Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

100 ferramentas de Wiki.

Os Wikis estão entre os ícones mais expressivos e bem sucedidos da chamada web 2.0. Não seria exagero afirmar que grande parte desse sucesso deve-se à popularização da famosa Wikipedia, um dos maiores fenômenos de colaboração voluntária na web, sendo inclusive citada pelo Prof. Thomas Malone, Diretor do Center for Colletive Intelligence do MIT, como um dos exemplos mais significativos de inteligência coletiva voluntária.
Foi publicado no Mashable um interessante artigo que relaciona mais de 100 ferramentas de wiki. Algumas são bem diferenciadas, como é o caso da Traduwiki, que é especializada em tradução. Outra, a PicoWiki, foi desenvolvida especificamente para smartphones, PDAs, Iphone e Blackberries. Enfim, a lista é farta e vale a pena explorá-la.
Aproveite a oportunidade para testar o poder que tem um wiki para ativar a inteligência coletiva na sala de aula. Pesquise exemplos de casos bem sucedidos do uso de wikis na educação, uma rápida busca no Google irá retornar vários links sobre o assunto.

Dicas de uso de wiki na educação:

* Elaboração de trabalhos em grupo;
* Acompanhamento de trabalhos de alunos;
* Construção de wiki temáticos;
* Registro de pesquisas;
* Escrita colaborativa de livro;
* Criação de um banco de material didático.

Algumas vantagens:

* Suporte para a emergência de inteligência coletiva;
* Baixa curva de aprendizagem;
* Motivação na aprendizagem;
* Instiga o espírito de investigação;
* Desenvolve habilidade de escrita;
* Respeito ao tempo do aluno e professor;
* Favorece a reflexão;
* Favorece a avaliaão formativa.

(FONTE: http://webparaeducadores.blogspot.com/2009/01/100-ferramentas-de-wiki.html)

Cursos Grátis.

A Revista Info (Editora Abril) disponibilizou na internet vários cursos que ela tinha apenas em CD por já ter lançado versões mais novas, porém a maioria deles ainda é bem atual e presente em muitos computadores, como o Power Point, Open Office e Photoshop.

Lista de Cursos Revista Info
- Curso Windows Vista (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/windowsvista/curso.html)
- Curso Word 2003 (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/word/curso.html)
- Curso Linux no desktop (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/linuxnodesktop/curso.html)
- Monte sua rede (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/montesuarede/curso.html)
- Firewor MX 2004 (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/fireworks/curso.html)
- Open Office (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/openoffice/curso.html)
- Photoshop CS2 (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/photoshopcs2/curso.html)
- Photoshop CS3 (http://info.abril.com.br/dicas/cursos/photoshopcs3/curso.html)
- PowerPoint 2003 (http://info.abril/. com.br/dicas/cursos/powerpoint/curso.html)

Microsoft libera conteúdos para educadores.


O site Conteúdos Educacionais é um projeto da Microsoft Educação que disponibiliza recursos gratuitos com o objetivo de aprimorar as formas de ensino-aprendizagem, inovar na metodologia de ensino e intensificar a inclusão digital e social.
Acesse em http://www.conteudoseducacionais.com.br/

Guia para produção de curtas e outras dicas para a criação de vídeos na escola.

O miniguia de produção de curtas, disponível no Portal Claro Curtas, pode ser muito interessante na hora de produzir vídeos com seus alunos. Aproveitem e explorem o menu "educacional". Não deixem de ver os vídeos finalistas, que podem proporcionar boas inspirações para projetos com vídeos na escola.


Por que não criar o seu próprio festival de curtas na escola? Temas não faltam. Aproveitem a ligação que os adolescentes possuem com seus dispositivos móveis e lancem um desafio para produção de curtas com câmeras de celular sobre um tema específico. Se não tiver recurso de vídeo nos aparelhos, pode-se chegar a excelentes resultados com montagem de fotografias. Afinal, um filme é uma sequência de fotografias.


Vejam mais orientações de como fazer suas produções audiovisuais no portal Webeduc, que tem um acervo bastante rico sobre vídeos na educação e outras mídias.


Olhar, pensar, fazer, compartilhar, acessar e aprender. O miniguia Claro Curtas foi cuidadosamente elaborado para enriquecer as suas experimentações audiovisuais.


Ele traz dicas importantes que vão ajudar você a elaborar vídeos incríveis, desde o processo criativo, quando suas ideias começam a ganhar corpo, passando pelo planejamento, edição de imagem e som, técnicas de gravação, até a divulgação da sua história para o mundo.






Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem.


Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Orkut, no Facebook ou no Google+? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?


Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", diz.