Pages

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tecnologia e Educação: Formação de Professores e o Uso Ético das Ferramentas Digitais.

Atualmente é impossível falarmos de processos educativos sem citarmos a tecnologia como um dos caminhos essenciais a serviço da educação e como aliada neste processo de construção do conhecimento, pois esta já conquistou de forma positiva seu importante espaço nos ambientes escolares.

É cada vez mais comum vermos em escolas, desde a Educação Infantil até a Superior, laboratórios de Informática para que os alunos desenvolvam e aprimorem seus conhecimentos através de atividades e pesquisas, conteúdos muitas vezes já trabalhados em sala de aula, porém de uma forma mais dinâmica, interativa e lúdica, buscando um aperfeiçoamento contínuo.

Leia, na íntegra, o artigo de Eliel da Silva Freitas em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1926



UOL Downloads seleciona dez programas para gerenciar e-mail. Conheça as opções.

Trabalhe com mensagens eletrônicas de forma fácil e simples; dez programas podem ajudá-lo.


Sistemas de webmail estão cada vez mais profissionais. Gmail, Yahoo!Mail e Hotmail dão muito espaço aos usuários, contam com recursos como corretor ortográfico e são fáceis de utilizar.


Entretanto, há ainda quem prefira clientes de e-mail para gerenciar suas mensagens eletrônicas. Instalados no computador, eles permitem a leitura e o armazenamento de mensagens offline e ainda integram funções diversas, como leitores de RSS, filtros poderosos antispam e suporte, claro, aos mais tradicionais sistemas de mensagens eletrônicas (como o Gmail, o Yahoo!Mail e o Hotmail).


O UOL Tecnologia selecionou 10 bons programas de clientes de e-mail, que permitem trabalhar com mensagens eletrônicas de forma fácil e simples. Conheça.


** DreamMail- Software de mensagens compatível com Yahoo!, Hotmail e quaisquer outros sistemas de e-mails que estejam sob os protocolos POP3, SMTP e eSMTP. Tem um interessante sistema de envio de e-mails em massa e mala direta, além da visualização de conteúdo em HTML.


** Pegasus Mail- Softaware voltado a um público que procura trabalhar com mensagens eletrônicas de forma profissional. Tem sistema para trabalhar em rede e permite a criação de listas de distribuição de mensagens. Conta com filtros e agenda. Recebe e envia uma grande quantidade (64, no total) de arquivos anexados em e-mail.


** NetMail- Com um excelente filtro de mensagens, o Netmail é uma ferramenta simples de envio e recebimento de mensagens. Oferece filtro antispam, algumas opções de formatação de mensagens e quase nada a mais. Vale o download pela simplicidade e leveza do programa.


** Koma-Mail- Simples, o Koma-Mail é tão leve e funcional que pode tanto ser usado no PC como a partir de um pendrive. Oferece recursos de segurança - como bloqueador de scripts, ActiveX e HTML - e tem suporte a várias contas e a vários usuários. Suporta protocolos IMAP e POP3.


** i.Scribe- Muito, muito simples, o i.Scripe se destaca por permitir a usuários leigos trabalhar com mensagens no PC de forma fácil e intuitiva. Suporta itens como POP3, SMTP, MIME, IMAP4, MAPI e HTML.


** IncrediMail2- Popular programa de gerenciamento de mensagens eletrônicas, compatível com Hotmail, Gmail, Yahoo, AOL e demais protocolos POP. Tem amplo suporte a HTML, o que permite enviar e receber e-mails com itens animados. O sistema de pesquisa interno também chama a atenção.


** Windows Live Mail Desktop- Versão muito, muito simplificada e intuitiva do Outlook. Conta com ferramentas de interação entre diversos serviços da Microsoft (Windows Live, mensageiro eletrônico, entre outros) e é muito simples de configurar - principalmente para usuários do Hotmail. Leve, é quase uma plataforma online, mas que centra no computador as mensagens recebidas e enviadas.


** Mozilla Thunderbird- Robusto programa de e-mails, da mesma família do navegador Firefox. Tem um excelente filtro antispam e um poderoso buscador interno. Permite que sejam agregadas extensões que potencializam seu uso, como a inclusão do Google Maps ou do próprio Gmail em sua interface. Conta com uma versão portátil, que pode ser usada a partir de um pendrive (Thunderbird Portable).


** Eudora- Veterano programa de mensagens eletrônicas, ainda é uma boa pedida para usuários que se preocupam com segurança e robustez - tem proteção a bugs e invasões e quase nunca "trava" inesperadamente. Permite a adição de imagens e de links nas mensagens.


** PostBox- Com interface semelhante ao Mozilla Thunderbird, o PostBox é um execelente programa de gerenciamento de e-mails (embora somente tenha versão em inglês). Um de seus trunfos é a integração com um avançado sistema de agenda que permite ao usuário programar tarefas do dia a dia sem dificuldade.