores a aprenderem como usar o YouTube como uma ferramenta educacional eficaz.

As escolas podem personalizar o conteúdo disponível. Todas as escolas têm acesso a todo o conteúdo do YouTube EDU, mas os professores e administradores também pode fazer login no YouTube.com e criar listas de reprodução de vídeos que estarão disponíveis na escola." http://www.youtube.com/schools

Som dos instrumentos.


 The music house” , é um site bastante interativo e que presenta atividades para reconhecimento dos sons de instrumentos, desenvolvendo a atenção e acuidade auditiva.

Material para trabalhar obras de Arte.


O Google Art Project está ainda melhor. Agora com um total de 485 salas de museu entre as quais se encontram 46 obras com resolução gigapixel. Os usuários podem criar suas coleções e interagir com outros usuários. Descubra como explorar com seus alunos o site.
http://www.googleartproject.com/pt-br/

Jogo sobre economia de energia.



Para trabalhar com os alunos o consumo consciente de energia elétrica conheça o jogo da "Campanha da Coelba, uma empresa de energia de Salvador-Ba, que busca promover a conscientização dos seus clientes para o uso consciente da energia através de simulação e jogos"
 http://www.coelba.com.br/veraocoelba/

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos.
As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.
http://www.educopedia.com.br

Jogos para Educação Infantil


** O site http://www.edinfjogos.universoneo.com.br reúne jogos educativos online divididos em categorias como Alfabeto, Coordenação Motora, Datas Comemorativas, entre outras.  Confira!
** Jogo para crianças autistas:


Jogo desenvolvido para crianças autistas entre cinco e nove anos  permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário." Também pode ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o torna útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.
O jogo está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores."
Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/
** Jogos online para educação Infantil e anos iniciais:
Conheça o site Poisson Rouge. As atividades são desenvlvidas para que as crianças explorem de forma intuitiva, sem necessidade de explicações ou tutoriais. Apenas deixe que os pequenos explorem livremente o site e divirta-se junto com eles.
** Jogo educativo “Pesque & Salve”:
O objetivo do jogo " Pesque e Salve" é estimular a conservação da água e a pesca esportiva. O jogador tem como meta pescar o maior número de peixes de modo esportivo e como recompensa poderá despoluir os rios,riachos e lagos, criando um ambiente saudável a cada meta vencida.Outros jogos eletrônicos educativos  estão disponíveis gratuitamente em www.ludoeducajogos.com.br que já foi divulgado neste blog.
** O Ludo Educa Jogos é um portal para pessoas a partir de 4 anos de idade.
O site abriga vários jogos educativos gratuitos e de diversos assuntos."
Visite o site e confira os jogos: http://www.ludoeducajogos.com.br
** Jogo online de Português:
O site do Instituto Camões apresenta alguns jogos para treinar a língua portuguesa bem interativos. No Jogo da Glória podem participar até três jogadores e ainda escolher o nível de dificuldade.
** Jogo de multiplicação:
Meteor Multiplication é um jogo bastante divertido para treinar as operações de multiplicação exigindo raciocínio rápido e habilidade com o teclado. Para atirar com o canhão na resposta correta usa-se a barra de espaços e as setas para movê-lo na direção certa.
** ESCOLA GAMES é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.
Na versão atual do site há 36 jogos cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente.
** Jogos matemáticos:
O site IXL oferece uma grande variedade de jogos matemáticos organizados por categoria e de acordo com o nível dos alunos, tornando a prática da matemática divertida com atividades desafiadoras e estimulantes.
** Jogos educativos da Revista Nova Escola:
O site da revista Nova Escola reuniu numa única página vários jogos educativos que podem ser usados online ou ainda baixados para instalar nos computadores da escola ou de casa.
** Jogos e atividades para crianças:
O Mundo do Sítio tem mais de 20 games e atividades divertidos em que as crianças usam o raciocínio lógico e a agilidade. Tem jogos para quem gosta de aventura, quebra-cabeças, corridas, labirintos e até uma linda máquina de fliperama. O mais bacana é que, em todos os jogos, as crianças vão brincar e interagir com a turma do Sítio do Picapau Amarelo. Elas vão acompanhar Pedrinho em uma aventura no misterioso labirinto do Minotauro ou colorir com aquarela e giz (e até fazer carimbos!), na companhia da boneca de pano mais sapeca do mundo, na Oficina de Pintura da Emília.
** Jogos para crianças:
Mais um site brasileiro com vários jogos educativos para crianças é o Games.com
Com visual alegre e navegação intuitiva, o site apresenta na página inicial um vídeo do dia, indicação de novos jogos  e a lista de Top Games. Os jogos são organizados por áres como Geografia, Matemática, Ciências e Português.


Ambiente Educacional Web.


"O Ambiente Educacional WEB é resultado de um projeto de pesquisa realizado pela parceria SEC/UNEB com recursos da FAPESB, conforme termo de outorga nº PET0063/2008, publicado no Diário Oficial do dia 31 de agosto de 2008, sob responsabilidade do Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 O Ambiente Educacional WEB da Secretaria da Educação é um espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação."

O ambiente está divido em quatro grandes áreas:

a)      Conteúdos Digitais

Seção de compartilhamento de conteúdos educacionais digitais produzidos para/pela comunidade escolar. São animações, simulações, vídeos, áudios, imagens e textos para o ensino/aprendizagem das mais variadas áreas do conhecimento, de uma maneira lúdica, regionalizada e contextualizada, que deverão atender ás necessidades de estudantes, professores e toda a comunidade.

 Estudantes e professores podem produzir conteúdos educacionais que abordem temáticas curriculares e publicá-los aqui nesta seção para serem compartilhados com toda a rede. .

 O repositório do Ambiente Educacional WEB está interligado ao Portal do Professor e ao Banco de Objetos Educacionais do MEC, o que implica em dizer que todo o potencial de atendimento do MEC se soma ao acervo do estado.

b)      Ambientes Virtuais de Aprendizagem

 Esta seção oferece acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sistemas que possibilitam a edição de cursos mediados pela internet, a exemplo do Moodle, que é utilizado como ferramenta de gestão de processos educativos tanto na Educação a Distância – EAD, quanto no Ensino Presencial.

c)       Ambientes de Apoio a Produção e Colaboração

 Nesta seção encontraremos softwares e ambientes digitais pedagógicos de aplicação específica para o apoio à produção de conteúdos digitais educacionais, colaboração e outras ações pedagógicas. Tais recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem, favorecendo a interação entre os sujeitos, seja na modalidade presencial ou Educação a Distância. Serão disponibilizados e sugeridos, preferencialmente Softwares Livres.

d)      Espaço Aberto

Nesta seção, os sujeitos do processo de aprendizagem, principalmente professores e estudantes, poderão interagir e colaborar em uma rede social educacional. Será possível criar páginas pessoais e coletivas, compartilhar conteúdos, favorecendo a construção de comunidades com interesses comuns em torno de temáticas pertinentes ao contexto escolar, além de possibilitar a relação com colaboradores de outras redes e contextos.

 Ressaltamos que esta seção não está disponível na versão beta do Ambiente Educacional WEB, existe a previsão de que seja disponibilizada a partir de junho de 2010.

Compreendendo os Objetos de Aprendizagem.


Objetos de Aprendizagem são recursos educacionais, que podem ser desenvolvidos em diversos formatos e linguagens, com o objetivo de mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, uma animação, uma simulação, um texto, uma imagem, uma página html, vídeos, etc.

Na literatura é possível encontrar diferentes denominações para os objetos de aprendizagem, tais como: objetos educacionais, objetos de conhecimento, componentes de software educacional, conteúdos de objetos compartilháveis, objetos de aprendizagem multimídia, entre outros. Porém, todos eles compartilham da mesma característica: a capacidade de
reutilização.

Essa flexibilidade de uso e reuso proporcionada pelos OAs pode favorecer
práticas pedagógicas que alcancem significativos avanços no processo de construção do conhecimento. Porém, para que esses recursos auxiliem efetivamente a prática pedagógica, o professor precisa ter claro o seu objetivo, pois não há uma fórmula sobre como escolher o melhor Objeto e fazer uma aula a partir dele, já que o que fará dele o melhor recurso é justamente a forma como será utilizado.

O diferencial no trabalho com os OAs é o planejamento, uma vez que é ele que dá a intencionalidade para o uso do material digital. É preciso, portanto, primeiramente planejar a estrutura da prática pedagógica que se pretende desenvolver. Paralelamente, deve-se selecionar os conteúdos a serem trabalhados nessa prática. E, por fim, definir os recursos digitais que serão utilizados. Não esqueça que o mais importante é a integração do planejamento pedagógico com o recurso tecnológico, tendo por base os conteúdos em estudo pela turma. Para auxiliar no planejamento e no uso do OA,
clique aqui, assim, você terá a oportunidade de conhecer alguns tópicos que poderão servir como norteadores para sua prática.

Aplicativos do Linux Educacional 3.0


No Linux Educacional 3.0, no menu Gráficos são encontrados aplicativos para edição de imagens e criação de desenhos no computador.

Com essas ferramentas o professor pode trabalhar com expressão gráfica e edição de imagens, propondo releituras de obras, desenhos livres e/ou plantas baixas.

O menu conta ainda com aplicativos funcionais que auxiliam a capturar telas e digitalizar imagens com ajuda de scanner.

Os editores de imagem disponíveis no Linux Educacional 3.0 são o GIMP, o KolourPaint e o Inkscape.

O GIMP é o editor mais completo. Muito próximo do Adobe Photoshop, possui funções de edição e manipulação de fotos e diversos efeitos, como sombreado, borrar etc. O GIMP permite ainda combinar desenhos utilizando camadas e a conversão de arquivos de imagem para diferentes formatos.

O KolourPaint possui menos funções, mas é mais simples de ser utilizado. A Interface é parecida com a do programa Paint do Windows. Ideal para desenhos simples, ele permite ainda colar e editar telas captadas por meio do Ksnapshot.

O Inkscape é um editor de imagens vetoriais, o qual gera e edita imagens a partir de pontos e suas coordenadas. Esse programa é mais utilizado para desenhos técnicos e artísticos mais complexos.

O Editor de PDF (PDF Editor) permite a alteração de documentos em PDF como se fossem imagens. Com ele, é possível grifar partes importantes, deletar partes selecionadas ou mudá-las de lugar, entre outras possibilidades.

O Digikam é um gerenciador de fotos, ou seja, esse aplicativo organiza as coleções de fotos do computador e centraliza o acesso. Também funciona como driver para qualquer câmera digital que for conectada no computador por uma porta USB.

O Muan é um manipulador de animações que funciona pelo sistema quadro a quadro. Sua interface é simples. Desenvolvido com a finalidade de ser utilizado em atividades educacionais, o Muan permite a visualização de animações ou a capturação de vídeos a partir de câmeras digitais ou webcams conectadas ao computador. Contudo, o Muan não cria imagens, é preciso sempre importá-las para o programa. Essas imagens podem ser desenhos digitalizados através de um scanner, criados em algum editor de imagem ou fotos digitais.

O Ksnapshot é um programa de captura de telas do computador, substituindo o botão de PrintScreen do teclado, o qual não funciona no sistema operacional Linux. Para capturar telas do computador, basta abrir o aplicativo e clicar em "Novo snapshot". Após, aparecerá uma miniatura da tela que foi capturada. Você pode escolher entre "salvar como"; "copiar para área de transferência", para colar em algum editor de imagem; ou ainda a opção "imprimir". Também há a possibilidade de escolher o modo de captura e o tempo que você deseja que o programa espere para capturar a tela desejada.

O Kooka é um aplicativo que permite o uso de scanners conectados ao computador para digitalizar imagens, sem a necessidade de instalação de driver específico.

O Gwenview é um visualizador de imagens. A vantagem é que o usuário pode visualizar pequenas amostras das fotos de uma pasta. Sem  possibilidade de edição, o Gwenview permite apenas que sejam inseridos comentários sobre cada foto.

Ferramentas colaborativas.


As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de
chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações.

Conforme a função e o objetivo, as ferramentas colaborativas estão divididas em algumas categorias. Abaixo, identificamos algumas, com exemplos:

Ferramentas de comunicação:

§  Áudio e Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;

§  Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;

§  Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

Ferramentas de escrita:

§  Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;

§  Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro branco;

§  Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.

Ferramentas de grupos:

§  Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.

Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:

§  Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto;

§  Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;

§  Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

Ferramentas de escrita:

§  Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog.

Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro branco:

§  Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.

Ferramentas de grupos:

§  Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.

Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:

§  Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto.


Dentre essas ferramentas, destacam-se o
Google Docs e o Blogger. O Google Docs possibilita a construção coletiva de planilhas, apresentações e formulários. Ao permitir que os alunos editem simultaneamente um mesmo documento, o Google Docs torna-se uma ferramenta adequada para trabalhar no laboratório de informática. Visite a página oficial do programa (em inglês) Google Docs, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.

O Blogger é uma ferramenta que permite a criação de Blogs, favorecendo a investigação e intervenção nos textos por meio de comentários. A criação de blogs, por parte dos alunos, pode proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar (síntese e análise crítica), publicar conteúdos (autoria), comunicar (interatividade) e aprender em rede (cooperação e colaboração). Visite a página oficial do programa (em inglês)
Blogger, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.

A aplicação de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas permite que os alunos participem de processos de aprendizagem no qual a mediação do outro é fundamental, uma vez que possibilita o questionamento e a reflexão. Portanto, são aconselháveis em diversos momentos e adequadas a todas as disciplinas.